DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
ji_heivs
ji_heivs
Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/12/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 25 Abr 2023, 15:32
m84 escreveu:
VS escreveu:@ji_heivs é uma 344, (SR1136SW), deixa estar vou dar um salto ao Vasco da Gama e a seguir a um chinês, alguém tem de ter isto.

Vê lá se é mesmo essa a pilha. Tinha em mente que estes relógios tinham pilhas mais 'especiais' da epoca e não sei se são assim tão comuns as substitutas diretas (em dimensões e voltagem). Thumbs Up
Tenho é esta:
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 20230415
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 25 Abr 2023, 16:50
@ji_heivs, essas não dão. Já sei onde as há disponíveis à venda, amanhã trato disso.

ji_heivs gosta desta mensagem

Nuno Graça
Nuno Graça
Mensagens : 652
Data de inscrição : 07/11/2020

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 25 Abr 2023, 17:10
Boas vs@ 

Tem em atenção quando colocares a pilha nesse menino ok 

A coroa tem que está puxada para fora para desativar o contato e só depois podes tirar a pilha e a por a nova , só depois podes emperrar a coroa para dentro e ele aciona o mecanismo e se estiver bom fica a funcionar .  Razz  

Caso não o faças tens uma grande probabilidade de queimar as bobines  ,,, Wink

ji_heivs gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 25 Abr 2023, 17:43
Thanks, @Nuno Graça. O que se aprende por aqui. O mais certo é já estar queimado, é melhor começar já a procurar outro movimento.....

O gajo está num estado que vale a pena o investimento noutro "miolo eléctrico". Este já é a versão suíça em caixa de aço (cal 2181)
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_2399

ji_heivs gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 25 Abr 2023, 19:55
Tudo na vida é relativo, tal como os problemas. Há pouco o meu maior problema era arranjar uma pilha, agora é saber como montar o relógio peça por peça. Isto de desmanchar é mais forte do que eu. Antes de saber se funcionava ou não, tinha de lhe meter as pinças em cima, tenho projecto para o resto da semana, saber como funciona a tecnologia accutron e já agora...como se monta isto, depois surgirá novamente o problema da pilha.... Só estou bem a destruir!

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_2400Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_2401

ji_heivs gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 26 Abr 2023, 17:08
Ontem à noite estive a montá-lo dos "cacos", Não faço ideia se fiz a coisa mal ou bem, foi montado como se fosse um lego, sem qualquer noção do que estava a fazer. Hoje meti-lhe a pilha, veredicto: NÃO FUNCIONA! Está com bom ar, mas é só isso. Agora só falta saber se é problema do relógio ou da minha montagem. Se calhar é de ambos. Começou o filme dos accutrons, foi desta forma que apanhei o vício dos mecânicos (a tentar arranjar um Seiko que se adiantava 6 minutos por hora), a ver se com estes accutrons o "agarranço" não é tão forte.

Próximos passos: comprar um multímetro! the show must go on,,,,

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_9010

ji_heivs gosta desta mensagem

ji_heivs
ji_heivs
Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/12/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 26 Abr 2023, 17:34
VS escreveu:Ontem à noite estive a montá-lo dos "cacos", Não faço ideia se fiz a coisa mal ou bem, foi montado como se fosse um lego, sem qualquer noção do que estava a fazer. Hoje meti-lhe a pilha, veredicto: NÃO FUNCIONA! Está com bom ar, mas é só isso. Agora só falta saber se é problema do relógio ou da minha montagem. Se calhar é de ambos. Começou o filme dos accutrons, foi desta forma que apanhei o vício dos mecânicos (a tentar arranjar um Seiko que se adiantava 6 minutos por hora), a ver se com estes accutrons o "agarranço" não é tão forte.

Próximos passos: comprar um multímetro! the show must go on,,,,

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_9010
Vê se o líquido/quartzo está bom.

Luís Lobo gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 26 Abr 2023, 17:57
@ji_heivs, isto não é tecnologia quartzo. É accutron.

ji_heivs gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 27 Abr 2023, 09:35
ji_heivs escreveu:
Vê se o líquido/quartzo está bom.

liquido? Question
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 27 Abr 2023, 09:40
VS escreveu:Ontem à noite estive a montá-lo dos "cacos", Não faço ideia se fiz a coisa mal ou bem, foi montado como se fosse um lego, sem qualquer noção do que estava a fazer. Hoje meti-lhe a pilha, veredicto: NÃO FUNCIONA! Está com bom ar, mas é só isso. Agora só falta saber se é problema do relógio ou da minha montagem. Se calhar é de ambos. Começou o filme dos accutrons, foi desta forma que apanhei o vício dos mecânicos (a tentar arranjar um Seiko que se adiantava 6 minutos por hora), a ver se com estes accutrons o "agarranço" não é tão forte.

Próximos passos: comprar um multímetro! the show must go on,,,,

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_9010

Bom pelo menos já estiveste mais longe! Conheço pouco destes Accutron ou outros de diapasão no geral, mas sempre ouvi dizer que podem ser meio caprichosos e avariarem com alguma facilidade do nada. E creio que, fora as peças moveis mecanicas, as bobines sejam umas das partes mais criticas desses mecanismos.

Boa sorte no diagnostico! Thumbs Up

VS e ji_heivs gostam desta mensagem

ji_heivs
ji_heivs
Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/12/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 27 Abr 2023, 10:32
m84 escreveu:
ji_heivs escreveu:
Vê se o líquido/quartzo está bom.

liquido? Question
Sempre ouvi dizer líquido  Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 1f605
Duca749
Duca749
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 27 Abr 2023, 10:46
Provavelmente estás a fazer confusão com os ecrãs dos digitais, que são denominados de "cristais líquidos", os relógios de quartzo tem um pequeno reservatório onde está um pequeno cristal de quartzo que vibra quando a corrente elétrica passa por ele.

VS e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 27 Abr 2023, 12:01
@m84, a arquitectura disto é fantástica, não lembra ao diabo a abordagem para meter isto a funcionar com vibração e é incrível como foi possível em 1960 criar as peças para tornar isto funcional (principalmente as peças chamadas de dedos e index). A nível de engenharia isto é uma masterpiece! Brutal.
A nível de manutenção relojoeira, isto não foi desenhado para ser tratado com os 'pés' como os Seikos ou outras máquina de guerra, tem peças mais sensíveis que o cabelo de um balanço. Não recomendaria a quem começa agora a escafiar relógios, é preciso já ter alguma sensibilidade na ponta das pinças....

O problema deste, depois de ter comprado um multímetro, está nas bobines. A energia não passa além da primeira bobine, o fio que liga o negativo da bateria à bobine deve estar partido, não dá para ver, só ao microscópio, até aqui é incrível o feito, fizeram bobines com cobre revestido q têm um comprimento de 90 metros, sendo isto minúsculo, imagina a espessura do fio... Se o fio estiver partido não tenho forma de soldar isto.

Este movimento entregou a alma ao criador, não vou arriscar comprar um para tirar as 2 bobines e as tipas virem na mesma. Este vai servir como zona de experimentação, qd comprar mando vir um inteiro a funcionar. O alerta já está criado no ebay.

Mais um relógio para a gaveta de projectos futuros.

ji_heivs gosta desta mensagem

ji_heivs
ji_heivs
Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/12/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 30 Abr 2023, 13:39
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Screen11
É de aproveitar, diria
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 30 Abr 2023, 13:45
Preço normal para os tempos correntes. Essa garrafa é de meio-litro. Há uns meses 1L custava 5 euros e pouco.

ji_heivs gosta desta mensagem

ji_heivs
ji_heivs
Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/12/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 30 Abr 2023, 13:47
VS escreveu:Preço normal para os tempos correntes. Essa garrafa é de meio-litro. Há uns meses 1L custava 5 euros e pouco.
Não sabia, pensava que era mais caro...
Afinal não vale a pena  Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 1f605  Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 1f605

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 30 Abr 2023, 13:58
Projecto relojoeiro para a próxima semana, meter um movimento e vidro neste relógio que comprei para peças. Se fosse há uns meses tinha ido logo para o lixo, agora vai para um altar. O mostrador é mesmo manchado, não é qualquer padrão metido pela Seiko, o original é branco, este não sei como, sob qualquer químico ou sol em excesso ficou assim. É peça única, isso garanto. Há gajos que davam 2 rins para ter este mostrador, e que para 99% dos consumidores de relógios é puro lixo.
Mas o que mais me encanta são os "pés" do mostrador (tradução literal do inglês "dial feet" - não faço ideia como se chamam em português), os pézinhos...a furar o mostrador! Eheh, adoro estes remendos à trolha! Dão-lhe uma autenticidade fantástica
O ponto que está por cima do "jota" de Japan é um dos pés, cravado por baixo depois de furado o mostrador, o outro está ao lado do índice das 12h. Adoro estes maus serviços.
Este, depois de terminado, na minha colecção de coisas freaks vai ocupar o lugar cimeiro.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_2407Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_2408Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_2406

ji_heivs gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 06 maio 2023, 17:09
Hj comprei este na fdLadra, um russo pobeda 2602, vem com a corda partida. Se houver por aí alguém que tenha um movimento destes para peças ou apenas a corda, e não peça mais de 10paus, estou comprador. Estes movimentos são antigos, mas bons, este até se dá ao luxo de ter um cabelo em formato breguet.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_2413

ji_heivs gosta desta mensagem

GGaribaldi
GGaribaldi
Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 44
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 07 maio 2023, 21:44
VS escreveu:Hj comprei este na fdLadra, um russo  pobeda 2602, vem com a corda partida. Se houver por aí alguém que tenha um movimento destes para peças ou apenas a corda, e não peça mais de 10paus, estou comprador. Estes movimentos são antigos, mas bons, este até se dá ao luxo de ter um cabelo em formato breguet.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_2413


Boas,
Consegue enviar uma fotografia do tambor (dos dois lados), e as suas medidas? 
Tenho dois ou três tambores de movimentos soviéticos (não sei o estado da corda), mas não sei a que movimento pertencem (são peças soltas).

ji_heivs gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 07 maio 2023, 21:57
@GGaribaldi, obrigadíssimo por responderes e pela disponibilidade para ajudar, mas já resolvi o meu problema, comprei pobedas a funcionar no site espanhol todocoleccion, para semana devem chegar e ainda fico com peças de sobra... (Para alguém que precise ou para futuras compras)
Obrigado mais uma vez

ji_heivs gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 20 Jun 2023, 19:27
Comprei um "eléctrico" da ETA para aperceber como é que a coisa funcionava, e sinceramente fiquei sem perceber o objectivo desta coisa ter sido criada : basicamente é um mecânico de baixa qualidade em que o "power" vem de uma pilha ao invés de uma corda. Tem escape e balanço, isto quer dizer que os erros e as imprecisões dos mecânicos mantêm-se. Que tecnologia mais estúpida!

Vou ter de comprar outro movimento, ou parte dele, que o circuito deste está queimado. Que grande sucata, benditos relógios 100% mecânicos!!!

Se alguém tiver por aí um chaço com um movimento ESA 9158 que funcione e queira fazer um preço jeitoso, Knock Knock, estou receptivo a uma proposta de venda.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_2436Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Img_2437
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1809
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 21 Jun 2023, 15:36
@VS não é fácil nem barato arranjar peças para estes electromagnéticos vintage,  mas ainda há alguma coisa..
Abaixo fonte Ebay:

https://www.ebay.com/itm/Circuit-Eta-9158-N-O-S-Vintage-Original-Electromecaniques-Dynotron-Esa-/403861666309?mkcid=16&mkevt=1&_trksid=p4429486.m46890.l6249&mkrid=709-127639-2357-0


Última edição por bladerunner68 em Qua 21 Jun 2023, 17:28, editado 1 vez(es)

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 21 Jun 2023, 15:55
@bladerunner68, nada baratos para a porcaria que são. Ao menos fossem rijos como um bom mecânico, mas este lixo eletronico foi feito por uma questão de moda e vaidade. Vou ter de gastar entre 40 a 60 paus em peças para meter isto a funcionar. A adicionar a isto o custo do relógio.... Vai lá vai, mais valia ter comprado um a funcionar..
filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 821
Data de inscrição : 11/11/2017

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 22 Jun 2023, 22:25
Por cá depois dos muitos mecânicos, comecei pelos eléctricos, num mês estou à espera do terceiro. Um eléctrico a funcionar é bem mais caro, do que um mecânico, e claro que há muitos avariados quase oferecidos ☺☺☺. São de construção mais barata, basta uns 3 ou 5 rubis, umas rodas dentadas mal acabadas, um íman, uma bobina e uma pilha, para mim uma grande invenção barata que em precisão não ficam atrás dos vulgares mecânicos, resistentes e com pouca manutenção. Gosto do barulho que fazem 👌
Estou a falar dos timex, tanto de novos como em usados são BBB

Sansoni7, bladerunner68 e VS gostam desta mensagem

Francisco Fonseca
Francisco Fonseca
Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/05/2023

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 25 Jun 2023, 20:34
Olá malta,recentemente adquiri numa feira aqui da zona um relógio de corda cujo movimento é identico ao movimento 6497.
Já o meti a gimbrar mas sinceramente não foi bem a aventura que queria,soube a pouco.
Por outro lado não me quero meter em algo muito complexo porque tenho aqui um movimento 2813 que já fez alguns serões.
Algumas recomendações para proxímo movimento o truque para conseguir encaixar aqueles miticos 5 pivots que daqui a nada já são mobilia.
Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 24 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos