DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
Duca749
Duca749
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 06 maio 2022, 21:03
Muito bom mesmo, já fiquei com uma ideia melhor de todo o processo.

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 09 maio 2022, 17:31
Mesmo à profissional, preservativos nos dedos para fazer a revisão à próstata ao meu primeiro relógio sem ser sucata : lemania 3600. Vamos lá a ver qts peças vão sobrar.....

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2170Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2171

Sansoni7, JPP, Paulo Rijo e Aquiles_PT gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 09 maio 2022, 19:58
Lavadinho e oleado como dizem os livros, pronto para mais um bom par de anos. Até merece ser wallpaper do computador do VS. Ficou lindo! A foto, devido à luz, não faz justiça ao tom de cobre. Já faço revisão de relógios à séria. Siga, venha o próximo!Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_7412

Sansoni7, JPP, Nuno Graça, Paulo Rijo, c0mpu73r e Aquiles_PT gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 10 maio 2022, 08:15
@VS, a este ritmo, dentro de uns meses já podes abrir um negócio!  Parabéns e sim, bela foto!  Thumbs Up

Eu ainda ando a criar condições em casa para me iniciar, o meu Projeto Delvina aguarda, desmontado!  Rolling Eyes

c0mpu73r e VS gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 10 maio 2022, 10:18
Muito bom @VS!

Ainda vais ter pessoal do fórum a pedir cotações para revisão!

VS gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 15 maio 2022, 22:51
Parabens pelos trabalhos aqui presentes, com especial destaque para o @VS que nos vai alimentando a curiosidade Thumbs Up

JPP, Nuno Graça e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 19 maio 2022, 09:34
Buyer beware! Why your iPhone could harm your precious watch

https://timeandtidewatches.com/buyer-beware-why-your-iphone-could-harm-your-precious-watch/

Nuno Graça gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 23 maio 2022, 18:01
encontrei outro tolinho na net que usa o que tem à mão para meter as peças dos movimentos. eu uso cuvetes do gelo, este usa caixas de medicamentos. os "relojoeiros" e aprendizes de feiticeiro são uns artistas da invenção! OS MAIORES! 

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Compri10

Sansoni7 e Duca749 gostam desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4809
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 24 maio 2022, 08:02
Há que desenrascar... Very Happy

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 26 maio 2022, 21:06
Uma pérola do desenrascanço! Encontrado num fórum de reparações (watchrepairtalk) Esta é épica! Um gajo que não conseguia abrir a tampa de um relógio, solução: super-cola e uma porca! Fantástico! Ninguém bate os homens dos relógios no desenrascanço.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 20220110

Nuno Graça e Aquiles_PT gostam desta mensagem

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4809
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 27 maio 2022, 07:13
E como vai ser para descolar a «porca»?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 27 maio 2022, 08:01
É meter de molho a tampa em acetona

Aquiles_PT gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 27 maio 2022, 16:04
Ando a licitar relógios com movimentos ETA 2824-2 (apenas pelo movimento), para montar um relógio de raiz, assim que tiver a máquina (a ver se o consigo por um valor abaixo de 100 aérios /sem ser clone) começo a comprar o resto, caixa, ponteiros, mostrador,  etc, etc.. Se conseguir o movimento abro um tópico para revisão e montagem das peças compradas de forma avulsa. Pode ser que sirva de guia para quem queira um frankenwatch com um movimento de categoria!

Sansoni7, Paulo Rijo e Aquiles_PT gostam desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 04 Jun 2022, 15:29
Vamos hoje analisar um Seiko que comprei como sucata, mas... Por acaso tinha um feeling que ainda respirava, comprei por10 euros, e quando chegou às minhas mãos abanava e mexia durante uns segundosHobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2253Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2254Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2255
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 04 Jun 2022, 15:41
Mãos á obra, ecom alguma investigação lá descobri um dador com um mostrador decente... Á primeira vista , pois ainda não tinha mexido num Seiko, o calibre pareceu um pouco complexo, mas não e é uma maravilha de lhe fazer manutenção, já se nota que é muito bem construído, por isso está marca é uma referência.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2256Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2256
Resultado final e a funcionar muito bem, há um mês e a trabalhar certinho. Este movimento é o6119 e é uma delícia de se mexer.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2258
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 04 Jun 2022, 15:46
Queria enviar foto do mecanismo desmontado e não foi ... Então aqui vaiHobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2259
Aproveitei e tirei mais duas, pois queremos é imagens
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2260Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2261
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 04 Jun 2022, 15:55
Peço desculpa por neste trabalho não ter tantas fotos, foi de contraste, primeiro uma compra que não estava á espera, leilão no eBay por 35 com portes, fui o único licitações e isso causou desconforto. Adoro relógios militares e os "trench" tem algo que me fascina, estetica, história, antiguidade...
Quando o recebi em casa estava realmente desgastado, mas não horrível, o banco parecia bem... E fiquei um pouco eufórico
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2262Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2263Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2264
Advirto já que as fotos não estão no melhor estado , pois tirei como guia para a manutenção,
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 04 Jun 2022, 16:07
, além de lavar e limpar , olear claro também tentei retocar só um pouco o mostrador, mas tenho noção que os marcadores que tenho são bons para o desenho mas não tenho tão fino assim para os retoques dos números, algo a ver , pois desenho já me sinto mais confortável nessa área, troquei o ponteiro por outro mais condiizente do original e de época.
Penso que ficou com a dignidade merecida, tirarei fotos com mais empenho deste modelo.
Sinceramente, não pensava que funcionasse tão bem , provavelmente esteve muito tempo assim e não desgastou o eixo de balancoHobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2265Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2266Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2267
Duca749
Duca749
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 04 Jun 2022, 16:25
Belos trabalhos, o seiko ficou bem porreiro, quando é feito por nós tem outro sabor.

Paulo Rijo gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 04 Jun 2022, 16:36
@"Paulo Rijo", sim, senhor, está a dar-lhe bem! Dentro dos automáticos com complicações, os seiko da gama mais baixa (611X,700X,7s26..) são dos mais fáceis de montar, qd apanhares um AS 206X ou ETA 27XX/28XX vais ver que têm uma quantidade de molas que, no início, põe-nos a rogar pragas aos "animais". O facto dos seikos destas gamas não darem para dar corda manual simplificam enormemente os movimentos. A experiência q ganhei no hobby foi com um lote com 6 seikos 7009 q comprei num site holandês - não tenho um único a funcionar, parti-lhes o balanço (A TODOS!!!) - era maçarico, nem um para contar história...

O militar deve ser mais antigo que a própria guerra, não consigo identificar o movimento, mas isso deve ser anos 40/50.

Parabéns, já não sou o único tolinho na coisa de por a mexer relógios mortos!
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 04 Jun 2022, 17:17
VS escreveu:@"Paulo Rijo", sim, senhor, está a dar-lhe bem! Dentro dos automáticos com complicações, os seiko da gama mais baixa (611X,700X,7s26..) são dos mais fáceis de montar, qd apanhares um AS 206X ou ETA 27XX/28XX vais ver que têm uma quantidade de molas que, no início, põe-nos a rogar pragas aos "animais". O facto dos seikos destas gamas não darem para dar corda manual simplificam enormemente os movimentos. A experiência q ganhei no hobby foi com um lote com 6 seikos 7009 q comprei num site holandês - não tenho um único a funcionar, parti-lhes o balanço (A TODOS!!!) - era maçarico, nem um para contar história...

O militar deve ser mais antigo que a própria guerra, não consigo identificar o movimento, mas isso deve ser anos 40/50.

Parabéns, já não sou o único tolinho na coisa de por a mexer relógios mortos!
 Boas VS, o calibre é da época da I guerra , na época houve adaptações de relogios de bolso para pulso devido ao sentido prático que exigia em combate, já havia de pulso, mas normalmente éram de senhora e chamavam-se "wristlets ", depois de guerra acabada , muitos soldados trouxeram essa , digamos moda, para a vida civil o que perfaz o nascimento de relogios de pulso para homem nessa altura. Por falar em adaptações de relogios de bolso, nesse caso normalmente éram movimentos de relogios de peito de senhora "Fob watches", hoje em dia no Ebay existem muitas falsificacoes , ou neste caso Frankenwatches com medidas de 44 a 50mm e chamam , Trench watches , o que faz com quem não saibao compra como original.
 Este modelo é de cilindro , e muito dificil de colocar a funcionar se o balanço estiver estragado, para um profissionar é rotina, para um nabo como eu é um desafio práticamente impossivel, primeiro por não ter ferramentas para tal e depois é a burrice mesmo, por ainda não estár á altura de tal,estes movimentos de cilindro não tem âncora , o balanço trabalha directamente com a roda de escape. Tambem não sei se andou em combate, ultimamente tenho comprado no mercado françês e tem tido boas surpresas, o Ebay para mim éra aliciante no mercado Russo e Ucrâniano, pois os relogios éram ao preço da "uva mijona"esses mesmos relogios agora são caros , muito mais caros no mercado Alemão, mas onde são modelos impecáveis , na Bulgaria que estão estupidamente caros e arruinados , e tentam vender gato por lebre, e na Polonia, que por vezes se encontra algo em bom estado mas nada comparado que as compras fantásticas que fazia. Depois comprava no mercado Chinês e Inglês ferramentas de relogios, o mercado Inglês tem bons preços e tambem os "Job lot" que são lotes de relogios , por vezes uns 10 relogios a 30 euros e onde aprendes a compôr ou mesmo dadores de peças , o chines éra bom em lotes de coroas , de parafusos ou ferramentas tipo oleadores , bolas de borracha para abrir relogios etc, o de singapura para oersonalizr Vostoks com mostradores e ponteiros, mas isso acabou tudo, pois com taxas tornou-se bem menos apetecivel, e o mercado Francês tem tido leilões muito razoaveis , mas comose diz , bons éram os velhos tempos.

VS gosta desta mensagem

Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 04 Jun 2022, 17:20
Duca749 escreveu:Belos trabalhos, o seiko ficou bem porreiro, quando é feito por nós tem outro sabor.
 Obrigado, e é verdade, curiosamente feito por nós , quase é um filho.  Thumbs Up
Paulo Rijo
Paulo Rijo
Mensagens : 236
Data de inscrição : 18/02/2021
Idade : 53
https://www.facebook.com/rijo70/

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 04 Jun 2022, 17:27
JPP escreveu:@VS, a este ritmo, dentro de uns meses já podes abrir um negócio!  Parabéns e sim, bela foto!  Thumbs Up

Eu ainda ando a criar condições em casa para me iniciar, o meu Projeto Delvina aguarda, desmontado!  Rolling Eyes
 Coragem, vai acontecer algo, a frustação por não conseguirmos á primeira, ou mais vezes ,m  mas depois vamos andar a pensar no próximo e por vezes vamos para a cama a rever o que fizemos e o que vamos melhorar, nesse estado parece que andamos eufóricos interiormente, exteriormente chamam-nos distraídos  Very Happy , eu desde criança que adoro desenhar e portanto esta é a segunda vez na vida que sinto algo assim, começou aos 6 anos e vai até aos 100, vale a pena, pois provoca uma felicidade interior que não explicamos a ninguem porque não irão perceber..
 Resumindo ... Força com isso .

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 18 Jun 2022, 11:49
Há mto tempo q não ia à feira da ladra, dei lá um pulo para comprar sucata. Vieram estes 3 (citizen, Vostok, certina) por 8,5€. O certina de mulher custou 1,5€ (um euro e meio), o citizen 5€ e o Vostok 3€. Tenho brincadeira para o fim de semana. A ver o que consigo fazer disto, a ver se ficam a bombar os 3, de momento só funciona o citizen, mas mto mal.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2176
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 20 Jun 2022, 11:40
Mais material AliExpress acabado de chegar. A ver se é desta que acerto num saca-ponteiros e empurra-ponteiros decente (os q tinha eram uma porcaria q causavam mais danos q reparos). Parecem-me bons, a ver vamos se passam nos testes de destruição do VS.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Img_2178
Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 15 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos