DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty As Nossas Estantes de Relojoaria

Qui 07 maio 2020, 16:42
Hoje chegou mais um livrinho para a minha "biblioteca" cheers

Em vez de colocar as imagens na "Volta do Correio", onde rapidamente iriam ficar perdidas, resolvi abrir um tópico específico.

Por vezes acontece-me encontrar um livro à venda online mas ficar reticente em comprar, porque o vendedor só disponibiliza uma imagem da capa, por vezes umas fotos muito desfocadas e mais nenhuma informação. Eu gosto de pelo menos ter acesso ao índice de conteúdos para saber se vale a pena ou não o investimento.

Por essa razão criei este tópico, onde irei colocar as minhas últimas aquisições e  divulgá-las junto daqueles que eventualmente possam não estar cientes da sua existência.

Escusado será dizer que o tópico se encontra aberto a toda a comunidade, sendo bem-vindas todas as "reviews" acerca da secção de relojoaria das vossas estantes.


As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9815
O mais recente:

>     OLIVEIRA, Fernando Correia (2010). O Relógio da República. Massamá: Âncora Editora.

"O Relógio da República procura identificar e contextualizar quais as mudanças estruturais que o novo regime trouxe, há cem anos, ao quotidiano do tempo nacional. Duas, essencialmente - a adesão ao sistema internacional de Fusos Horários, por um lado; a introdução do regime de Hora de Verão e de Hora de Inverno, por outro.
Pelo meio, ficam personagens que ditaram os últimos dias da Monarquia em termos de tempo colectivo (...) ou marcadores de tempo como o Balão do Arsenal ou o Tiro da Politécnica."

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9826

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9823

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9913

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9818
Essa deturpação da citação de Confúcio "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida" deixou-me maluco :angry-banghead: . Porcos capitalista!  Wink
Gostava de saber qual seria a marca dos "relógios republicanos".



>    LEVENBERG, Juri (1995). Russian Wristwatches - Pocket Watches, Stop Watches, Deck Watches & Marine Chronometers. EUA: Schiffer Publishing lda.    

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9825
Embora funcione como um catálogo, só engloba relógios do final dos anos 80 princípios dos 90 e mesmo assim não me parece ser um trabalho exaustivo.

Julgo que não compensa desembolsar o valor que pedem no Ebay / Amazon. Eu tive a sorte de comprar o meu numa feira de velharias bem baratinho. Ahhhh que saudade de ir a uma feira dessas.  Rolling Eyes

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9824

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9911

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9912

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9821


E o já nosso conhecido:
>     BARBOSA, Francisco (1990 - 2.º Ed.). Manual do Aprendiz de Relojoeiro. Alcobaça: Edição da Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.

"Francisco Barbosa, um relojoeiro de Lisboa com 25 anos de experiência, entendeu apresentar em 1927 um manual destinado a elucidar as pessoas que queiram estudar o início dos trabalhos técnicos de relojoaria. O livro tem, assim, a pretensão de auxiliar os aprendizes nesta Arte de Relojoaria, através da explicação, ilustrada, das principais noções e segredos da profissão. Hoje, os amantes desta Arte podem ainda aprender muito sobre a afinação e recuperação dos velhos relógios mecânicos."

As Nossas Estantes de Relojoaria Bar110

As Nossas Estantes de Relojoaria Bar210

As Nossas Estantes de Relojoaria Bar311


Abraço.


Última edição por SquareWatch em Qui 07 maio 2020, 16:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia e formatação)

m84 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qui 07 maio 2020, 18:28
Excelente ideia de tópico @SquareWatch! Já temos dois tópicos sobre livros, já agora, para quem quiser ir ver o que já lá está:

https://dezdez.forumeiros.com/t821-livros-de-colecionadores-entusiastas?highlight=livros

https://dezdez.forumeiros.com/t472-livros-o-que-comprar?highlight=livros

Se quiseres podes mover este tópico para o primeiro, que é o mais recente, mas também me parece que ter três tópicos sobre livros é salutar, não é demais, digo eu! Very Happy

Como o último também já comprei, deixo já aqui um do mesmo Correia de Oliveira, que está na minha lista de compras a fazer. Para além deste, tenho ainda muitos outros, que isto tem de ir devagar, a maioria dos bons livros sobre relógios custam centenas de euros e eu já gastei muitas nos que já tenho!

Mecânica do Tempo – Os Relógios da Coleção Medeiros e Almeida, da autoria de Fernando Correia de Oliveira e de Paulo Anastácio

As Nossas Estantes de Relojoaria Livro-10

"A Casa-Museu Medeiros e Almeida apresenta o livro “Mecânica do Tempo – Os relógios da colecção Medeiros e Almeida”, da autoria de Fernando Correia de Oliveira e de Paulo Anastácio. Esta obra nasce de um trabalho de pesquisa sobre a mais importante colecção de relojoaria do país e uma das mais importantes do mundo.

Fernando Correia de Oliveira, jornalista, investigador do Tempo, Editor-Chefe do Anuário Relógios e Canetas e colaborador da Revista Turbilhão, e Paulo Anastácio, responsável pelo curso de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa, percorrem, ao longo de 416 páginas, a colecção privada de relógios pertencente a António Medeiros e Almeida, com 630 peças divididas em 12 capítulos, desde o século XVI ao século XX.

Este livro conduz-nos ao mundo dos relógios que podem ser admirados na Casa-Museu Medeiros e Almeida, com um acervo de mais de 600 peças do tempo, entre as quais se destaca o relógio de bolso Junot/Wellington, encomendado à Casa Breguet, em 1808, pelo General francês Jean-Andoche Junot. Após a morte do General, o relógio passou por várias mãos, até chegar ao General Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington, o que pode ser considerado uma ironia da História, uma vez que os generais Junot e Wellington combateram entre si, em Portugal, durante as Invasões Francesas, tendo o segundo vencido o primeiro, na Batalha do Vimeiro, em 1808. António Medeiros e Almeida adquiriu o relógio em leilão, em 1964.

Outra peça em destaque na Casa-Museu Medeiros e Almeida é o Relógio de Noite, de 1670, uma tipologia rara que, através de uma candeia de azeite, permitia ver as horas, mesmo no escuro. Foi construído por Edward East (1602-1697), relojoeiro-chefe da corte de Catarina de Bragança e Carlos II.

O livro “Mecânica do Tempo – Os relógios da colecção Medeiros e Almeida” dá também a conhecer o Relógio de Caixa Alta, Luís XV, ricamente decorado, da autoria do relojoeiro Jean Biesta (activo c. 1759-1789) e do ebanista Antoine Foullet (c. 1710-1775). Este é um relógio com diversas complicações, nomeadamente equação do tempo, fases e idade da Lua e calendário do Zodíaco."

Retirado deste site: AQUI
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qui 07 maio 2020, 18:33
Outro livro que acho OBRIGATÓRIO para qualquer um de nós aqui no Fórum é o "A man and his watch", uma delícia de ler e de ver e ainda por cima é barato:

Conseguem comprá-lo AQUI na FNAC por 33 euros.

As Nossas Estantes de Relojoaria Livro10

Mais tarde vou pondo mais!

Abraços e boas leituras!
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qui 07 maio 2020, 19:40
Obrigado @JPP pela dica do "A Man & This Watch".

Também ando de olho nesse "Mecânica do Tempo" do Oliveira, mas como eu disse anteriormente não há fotos do conteúdo nem do índice. Tenho medo que pouco mais seja que um catálogo de museu. Rolling Eyes
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qui 07 maio 2020, 21:27
Pois, há livros que temos de comprar na base dos comentários dos outros, assim tenho uma lista de compras, mas há outros sobre os quais ainda não se sabe bem, é este o caso! Wink
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Sex 08 maio 2020, 09:52
Excelente ideia @SquareWatch
Também tenho o livro do Juri Levenberg, que curiosamente comprei a um entusiasta de relógios russo/soviéticos aqui do fórum. É um livro interessante, mas na minha opinião a maior parte dos relógios ali apresentados não correspondem aos originais que encontramos nos catálogos da época, pelo menos no que respeita à Vostok, marca de que eu tenho maior conhecimento.

Esse livro "A Man and his watch" deve ser muito bom @JPP
Sigo o seu autor, Matt Hranek no Instagram e gosto do estilo do tipo Very Happy
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Sex 08 maio 2020, 10:43
Está muito giro @Markku, foi um livro que verdadeiramente me deliciou e me inspirou, pelas histórias tão diversas de vários homens na sua relação com relógios, ou com um relógio, e pelas belíssimas fotos desses relógios! É um livro para pegar muitas vezes e ir repetindo as leituras! E depois, com muito boa qualidade gráfica e de papel e com um excelente preço, tendo em conta o que custam normalmente este tipo de livros!
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Sex 08 maio 2020, 10:47
JPP escreveu:Está muito giro @Markku, foi um livro que verdadeiramente me deliciou e me inspirou, pelas histórias tão diversas de vários homens na sua relação com relógios, ou com um relógio, e pelas belíssimas fotos desses relógios! É um livro para pegar muitas vezes e ir repetindo as leituras! E depois, com muito boa qualidade gráfica e de papel e com um excelente preço, tendo em conta o que custam normalmente este tipo de livros!

Tenho de adquir um exemplar Thumbs Up
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qua 13 maio 2020, 19:31
Se tiver de voltar para o isolamento já tenho com que me entreter. study

Chegaram hoje mais dois livros:
  • OLIVEIRA, Fernando Correia (2003). História do Tempo em Portugal : elementos para uma história do tempo, da relojoaria e das mentalidades em Portugal. Sociedade Tipográfica, S. A.

  • OLIVEIRA, Fernando Correia (2004). Cronologia do Tempo em Portugal. Lagonda Edição e Marketing.



Começando pelo História do Tempo em Portugal
As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9914

Esperava que o livro tivesse mais imagens. Mas é sempre assim, quando o livro só tem texto queremos imagens, se tem muitas imagens queremos mais texto. É difícil agradar a gregos e a troianos. Laughing

Mas como podem ver pelo índice o livro promete... julgo que irá ter muita informação interessante.

As Nossas Estantes de Relojoaria Indice10

As Nossas Estantes de Relojoaria Indice11

As Nossas Estantes de Relojoaria Indice12

As Nossas Estantes de Relojoaria Indice14


Não achei muita graça ao grafismo adoptado.
Então põem um rectângulo em cima de uma imagem destas?!!!!!
As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9916
Leroy 01

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9922



E agora o Cronologia do Tempo em Portugal.
Este tem muitas imagens, mas pouco texto. Mas mesmo assim é muito interessante pois surge no formato de um friso cronológico. Gostei.

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9918

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9919


Como adoro relógios com mostrador grande, minimalista e de porcelana.
Acho que vou emigrar para os relógios de bolso. Rolling Eyes
As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9920


LINDO!!!! Reparem nos ponteiros, são telescópicos.
As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9921
Relógio da Marca Le Roy, séc. XIX, Casa Museu Medeiros e Almeida, Lisboa.







JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Qua 13 maio 2020, 22:23
Boa, excelentes livros!

Estava a achar que reconhecia bem demais o primeiro, fui à prateleira e descobri que já o tenho! Shocked clown

É muito bom, ainda não tive oportunidade de me jogar a ele, mas já dei uma boa vista de olhos na diagonal e é interessantíssimo.

Boas leituras @SquareWatch! Thumbs Up
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Dom 21 Jun 2020, 17:38
Continuando com a minha comemoração do Dia Nacional do Relógio de Sol Very Happy ...

Mais uma adição à secção de horologia da minha "biblioteca".


  • CRATO, Nuno; NÁPOLES, Suzana Metello de; OLIVEIRA, Fernando Correia de; lev. iconog. Jorge Correia Santos (2006). Relógios de Sol. Clube do Coleccionador dos Correios.


As Nossas Estantes de Relojoaria L110

"Neste livro, apresentamos uma mostra de alguns dos mais representativos e bonitos exemplares sobreviventes do nosso país. Falamos da sua gesta, vamos à procura dos primeiros instrumentos de que há memória, descrevemos alguns em pormenor. Os relógios de sol são um mundo de história, de astronomia, de técnica e de arte.

Não procedemos a um levantamento completo dos relógios sobreviventes em Portugal... Mas presentamos uma selecção em que procuramos mostrar exemplares dos vários tipos e épocas, dando assim uma ideia da riqueza e variedade de instrumentos existentes no nosso pais.

Explicamos também o essencial sobre a historia destes instrumentos, desde os mais antigos que se conhecem aos mais recentes e mais sofisticados. Descrevemos o seu funcionamento com simples, mas indispensáveis, referências astronómicas e geométricas. "

As Nossas Estantes de Relojoaria L210

As Nossas Estantes de Relojoaria L310

Como todos os títulos do fundo editorial dos CTT Correios de Portugal, no seu interior encontramos um conjunto de selos oficiais que estão na génese da publicação. Neste caso em particular dois selos e um bloco autenticado e numerado da emissão filatélica  "O Sol" de 3 de Outubro de 2005.


As Nossas Estantes de Relojoaria L010

Uma original e curiosa forma de apresentar o índice da obra.

As Nossas Estantes de Relojoaria L410

As Nossas Estantes de Relojoaria L510

As Nossas Estantes de Relojoaria L611

As Nossas Estantes de Relojoaria L710

As Nossas Estantes de Relojoaria L810

As Nossas Estantes de Relojoaria L911
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Dom 28 Jun 2020, 22:16
Esse livro dos relogios de sol parece muito interessante e bem produzido @SquareWatch Thumbs Up

Onde se pode encontrar, nos CTT?
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Seg 29 Jun 2020, 22:44
m84 escreveu:Esse livro dos relogios de sol parece muito interessante e bem produzido @SquareWatch Thumbs Up

Onde se pode encontrar, nos CTT?

Originalmente sim, mas como o livro já tem 14 anos... agora talvez com sorte só mesmo na sede dos CTT em Lisboa ou no Porto.

O meu comprei-o num alfarrabista aqui do Porto por 30€.
Há dois à venda neste momento na internet (primeiro segundo).

Estes livros dos CTT são difíceis de avaliar.
Há livros à venda a 20€ enquanto outros chegam a valer 100 e tal euros. Há livros com 20 e muitos anos (supostamente mais difíceis de encontrar) mais baratos do que livros com meia dúzia de anos. Deve estar relacionado com as tiragens ou com o grau de interesse do tema scratch.

Na minha modesta opinião e descartando o interesse que o livro possa ter para coleccionadores de relógios ou selos, acho que 30 ou 35€ é o preço máximo que ele vale.
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Dom 05 Jul 2020, 17:32
Soma e segue...
Nesta sexta-feira chegaram mais dois livros, comprados durante o confinamento.

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9711

O "Ordnance Maintenance - Wrist Watches. Pocket Watches, Stop Watches and Clocks" é um manual técnico produzido pelo departamento de defesa dos Estado Unidos, com instruções de como manter e consertar os vários modelos de relógios ao serviço das forças armadas, durante a Segunda Guerra Mundial.

As Nossas Estantes de Relojoaria Tm9-1512As Nossas Estantes de Relojoaria Tm9-1513


Podem encontrar uma cópia on-line legal neste link.

O "Handbook of Watch and Clock Repairs", é um pequeno livro com 176 páginas, da década de 1960 e que aparentemente nunca foi usado.

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9712


Segundo o autor é um livro destinado aos "hobbistas" que têm interesse em aprender a reparar relógios mas que não possuem qualquer conhecimento prático.

As Nossas Estantes de Relojoaria Img_9713
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Dom 05 Jul 2020, 23:13
Duas adições bem giras para a tua estante. Acho o "Handbook of Watch and Clock Repairs" delicioso, com as suas 4 páginas dedicadas à novidade dos relógios eléctricos e o facto de os exemplos serem dados com base em movimentos Smiths. Very British Thumbs Up
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Seg 06 Jul 2020, 15:02
SquareWatch escreveu:
m84 escreveu:Esse livro dos relogios de sol parece muito interessante e bem produzido @SquareWatch Thumbs Up

Onde se pode encontrar, nos CTT?

Originalmente sim, mas como o livro já tem 14 anos... agora talvez com sorte só mesmo na sede dos CTT em Lisboa ou no Porto.

O meu comprei-o num alfarrabista aqui do Porto por 30€.
Há dois à venda neste momento na internet (primeiro segundo).

Estes livros dos CTT são difíceis de avaliar.
Há livros à venda a 20€ enquanto outros chegam a valer 100 e tal euros. Há livros com 20 e muitos anos (supostamente mais difíceis de encontrar) mais baratos do que livros com meia dúzia de anos. Deve estar relacionado com as tiragens ou com o grau de interesse do tema scratch.

Na minha modesta opinião e descartando o interesse que o livro possa ter para coleccionadores de relógios ou selos, acho que 30 ou 35€ é o preço máximo que ele vale.

Obrigado pelos esclarecimentos! Thumbs Up
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Seg 06 Jul 2020, 15:03
Obrigado pela partilha e subscrevo o @Tempus fugit Smile O mais lindo é que embora o livro possa ser 'velho', para os relógios vintage que gostamos, é perfeitamente atual! Razz
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Sáb 12 Set 2020, 21:58
Respondendo ao apelo lançado pelo Museu do Relógio, que tal como muitas outras instituições e profissionais da área da cultura, se encontra a passar por uma fase menos boa nesta época pandémica. Resolvi dar um pequeno contributo para a preservação deste espaço cultural, adquirindo na sua loja on-line mais um volume para a minha pequena "biblioteca" horológica.

Desta vez foi o "Relógios e Relojoeiros - Quem é Quem no Tempo em Portugal" de José Mota Tavares e Fernando Correia de Oliveira.

As Nossas Estantes de Relojoaria Livro410

"Nesta obra encontra o leitor um repertório exaustivo dos fabricantes de relógios, portugueses ou estrangeiros, que trabalharam em Portugal bem como das personagens e instituições ligadas à relojoaria portuguesa ou que, de qualquer forma, abordaram a temática do tempo no nosso País."

As Nossas Estantes de Relojoaria RbDB8Os

As Nossas Estantes de Relojoaria Hrtg427

As Nossas Estantes de Relojoaria 6xi8if5


Ao folhear o livro deparei-me com um velha foto do Marcolino Relojoeiro, no Porto.


As Nossas Estantes de Relojoaria Marcol11


E hoje ao passar por lá não pude deixar de tirar umas fotografias do local na actualidade.

As Nossas Estantes de Relojoaria Marcol12

O que começou com uma pequena loja ocupa agora, passados 60 anos, dois edifícios.
Afinal o negócio dos relógios em Portugal dá dinheiro... é só preciso ter olho para a coisa Razz.

As Nossas Estantes de Relojoaria Marcol13

Só é pena estar fechado ao Sábado à tarde Rolling Eyes.

m84 gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Dom 13 Set 2020, 11:15
Muito interessante, obrigado pela partilha, vai ficar na minha lista!  Wink
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Seg 14 Set 2020, 07:55
Mais á frente, na R. de Sta Catarina na direção da Batalha tem uma relojoaria bem mais pequena, mas não menos interessante, principalmente no que aos vintage diz respeito.
Merece uma visita!

SquareWatch gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Seg 14 Set 2020, 11:26
Ontem estive com ele na mão na Feira do Livro, estava a 32 euros, mas não comprei logo e depois não voltei ao stand, estou bem arrependido!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ter 15 Set 2020, 23:02
Parabens pela aquisição @SquareWatch! Por acaso também já andei atrás desse mesmo livro. Há uns anos vi-o numa Bertrand e deixei 'para mais tarde'... agora arrependo-me.

Qual a tua opinião inicial?
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Sex 18 Set 2020, 22:08
m84 escreveu:Qual a tua opinião inicial?


Bem... é um bocado difícil de avaliar porque em português não há nada com que comparar.

Em termos de leitura, é um pouco chato de se ler, porque em certa medida é um dicionário e está escrito como tal. É mais uma obra de consulta do que lazer.

Embora tenha cerca de 750 entradas (salvo erro), muitas delas poderiam ter sido melhor desenvolvidas, como por ex.: "SILVA, António Pereira da - Relojoeiro do Porto no séc. XIX." Rolling Eyes ... penso que não teria sido difícil descobrir ao menos qual era a rua e o n.º do estabelecimento.

Teria sido também interessante se tivessem incluído referencias às marcas portuguesas. Até ao momento só encontrei a SATIF de António Nunes Fitas e a Boa Reguladora.

É um livro que vou ler e reler, nem que seja só meia dúzia de folhas numa tarde chuvosa de tédio em casa? Não.
É um livro que vou consultar muitas vezes e vai ser bastante útil? Não.
É um livro que voltava a comprar? Sim. Porquê?

Porque perante o panorama literário português à volta do tema, tudo o que vier à rede é peixe.

JPP gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Sáb 19 Set 2020, 13:12
SquareWatch escreveu:
m84 escreveu:Qual a tua opinião inicial?


Bem... é um bocado difícil de avaliar porque em português não há nada com que comparar.

Em termos de leitura, é um pouco chato de se ler, porque em certa medida é um dicionário e está escrito como tal. É mais uma obra de consulta do que lazer.

Embora tenha cerca de 750 entradas (salvo erro), muitas delas poderiam ter sido melhor desenvolvidas, como por ex.: "SILVA, António Pereira da - Relojoeiro do Porto no séc. XIX." Rolling Eyes ... penso que não teria sido difícil descobrir ao menos qual era a rua e o n.º do estabelecimento.

Teria sido também interessante se tivessem incluído referencias às marcas portuguesas. Até ao momento só encontrei a SATIF de António Nunes Fitas e a Boa Reguladora.

É um livro que vou ler e reler, nem que seja só meia dúzia de folhas numa tarde chuvosa de tédio em casa? Não.
É um livro que vou consultar muitas vezes e vai ser bastante útil? Não.
É um livro que voltava a comprar? Sim. Porquê?

Porque perante o panorama literário português à volta do tema, tudo o que vier à rede é peixe.

Gostei desta tua 'review' e consigo perceber tudo que mencionas! Thumbs Up Obrigado!
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Sáb 28 Nov 2020, 21:31
Olá caros colegas!

Esta semana chegou mais um livrinho para a minha estante. Estava a guardá-lo para o meu pack de prendas de Natal, mas chegou mais cedo... paciência, agora vou ter de arranjar outra coisa para desembrulhar  Very Happy.

O livro de hoje é o The Concise Guide to Military Timepieces 1880-1990, escrito por Z.M. Wesolowski e editado pela The Crowood Press UK em 1999.


As Nossas Estantes de Relojoaria Capa110

Livro de capa dura com 192 páginas, onde são explanados mais de 150 modelos de relógios militares produzidos entre os anos de 1880-1990. Sendo o primeiro guia ilustrado a abordar este tema, incluindo também referências relativas aos valores de mercado das peças (ahhh que preços jeitosos eram aqueles de há 20 anos! cyclops ).

As Nossas Estantes de Relojoaria Indice15

As Nossas Estantes de Relojoaria 1213110

As Nossas Estantes de Relojoaria 1415110

As Nossas Estantes de Relojoaria 5051110

As Nossas Estantes de Relojoaria 5859110

As Nossas Estantes de Relojoaria 7677110

As Nossas Estantes de Relojoaria 8485110

As Nossas Estantes de Relojoaria 16016110

As Nossas Estantes de Relojoaria 16416510

As Nossas Estantes de Relojoaria 16816910


Tal como o título diz, é um guia conciso. Não é suposto ser um tratado sobre a matéria, mas apesar disso não deixa de ser uma leitura interessante. Só não apreciei muito as imagens a preto e branco e em alguns caso de pouca qualidade  Neutral.



E assim dou por encerrado o meu 500.º post cheers lol!



Obrigado.

m84 gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

As Nossas Estantes de Relojoaria Empty Re: As Nossas Estantes de Relojoaria

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos