DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

+17
miguelguerra00
Mário Alves
ji_heivs
SquareWatch
Duca749
outoftime
bladerunner68
JPP
Rodnova
Ricardo Mateiro
Sampayo
Girão
m84
Sansoni7
Markku
lucatorelli
Tempus fugit
21 participantes
Ir para baixo
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Ter 26 Nov 2019, 22:00
Uma novidade em relação às marcas portuguesas. Contactei o Andreas Schröter há algum tempo sobre a possibilidade de integrar a lista de marcas portuguesas no Mikrolisk (para que não conhece, é "o sítio" para procurar informação sobre marcas de relógios) e ele mostrou, desde logo, abertura para o fazer. Demorou algum tempo, mas já lá está tudo. Portanto, basta rumar a http://www.mikrolisk.de/ e procurar aquela marca mais esquisita do relógio do avô que ela deve lá estar Very Happy

milhazes gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Ter 26 Nov 2019, 22:59
É pá, eu fui lá e não percebo nada daquilo, ainda por cima está em Alemão e as traduções do google são só parciais! Shocked

Mas é bom termos lá a tua lista ... só não sei muito bem como a encontrar :confusion-scratchhe
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Ter 26 Nov 2019, 23:08
Não tem nada que saber. É só meteres o nome que queres pesquisar no formulário e já está:

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 B471d10ae5f86379cf9f1e38a03b00d6
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Ter 26 Nov 2019, 23:57
Tempus fugit escreveu:Uma novidade em relação às marcas portuguesas. Contactei o Andreas Schröter há algum tempo sobre a possibilidade de integrar a lista de marcas portuguesas no Mikrolisk (para que não conhece, é "o sítio" para procurar informação sobre marcas de relógios) e ele mostrou, desde logo, abertura para o fazer. Demorou algum tempo, mas já lá está tudo. Portanto, basta rumar a http://www.mikrolisk.de/ e procurar aquela marca mais esquisita do relógio do avô que ela deve lá estar Very Happy

Lindo! Muito obrigado pelo teu trabalho @Tempus fugit!! Thumbs Up Agora já existe mais um recurso para nos ajudar nas pesquisas.

cheers
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qua 27 Nov 2019, 00:02
Tempus fugit escreveu:Não tem nada que saber. É só meteres o nome que queres pesquisar no formulário e já está:

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 B471d10ae5f86379cf9f1e38a03b00d6

Embarassed Embarassed

É que eu não procurei nada, só cliquei numas letras e apareceu tanto resultado estranho que até fiquei baralhado, hehe Wink

Mas ok, já percebi, parabéns pelo teu trabalho estar a servir mais e melhor ainda! Very Happy Thumbs Up
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1799
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qua 27 Nov 2019, 12:45
Excelente & parabéns @Tempus fugit

Uma das minhas duvidas é a marca Lancia, pois,  sei que há uma helvética ligada à Vulcain  e também outra com registro  Portugal.. Agora não sabia era que em Portugal haviam 2 registos diferentes.. Sabem se tem alguma ligação entre eles? Além do apelido "Pires"? Laughing

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Lancia10
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qua 27 Nov 2019, 13:35
Obrigado pessoal Thumbs Up

Em relação à Lancia, o que descobri no INPI foi que a marca tinha sido registada em 1944 pela Pires & Pires. A outra informação já constava na Mikrolisk. É possível (e provável) que o Anacleto seja um dos Pires, mas não te sei dizer ao certo.
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qua 27 Nov 2019, 14:04
Parabéns pelo trabalho Thumbs Up
Duca749
Duca749
Mensagens : 2043
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qua 27 Nov 2019, 14:32
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Dom 10 maio 2020, 17:04
Olá!

Alguém sabe se Furtado's é uma marca portuguesa ou será que é um relógio mandado personalizar por um emigrante nos "states".

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Ass10

Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Dom 10 maio 2020, 17:16
Cheira-me a personalização de algum emigrante açoriano. Aquela coroa do Espírito Santo não engana Wink
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Dom 10 maio 2020, 18:03
Tempus fugit escreveu:Cheira-me a personalização de algum emigrante açoriano. Aquela coroa do Espírito Santo não engana Wink

Boa, bem pensado.
Estive a ver fotos e por caso nas festividades do Divino Espírito Santo eles usam muito as cores vermelha e branca (como na coroa).
E o que parece um "L" pode ser um "I." e ficava Irmandade do Divino Espírito Santo.

Obrigado.
ji_heivs
ji_heivs
Mensagens : 115
Data de inscrição : 09/12/2022

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Movimento da Corticima

Sex 30 Dez 2022, 19:41
Ontem tive a ver uma Corticima e a parte onde está o barrel tem lá o movimento que eles usam
É um FE (no meu caso, um FE 141-2).
Mas não sei se é em todos dessa marca, apenas respondi ao tópico porque no documento não aparece o movimento.
De resto, boa lista!

m84 gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qua 08 Mar 2023, 09:24
@Tempus fugit para juntar à lista, também vi recentemente um Altair (inscrição '25 de Abril' no mostrador, suponho que seja a Altair tuga) com FHF96.
Mário Alves
Mário Alves
Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/07/2023

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Marca portuguesa

Seg 17 Jul 2023, 08:17
Bom dia.
Tive um familiar que trabalhou( como diz a canção de J.Cid "há muito,muito tempo" - talvez 50 a 60 anos,) numa fábrica de relógios portugueses em Queluz, muito perto da estação de comboios. Esse familiar, infelizmente, já faleceu e não se lembrava do nome dessa fábrica. Será que alguém me pode elucidar?
Obrigado
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 20 Jul 2023, 10:31
Eu desconheço!
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3294
Data de inscrição : 07/04/2015

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Ter 01 Ago 2023, 23:49
Mário Alves escreveu:Bom dia.
Tive um familiar que trabalhou( como diz a canção de J.Cid "há muito,muito tempo" - talvez 50 a 60 anos,) numa fábrica de relógios portugueses em Queluz, muito perto da estação de comboios. Esse familiar, infelizmente, já faleceu e não se lembrava do nome dessa fábrica. Será que alguém me pode elucidar?
Obrigado

A Timex teve fabrica na Charneca da Caparica, e também houve um fabricante de relógios de torre em Almada, 'A Boa Construtora'. De resto desconheço outro fabricante/fabrica na area de grande Lisboa.

ji_heivs gosta desta mensagem

miguelguerra00
miguelguerra00
Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/10/2023
Idade : 33
Localização : Leiria

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Ter 10 Out 2023, 19:45
Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Img20212
Muito obrigada pela extensiva pesquisa.
Assim se descobre que tenho em casa um relógio nacional e nem fazia ideia

bladerunner68, JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qua 11 Out 2023, 00:09
miguelguerra00 escreveu:Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Img20212
Muito obrigada pela extensiva pesquisa.
Assim se descobre que tenho em casa um relógio nacional e nem fazia ideia

E bem giro! Só precisa de um vidro novo para ficar impecável!  Thumbs Up

ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

miguelguerra00
miguelguerra00
Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/10/2023
Idade : 33
Localização : Leiria

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qua 11 Out 2023, 09:09
JPP escreveu:
miguelguerra00 escreveu:Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Img20212
Muito obrigada pela extensiva pesquisa.
Assim se descobre que tenho em casa um relógio nacional e nem fazia ideia

E bem giro! Só precisa de um vidro novo para ficar impecável!  Thumbs Up
Estou de momento a espera de orçamento para o trocar. Very Happy
Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Img20215

Já agora fica o registo do mecanismo

JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1799
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qua 11 Out 2023, 16:33
@miguelguerra00, já agora a Aureus era um "montador" nacional, mas com uma forte ligação ao fabricante Suíço EDOX. Se vires o movimento do teu relógio, vem gravado com o símbolo da EDOX  Smile

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Edox10


Creio que se tratava de uma licença tipo OEM..

m84, JPP, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

miguelguerra00
miguelguerra00
Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/10/2023
Idade : 33
Localização : Leiria

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qua 11 Out 2023, 17:10
@bladerunner68, sim ja tinha reparado nesse pormenor visto que tanto no mecanismo como na caixa tem o simbolo da EDOX (reconheço facilmente porque a minha Sra tem 1 relogio dessa marca)

Só ainda nao consegui perceber a que era pertence o relogio e aproveito ja agora pra deixar a duvida que ainda nao percebi sobre este relogio. Era relogio de homem ou de senhora? visto que antigamente e dependendo da epoca os relogios foram ficando cada vez maiores o que para um homem com pulso fino como é o meu caso se torna as vezes dificil de perceber.

ji_heivs gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 09:06
miguelguerra00 escreveu:@bladerunner68, sim ja tinha reparado nesse pormenor visto que tanto no mecanismo como na caixa tem o simbolo da EDOX (reconheço facilmente porque a minha Sra tem 1 relogio dessa marca)

Só ainda nao consegui perceber a que era pertence o relogio e aproveito ja agora pra deixar a duvida que ainda nao percebi sobre este relogio. Era relogio de homem ou de senhora? visto que antigamente e dependendo da epoca os relogios foram ficando cada vez maiores o que para um homem com pulso fino como é o meu caso se torna as vezes dificil de perceber.

Mesmo sem ver o tamanho (à escala, quero dizer), parece que é um relógio de homem, sem grandes dúvidas!  Wink
miguelguerra00
miguelguerra00
Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/10/2023
Idade : 33
Localização : Leiria

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 09:21
@JPP Ao chegar a casa vou tirar as medidas do relógio mas sendo um relogio do tipo Tank fiquei com duvidas. Quanto a idade dele é que ainda nao consegui ter uma ideia da decada a que pertence.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 58
Localização : Lisboa

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 09:36
miguelguerra00 escreveu:@JPP Ao chegar a casa vou tirar as medidas do relógio mas sendo um relogio do tipo Tank fiquei com duvidas. Quanto a idade dele é que ainda nao consegui ter uma ideia da decada a que pertence.

Não sou grande entendido, mas diria que é anos 50! Só os rubis é que me fazem alguma dúvida, mas deve ser mesmo 50s!!
Conteúdo patrocinado

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 3 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos