DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

+17
miguelguerra00
Mário Alves
ji_heivs
SquareWatch
Duca749
outoftime
bladerunner68
JPP
Rodnova
Ricardo Mateiro
Sampayo
Girão
m84
Sansoni7
Markku
lucatorelli
Tempus fugit
21 participantes
Ir para baixo
bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 11:05
@miguelguerra00, eu clasifico como unissexo, pois, o movimento (6.75 x 8''') é claramente típico de relógio de senhora, no entanto a caixa na sua forma rectangular possivelmente com largura entre 28 a 30 mm (s/ coroa) enquadra-se em tamanho de Unissexo. Nas décadas de 20 e 30 este tipo de caixa era de homem, no pós-guerra WW2, estes modelos começaram a ficar mais orientados à utilização feminina, apesar de também existirem modelos de homem dentro deste estilo.


Última edição por bladerunner68 em Qui 12 Out 2023, 12:23, editado 1 vez(es)

ji_heivs gosta desta mensagem

miguelguerra00
miguelguerra00
Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/10/2023
Idade : 33
Localização : Leiria

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 12:11
@bladerunner68 Muito obrigado pela lição de historia. isto perguntar a quem sabe é logo outra coisa. Logo a noite ja vou medir o relogio para ter uma ideia em qual genero se enquadra

bladerunner68 e ji_heivs gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 12:52
bladerunner68 escreveu:@miguelguerra00, eu clasifico como unissexo, pois, o movimento (6.75 x 8''') é claramente típico de relógio de senhora, no entanto a caixa na sua forma rectangular possivelmente com largura entre 28 a 30 mm (s/ coroa) enquadra-se em tamanho de Unissexo. Nas décadas de 20 e 30 este tipo de caixa era de homem, no pós-guerra WW2, estes modelos começaram a ficar mais orientados à utilização feminina, apesar de também existirem modelos de homem dentro deste estilo.

@bladerunner68, mas olha que eu tenho um Omega com um movimento 625 que é tão pequeno ou mais do que este, mas está numa caixa de homem (final dos anos 60). Aliás, este mesmo movimento equipava tantos os modelos de homem como de mulher, ambos descritos e com fotos na "bíblia" da Omega!

Por isso, e pelo facto de me parecer que este relógio andará pelos anos 50 - concordas? - em que os relógios de homem já começavam a ser maiores, eu tinha referido que seria um modelo masculino.

Estarei errado?  :confusion-scratchhe Wink

ji_heivs gosta desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 14:12
Estou com o @JPP e o @bladerunner68 ao mesmo tempo Razz Isto porque pelas fotos parece tipico de SR., porque mesmo nos anos 50/60 os relógios de SRA tenderiam a ser mais pequenos.

Isto independentemente do tamanho do mecanismo, claro, pois desde que servisse para o relógio em questão, porquê discriminar o mecanismo como masculino ou feminino??)

lol!

Além disso, os relógios quadrados/rectangulares geralmente tendem sempre a ser mais pequenos (em medidas) que os redondos...

quanto à decada, diria 50/60 também. mas nada como confirmar via o calibre a sua data de produção Thumbs Up

JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

miguelguerra00
miguelguerra00
Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/10/2023
Idade : 33
Localização : Leiria

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 16:06
@m84 Provavelmente não me expliquei bem. Eu estava apenas a questionar se era um relogio de Sr ou de Sra independentemente do mecanismo. Very Happy
As minhas duvidas surgem mesmo quanto ao relogio num todo. Mas eu hoje ja vou medir o relogio para ver se bate mais ou menos certo.

E sim as minhas suspeitas tambem residiam nos anos 50, contudo num forum estrangeiro disseram-me que poderia ser mais recente devido ao sistema Incabloc se nao estou em erro.

ji_heivs gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 16:34
Nada disso, o sistema de mola que prende o rubi, conhecido por incabloc é dos anos 30!

m84, JPP, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 19:15
Duca749 escreveu:Nada disso, o sistema de mola que prende o rubi, conhecido por incabloc é dos anos 30!

Certo, mas o que me causa alguma "espécie" é o brilho deles, os meus relógios dessa época não têm rubis com ar tão recente! Impressão minha?  :confusion-scratchhe

miguelguerra00 gosta desta mensagem

miguelguerra00
miguelguerra00
Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/10/2023
Idade : 33
Localização : Leiria

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 19:30
Portanto o relógio tem 35mm lug to lug e 24mm de largura sem coroa. Quanto aos rubis não faço ideia porque o meu conhecimento é quase nulo.
JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 19:46
miguelguerra00 escreveu:Portanto o relógio tem 35mm lug to lug e 24mm de largura sem coroa. Quanto aos rubis não faço ideia porque o meu conhecimento é quase nulo.

No relógio retangulares as medidas enganam! Deve ser de homem mesmo! Ainda assim, os 24 mm parecem curtos, se fosse 26 ou 27 fazia mais sentido!

ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 21:18
JPP escreveu:
Duca749 escreveu:Nada disso, o sistema de mola que prende o rubi, conhecido por incabloc é dos anos 30!

Certo, mas o que me causa alguma "espécie" é o brilho deles, os meus relógios dessa época não têm rubis com ar tão recente! Impressão minha?  :confusion-scratchhe

A fotografia pode enganar, provavelmente tem a ver com a luminosidade.

m84, JPP, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 22:21
Duca749 escreveu:
JPP escreveu:
Duca749 escreveu:Nada disso, o sistema de mola que prende o rubi, conhecido por incabloc é dos anos 30!

Certo, mas o que me causa alguma "espécie" é o brilho deles, os meus relógios dessa época não têm rubis com ar tão recente! Impressão minha?  :confusion-scratchhe

A fotografia pode enganar, provavelmente tem a ver com a luminosidade.

nao vejo nada de fora do normal nos rubis. e tanto pode ser como o @Duca749 diz e ser apenas da foto, ou levou uma revisão 'recente' e estão limpinhos ou até terem sido substituidos. Ou, em ultima analise, talvez os teus é que estão já um pouco pró sujos e velhinhos @JPP Razz

JPP, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 22:51
a meu ver, esse relógio deve ser do final dos anos 70 ou finais dos 60 (relógios low cost antes dessas datas não usavam incabloc - o incabloc apesar de parecer simples e irrelevante é uma característica revolucionária nos relógios mecânicos, aliás foi tão importante que até gravavam o incabloc no mostrador - o addon qd é funcional paga-se bem, não iam para qualquer relógio!), Esses movimentos não têm sexo, eram usados principalmente em relógios de mulher, mas nos relógios rectagulares de homem (como é esse) não tinham outra hipótese senão meter esses minúsculos - quando os formatos são quadrados, comos os Apollon da cauny aí já dá para meter os redondos, neste caso, provavelmente só caberiam desse tipo

nota: qd se compra um relógio vintage numa feira, décade de 60 para trás, e que não estejam a funcionar, as probabilidades da avaria resultarem de não terem incabloc  devem rondar os 50% - estou farto de comprar desses trastes - o que se passa é que, como não têm incabloc, o relógio ao levar uma pancada o eixo do balanço bate numa das joias e parte um dos pivots, com o incabloc a jóia move-se com o impacto, o que dá margem a pancadas fortes no relógio. O incabloc e outros métodos de protecção a choques foram revolucionários

JPP, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 23:16
Nada disso, o sistema de mola que prende o rubi, conhecido por incabloc é dos anos 30!

Certo, mas o que me causa alguma "espécie" é o brilho deles, os meus relógios dessa época não têm rubis com ar tão recente! Impressão minha?  :confusion-scratchhe

A fotografia pode enganar, provavelmente tem a ver com a luminosidade.

nao vejo nada de fora do normal nos rubis. e tanto pode ser como o @Duca749 diz e ser apenas da foto, ou levou uma revisão 'recente' e estão limpinhos ou até terem sido substituidos. Ou, em ultima analise, talvez os teus é que estão já um pouco pró sujos e velhinhos @JPP Razz

Na volta é mesmo isso!  Razz Tenho de pôr os meus a engraxar!

@VS, mesmo assim, eu aposto mais na década de 50! Talvez finais dos anos 50!

VS, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 23:33
Estás enganado @JPP, dei-me ao "trabalho" e fui procurar o movimento, esse movimento apesar de ter o selo EDOX é um movimento FHF 69-21, a produção é entre 1966-1980 !!! ACERTEI na mouche (disse finais dos 60, 70), começo a ter olho para coisa Smile Smile ... (o balanço já tem um "stud" móvel, se fosse da década de 50 era fixo)

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&FHF_69_21

Sansoni7, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Qui 12 Out 2023, 23:40
VS escreveu:Estás enganado @JPP, dei-me ao "trabalho" e fui procurar o movimento, esse movimento apesar de ter o selo EDOX é um movimento FHF 69-21, a produção é entre 1966-1980 !!! ACERTEI na mouche (disse finais dos 60, 70), começo a ter olho para coisa Smile Smile ... (o balanço já tem um "stud" móvel, se fosse da década de 50 era fixo)

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&FHF_69_21

Pronto @VS! Tenho de me vergar perante as evidências! Wink  Mas tem todo o tipo de ser mais antigo! Eu tenho um no pulso de 1956 que tem um ar mais moderno!

VS, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

miguelguerra00
miguelguerra00
Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/10/2023
Idade : 33
Localização : Leiria

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Sex 13 Out 2023, 07:03
@VS @JPP @m84 @Duca749 Muito obrigado pela colaboração e pela ajuda. Prometo que para a próxima arranjo um relógio que dê menos trabalho a decifrar   Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 1f602

m84, JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

avatar
Santos_Latino
Mensagens : 48
Data de inscrição : 24/01/2017

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Dom 21 Jan 2024, 10:12
Bom dia,
Adquiri recentemente um relógio Corticima, já tive alguns da marca, neste momento este é o único, apenas sei, que é uma marca Portuguesa, de Coimbra, não sei contudo qual a "máquina" que lhe dá o movimento ou data de produção!
Procuro ajuda nesse sentido.
Um abraço


Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_2014
Miguel
Miguel
Mensagens : 138
Data de inscrição : 24/08/2018
Idade : 28
Localização : Viana do Castelo
https://mwatchcollection.now.sh

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Relógios Novart

Dom 21 Jan 2024, 15:04
Boa tarde!
Venho acrescentar mais uma marca portuguesa: Novart
Importado e vendido exclusivamente para uma ourivesaria na zona Norte, na Póvoa de Varzim.
O simbolo é uma ancora, o que até faz juz ao legado maritimo ali da zona.

Tem vários modelos, onde se vê que são um mix de mostradores e caixas entre si. 
Usam vários mostradores "metálicos" conforme o angulo da luz. Tipico dos anos 70s.
O movimento parece-me sempre o mesmo, o Unitas 6380 (17J 21600A/H Incabloc)

Para já comprei 2. "Alta Categoria" Very Happy
NOS, com garantia e com uma caixa que pessalmente acho muito bonita e fora das tipicas caixas redondas.
Deixo aqui algumas fotos

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5610
Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5611
Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5612Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5615Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5613Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5614

cuica, Sansoni7 e bladerunner68 gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Dom 21 Jan 2024, 15:46
Essa marca já consta da lista.
cuica
cuica
Mensagens : 242
Data de inscrição : 23/04/2015

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Seg 22 Jan 2024, 01:01
Miguel escreveu:Boa tarde!
Venho acrescentar mais uma marca portuguesa: Novart
Importado e vendido exclusivamente para uma ourivesaria na zona Norte, na Póvoa de Varzim.
O simbolo é uma ancora, o que até faz juz ao legado maritimo ali da zona.

Tem vários modelos, onde se vê que são um mix de mostradores e caixas entre si. 
Usam vários mostradores "metálicos" conforme o angulo da luz. Tipico dos anos 70s.
O movimento parece-me sempre o mesmo, o Unitas 6380 (17J 21600A/H Incabloc)

Para já comprei 2. "Alta Categoria" Very Happy
NOS, com garantia e com uma caixa que pessalmente acho muito bonita e fora das tipicas caixas redondas.
Deixo aqui algumas fotos

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5610
Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5611
Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5612Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5615Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5613Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Img_5614

Muito giros, podes por favor dizer onde os compraste NOS?
Por acaso na 5ª feira tenho de ir à Póvoa.  Laughing
(pode ser por mensagem privada, se preferires).
Conteúdo patrocinado

Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas - Página 4 Empty Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos