Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas
- bladerunner68
Re: Lista de Marcas de Relógios de Pulso Portuguesas
ji_heivs gosta desta mensagem
- miguelguerra00
bladerunner68 e ji_heivs gostam desta mensagem
- JPP
bladerunner68 escreveu:@miguelguerra00, eu clasifico como unissexo, pois, o movimento (6.75 x 8''') é claramente típico de relógio de senhora, no entanto a caixa na sua forma rectangular possivelmente com largura entre 28 a 30 mm (s/ coroa) enquadra-se em tamanho de Unissexo. Nas décadas de 20 e 30 este tipo de caixa era de homem, no pós-guerra WW2, estes modelos começaram a ficar mais orientados à utilização feminina, apesar de também existirem modelos de homem dentro deste estilo.
@bladerunner68, mas olha que eu tenho um Omega com um movimento 625 que é tão pequeno ou mais do que este, mas está numa caixa de homem (final dos anos 60). Aliás, este mesmo movimento equipava tantos os modelos de homem como de mulher, ambos descritos e com fotos na "bíblia" da Omega!
Por isso, e pelo facto de me parecer que este relógio andará pelos anos 50 - concordas? - em que os relógios de homem já começavam a ser maiores, eu tinha referido que seria um modelo masculino.
Estarei errado?
- m84Moderador
Isto independentemente do tamanho do mecanismo, claro, pois desde que servisse para o relógio em questão, porquê discriminar o mecanismo como masculino ou feminino??)
Além disso, os relógios quadrados/rectangulares geralmente tendem sempre a ser mais pequenos (em medidas) que os redondos...
quanto à decada, diria 50/60 também. mas nada como confirmar via o calibre a sua data de produção
JPP e ji_heivs gostam desta mensagem
- miguelguerra00
As minhas duvidas surgem mesmo quanto ao relogio num todo. Mas eu hoje ja vou medir o relogio para ver se bate mais ou menos certo.
E sim as minhas suspeitas tambem residiam nos anos 50, contudo num forum estrangeiro disseram-me que poderia ser mais recente devido ao sistema Incabloc se nao estou em erro.
- Duca749
m84, JPP, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem
- JPP
Duca749 escreveu:Nada disso, o sistema de mola que prende o rubi, conhecido por incabloc é dos anos 30!
Certo, mas o que me causa alguma "espécie" é o brilho deles, os meus relógios dessa época não têm rubis com ar tão recente! Impressão minha?
miguelguerra00 gosta desta mensagem
- miguelguerra00
- JPP
miguelguerra00 escreveu:Portanto o relógio tem 35mm lug to lug e 24mm de largura sem coroa. Quanto aos rubis não faço ideia porque o meu conhecimento é quase nulo.
No relógio retangulares as medidas enganam! Deve ser de homem mesmo! Ainda assim, os 24 mm parecem curtos, se fosse 26 ou 27 fazia mais sentido!
ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem
- Duca749
JPP escreveu:Duca749 escreveu:Nada disso, o sistema de mola que prende o rubi, conhecido por incabloc é dos anos 30!
Certo, mas o que me causa alguma "espécie" é o brilho deles, os meus relógios dessa época não têm rubis com ar tão recente! Impressão minha?
A fotografia pode enganar, provavelmente tem a ver com a luminosidade.
m84, JPP, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem
- m84Moderador
Duca749 escreveu:JPP escreveu:Duca749 escreveu:Nada disso, o sistema de mola que prende o rubi, conhecido por incabloc é dos anos 30!
nao vejo nada de fora do normal nos rubis. e tanto pode ser como o @Duca749 diz e ser apenas da foto, ou levou uma revisão 'recente' e estão limpinhos ou até terem sido substituidos. Ou, em ultima analise, talvez os teus é que estão já um pouco pró sujos e velhinhos @JPP
JPP, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem
- VS
nota: qd se compra um relógio vintage numa feira, décade de 60 para trás, e que não estejam a funcionar, as probabilidades da avaria resultarem de não terem incabloc devem rondar os 50% - estou farto de comprar desses trastes - o que se passa é que, como não têm incabloc, o relógio ao levar uma pancada o eixo do balanço bate numa das joias e parte um dos pivots, com o incabloc a jóia move-se com o impacto, o que dá margem a pancadas fortes no relógio. O incabloc e outros métodos de protecção a choques foram revolucionários
JPP, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem
- JPP
Nada disso, o sistema de mola que prende o rubi, conhecido por incabloc é dos anos 30!
nao vejo nada de fora do normal nos rubis. e tanto pode ser como o @Duca749 diz e ser apenas da foto, ou levou uma revisão 'recente' e estão limpinhos ou até terem sido substituidos. Ou, em ultima analise, talvez os teus é que estão já um pouco pró sujos e velhinhos @JPP
Na volta é mesmo isso! Tenho de pôr os meus a engraxar!
@VS, mesmo assim, eu aposto mais na década de 50! Talvez finais dos anos 50!
VS, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem
- VS
http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&FHF_69_21
Sansoni7, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem
- JPP
VS escreveu:Estás enganado @JPP, dei-me ao "trabalho" e fui procurar o movimento, esse movimento apesar de ter o selo EDOX é um movimento FHF 69-21, a produção é entre 1966-1980 !!! ACERTEI na mouche (disse finais dos 60, 70), começo a ter olho para coisa ... (o balanço já tem um "stud" móvel, se fosse da década de 50 era fixo)
http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&FHF_69_21
Pronto @VS! Tenho de me vergar perante as evidências! Mas tem todo o tipo de ser mais antigo! Eu tenho um no pulso de 1956 que tem um ar mais moderno!
VS, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem
- miguelguerra00
m84, JPP e ji_heivs gostam desta mensagem
- Santos_Latino
Relógios Novart
Venho acrescentar mais uma marca portuguesa: Novart
Importado e vendido exclusivamente para uma ourivesaria na zona Norte, na Póvoa de Varzim.
O simbolo é uma ancora, o que até faz juz ao legado maritimo ali da zona.
Tem vários modelos, onde se vê que são um mix de mostradores e caixas entre si.
Usam vários mostradores "metálicos" conforme o angulo da luz. Tipico dos anos 70s.
O movimento parece-me sempre o mesmo, o Unitas 6380 (17J 21600A/H Incabloc)
Para já comprei 2. "Alta Categoria"
NOS, com garantia e com uma caixa que pessalmente acho muito bonita e fora das tipicas caixas redondas.
Deixo aqui algumas fotos
cuica, Sansoni7 e bladerunner68 gostam desta mensagem
- Duca749
- cuica
Miguel escreveu:Boa tarde!
Venho acrescentar mais uma marca portuguesa: Novart
Importado e vendido exclusivamente para uma ourivesaria na zona Norte, na Póvoa de Varzim.
O simbolo é uma ancora, o que até faz juz ao legado maritimo ali da zona.
Tem vários modelos, onde se vê que são um mix de mostradores e caixas entre si.
Usam vários mostradores "metálicos" conforme o angulo da luz. Tipico dos anos 70s.
O movimento parece-me sempre o mesmo, o Unitas 6380 (17J 21600A/H Incabloc)
Para já comprei 2. "Alta Categoria"
NOS, com garantia e com uma caixa que pessalmente acho muito bonita e fora das tipicas caixas redondas.
Deixo aqui algumas fotos
Muito giros, podes por favor dizer onde os compraste NOS?
Por acaso na 5ª feira tenho de ir à Póvoa.
(pode ser por mensagem privada, se preferires).
Nuno Graça gosta desta mensagem
- miguelguerra00
m84 gosta desta mensagem
- PH
Cumprimentos
- Duca749
Ele também não diz que é Portuguesa mas sim que a montagem é Portuguesa com licença da Mulco!PH escreveu:Muitos Parabéns pela excelente lista que fez. Penso no entanto que tenha de ser mais trabalhada. A firma Mulco, por exemplo, não é portuguesa, foi fundada na Suiça em 1958.
Cumprimentos
Também é preciso ver bem antes de vir tecer comentários!!
- m84Moderador
PH escreveu:Muitos Parabéns pela excelente lista que fez. Penso no entanto que tenha de ser mais trabalhada. A firma Mulco, por exemplo, não é portuguesa, foi fundada na Suiça em 1958.
Cumprimentos
Houve algumas Mulco sediadas em paises diferentes. não sei se por licença ou simplesmente outras firmas com o mesmo nome.