DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Qui 08 Nov 2018, 21:21
'eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências'

O título do tópico não pode ser mais sugestivo e revelador… A criação do tópico, 'eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências', destina-se à partilha de informação relevante, baseada quer no uso quer no relato fidedigno de experiências nesta plataforma, tanto na condição de user (vendedor/comprador) como na de mera consulta, com a Comunidade do Fórum DezDez.pt.
Convido a todos, a neste 'cantinho'... partilharem info e fomentar a entreajuda no uso desta dominante plataforma online. Smile

Obrigado!
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Qui 08 Nov 2018, 21:24
Um vídeo sobre o tema deste tópico.
A ver, em:





+info: https://www.youtube.com/watch?v=Q7JExK7cgI0 [Garbage Vintage Watches on Ebay !!! by John P]
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 08:18
Já comprei no ebay, poucas vezes e já fiz algumas compras no OLX e no Custo Justo. As encomendas sempre chegaram a casa, se bem que, algumas vezes o aspecto, na mão, era substancialmente diferente ( para pior) do aspecto do anúncio.
Aproveita para partilhar uma experiência única....
A ultima compra que fiz no Custo Justo, os relógios vinham embrulhados em pano tipo flanela e com um laço em azul cm fita de seda.
Nunca tal «mimo» me tinha acontecido e obviamente que o transmiti e agradeci á vendedora.
De realçar que o preço pago pelos itens foi «irrisório» o que atesta que não foi isso que justificou o «mimo».

Bom tópico @Antiqvarivm
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 09:31
Sansoni7 escreveu:Bom tópico @Antiqvarivm


Obrigado e... obrigado pela tua participação neste tópico, com a partilha de algumas das tuas experiências @Sansoni7. Thumbs Up

Espero mais contribuições tuas e de todos!
Sei que há aqui muitos Membros deste Forúm que habitualmente utilizam esta plataforma quer para compra, quer para venda.
O testemunho individual de cada um, como digo no início deste tópico, é importante e fomenta a entreajuda. Wink
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 09:31
Tópico interessante amigo @Antiqvarivm

Costumo comprar frequentemente no eBay e o que fui aprendendo/pondo em prática ao longo dos anos foi:

  • Desconfiar de relógios usados sem fotografias do movimento
  • Comparar fotos com catálogos dos fabricantes ou, caso não seja possível, com fotografias em sites/fóruns de referência para evitar fakes ou frankens
  • Ler com MUITA atenção a descrição do vendedor (já tive alguns dissabores com as dimensões do relógio, por exemplo)
  • Reforço a ideia anterior principalmente se tiver numa língua que não dominamos como, no meu caso, quando faço compras no ebay alemão. O Google Translator é nosso amigo.
  • Dar primazia a vendedores que já conhecemos e que tivemos boas experiências. Basta fazer um "save seller" para ficarmos com essa lista.
  • Para relógios mais caros comprados fora da EU usar vendedores que façam parte do "Global Shipping Program" para evitar dissabores na alfândega
  • Usar sempre métodos de pagamento que permitam o reembolso caso algo corra mal. Uso sempre o Paypal no eBay.

Quando a este último já me deu bastante jeito no passado numa compra no Delcampe (um género de OLX francês para coleccionadores). Foi lá que comprei o meu Lip Croix du Sud, segundo o vendedor, como novo  e a funcionar. Quando chegou não se mexia. OK, pensei eu, tenho de trocar a pilha. Pilha nova e nada... Contactei o vendedor e nenhuma resposta durante uma semana. Nova tentativa e... nada durante outra semana... Abri uma disputa no Paypal e, magicamente, passado um dia o vendedor reembolsou-me Smile Continuou sem me dizer nada, mas o dinheiro já cá estava Cool Acabei por comprar no eBay um movimento novo para o relógio, substituiu-o e, voilà, um Lip por menos de 10€

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Lip
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 09:39
Antiqvarivm escreveu:
Sansoni7 escreveu:Bom tópico @Antiqvarivm


Obrigado e... obrigado pela tua participação neste tópico, com a partilha de algumas das tuas experiências @Sansoni7. Thumbs Up

Espero mais contribuições tuas e de todos!
Sei que há aqui muitos Membros deste Forúm que habitualmente utilizam esta plataforma quer para compra, quer para venda.
O testemunho individual de cada um, como digo no início deste tópico, é importante e fomenta a entreajuda. Wink

Acho que algumas vezes «meti a pata na poça» mas outras posso ter arranjado algo interessante.
Estou a lembrar-me deste, por exemplo...

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Helvetia
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 09:41
Tempus fugit escreveu:Tópico interessante amigo @Antiqvarivm


Excelente post! Era a esta entreajuda que eu me estava a referir. Very Happy

Obrigado e... obrigado pela tua participação neste tópico, com a partilha de algumas das tuas experiências e essa super-útil shortlist de recomendações @Tempus fugit. Thumbs Up

Espero mais contribuições tuas e de todos!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 09:43
Obrigado @Tempus fugit pelo teu post, pois contém conselhos importantíssimos.
Já agora, alguns deles eu sigo-os e, porque percebo «pouco disto», não raras vezes peço ajuda a amigos antes de efetuar a compra.
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 09:46
Sansoni7 escreveu:Acho que algumas vezes «meti a pata na poça» mas outras posso ter arranjado algo interessante.
Estou a lembrar-me deste, por exemplo...

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Helvetia


Distinto e elegante Helvetia "Omega". Thumbs Up

Queres nos contar melhor a estória dele @Sansoni7?
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 09:53
Claro que sim....
Estava «perdido» num lote de outros relógios todos ao mesmo preço no CustoJusto. Vi e revi o lote e, este, mesmo que anunciado como não estando a trabalhar, tentei negociar o preço e arrisquei a compra.
Quando o recebi, abri-o, espreitei e as peças pareciam estar todas. Dei corda, soprei e começou a trabalhar.
Aguarda uma revisão e uma polidela...esta pelo «je».
Preço que paguei?
Aceitam-se palpites....e oxalá eu não tenha sido «embrulhado».
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 10:23
Obrigado @Antiqvarivm e @Sansoni7

Estas são as recomendações que já interiorizei e que nunca me esqueço de pôr em prática, não só no eBay, mas também noutros sites de comércio electrónico. Existem algumas especificidades noutros, como o Taobao, mas aplicam-se a quase todos.
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 10:25
Sansoni7 escreveu:Claro que sim....
Estava «perdido» num lote de outros relógios todos ao mesmo preço no CustoJusto. Vi e revi o lote e, este, mesmo que anunciado como não estando a trabalhar, tentei negociar o preço e arrisquei a compra.
Quando o recebi, abri-o, espreitei e as peças pareciam estar todas. Dei corda, soprei e começou a trabalhar.
Aguarda uma revisão e uma polidela...esta pelo «je».
Preço que paguei?
Aceitam-se palpites....e oxalá eu não tenha sido «embrulhado».

Desafio aceite!

Mesmo sem estar revisto e mais aprimorado, além de não o estar a analisar em "mãos", penso/acredito que o actual valor de Mercado dessa peça no Mercado Ibérico oscile entre os 125.00 e os 150.00 €. Nos Mercados Franco-Germânico e nos do Norte da Europa acredito que oscile entre os 145.00 e os 225.00 €. No Mercado Anglo-saxónico acredito que oscile entre as 300.00 e as 450.00 £. Nos Mercados da América do Norte, acredito que oscile 250.00 e os 450.00 $.
Isto porque o relógio em si está muito 'limitado' em função do formato e da brand. No entanto esta avaliação que fiz é a minha avaliação e somente isso, apesar de baseada nos valores médios de Mercado praticados/observados e concluídos. Atenção, esta avaliação presume/prossupõe que a peça se encontre em boa condição estética e de funcionamento.

O meu palpite, segundo a estória do @Sansoni7, é que terá pago entre os 15.00 e os 20.00 €. Razz Razz


Última edição por Antiqvarivm em Sex 09 Nov 2018, 15:16, editado 1 vez(es)
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 10:31
Mais um excelente tópico do amigo @Antiqvarivm
Faço minhas as palavras do @Tempus fugit, descreveu de forma sucinta e clara a sua experiência no Ebay, que em muitos pontos é idêntica à minha. Sou utlizador desta plataforma de negócios online desde 2006, sempre como comprador, mas este ano aventurei-me nas vendas e tenho tido bons resultados. O único problema que tive foi com a dimensão de um relógio estilo diver, que parecia maior do que na realidade era, mas acho que já quase todos passaram por isso Very Happy
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 10:41
Markku escreveu:Mais um excelente tópico do amigo @Antiqvarivm


Obrigado e... obrigado pela tua participação neste tópico, com o teu testemunho e com a partilha de algumas das tuas experiências amigo @Markku.  Thumbs Up
Espero mais contribuições tuas e de todos!

Um abraço!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 10:43
Antiqvarivm escreveu:...

Desafio aceite!

Mesmo sem estar revisto e mais aprimorado, além de não o estar a analisar em "mãos", penso que o actual valor de Mercado dessa peça no Mercado Ibérico oscile entre os 125.00 e os 150.00 €. Nos Mercado Franco-Germânico e deo Norte da Europa oscile entre os 145.00 e os 225.00 €. No Mercado Anglo-saxónico oscile entre as 300.00 e as 450.00 £. Nos Mercados Norte-Americanos, oscile 250.00 e os 450.00 $.
Isto porque o relógio em si está muito 'limitado' em função do formato e da brand. No entanto esta avaliação que fiz é a minha avaliação e somente isso, apesar de baseada nos valores médios de Mercado praticados/observados e concluídos. Atenção, esta avaliação presume/prossupõe que a peça se encontre em boa condição estética e de funcionamento.

O meu palpite, segundo a estória do @Sansoni7, é que terá pago entre os 15.00 e os 20.00 €. Razz Razz

Obrigado amigo @Antiqvarivm.
De facto, paguei um nadinha mais....mas não foi por isso que fiquei mais pobre. Laughing
Na altura da decisão, lembrei-me do que o meu amigo me ensinou relativamente á marca...e não hesitei.
Está na fila de espera para ser «alindado»; depois mostro-o de novo.
Já agora, mantenho a bracelete de «cobra»?!
E quanto ao ano de nascimento, algum palpite?
__
Edit: muitas vezes, antes de efectuar a compra, peço a opinião de um ou outro expert sobre o «negócio»...e tenho-me saído bem.


Última edição por Sansoni7 em Sex 09 Nov 2018, 10:51, editado 1 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 10:51
Sansoni7 escreveu:Obrigado amigo @Antiqvarivm.

Na altura da decisão, lembrei-me do que o meu amigo me ensinou relativamente á marca...e não hesitei.

Já agora, mantenho a bracelete de «cobra»?!
__
Edit: muitas vezes, antes de efectuar a compra, peço a opinião de um ou outro expert sobre o «negócio»...e tenho-me saído bem.


Ora essa! :drinkingcheers:

Esse tipo de correia, na minha opinião e gosto pessoal, é o que 'assenta' melhor nesse tipo de relógio. Em castanhos ou em preto. Wink
Parabéns pela peça!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 10:54
Obrigado. Thumbs Up
Vou verificar o estado da dita, pois ainda não lhe dediquei grande tempo.
E quanto á «data de nascimento», algum palpite?
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 10:59
Sansoni7 escreveu:E quanto á «data de nascimento», algum palpite?


Entre os 40s e os 70s é de certeza! Mais exatidão e para não errar, só analisando melhor a peça…
Fábio de Sousa
Fábio de Sousa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2018
Idade : 34
Localização : Lisboa

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 10:59
Bom dia a todos e excelente tópico @Antiqvarivm

Apesar da minha participação pouco regular, tenho acompanhado diversas discussões. Esta interessa-me especialmente pois o ebay acaba por ser o meu "go-to" para procurar relógios e comparar preços (enfim...para me perder horas e horas).

Já foram levantados ótimos pontos relativamente às considerações e cuidados a ter pelo que acrescento os seguintes:
- Procurar vendedores com feedback próximo de 100%;
- Fugir de descrições de uma linha (e coisas do género);
- Pedir sempre mais fotografias (não só para verificar novos pormenores, mas também como forma de perceber o real interesse e motivação do vendedor, estabelecer a mínima relação com ele);
- Desconfiar de tudo;

O ebay é um mundo e há de tudo, do bom e do mau. Pessoalmente nunca tive problemas, nem como comprador nem como vendedor (mas também não fiz um mundo de compras).

Por fim, penso que também seria interessante criarmos uma lista ou base de dados de vendedores com os quais já tenhamos lidado e que tenhamos tido boas experiências. Creio que partilhar essas referências seja uma excelente ajuda para todos.

Abraço
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 11:09
Fábio de Sousa escreveu:Bom dia a todos e excelente tópico @Antiqvarivm...

…Por fim, penso que também seria interessante criarmos uma lista ou base de dados de vendedores com os quais já tenhamos lidado e que tenhamos tido boas experiências. Creio que partilhar essas referências seja uma excelente ajuda para todos.

Abraço


Excelente sugestão! Era a esta participação, de recomendações e sugestões, de toda uma entreajuda que eu me estava a referir. Very Happy

Obrigado e... obrigado pela tua participação neste tópico, com a partilha da tua experiência enquanto user do eBay e do teu enriquecimento para a shortlist de dicas que está a crescer @Fábio de Sousa. Thumbs Up

Espero mais contribuições tuas e de todos!
Fábio de Sousa
Fábio de Sousa
Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2018
Idade : 34
Localização : Lisboa

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 11:13
Assim que tiver um tempinho junto as tais referências de vendedores e partilho aqui Smile
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Sex 09 Nov 2018, 11:15
Fábio de Sousa escreveu:Assim que tiver um tempinho junto as tais referências de vendedores e partilho aqui Smile


Obrigado @Fábio de Sousa e ficamos todos à espera. Thumbs Up

Um abraço!
avatar
Convidado
Convidado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Qui 20 Dez 2018, 10:06
Agora uma dica, para muitos já conhecida, de como evitar 'custos extra' comprando no eBay. Quando se pode, claro…
A ver, em:





+info: https://www.youtube.com/watch?v=tcXsLPR3nlI [Buying Watches on eBay - Episode 1 (pilot) at Federico Talks Watches]
Conteúdo patrocinado

eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências Empty Re: eBay - Cuidados a ter e partilha de Experiências

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos