DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 02 Nov 2023, 09:03
VS escreveu:Primeira etapa feita, peças lavadas e prontas a serem montadas. Logo, se houver tempo e pachorra vão as engrenagens. Assim, mata-se o vício mais vezes 😂 - ainda vou chegar ao ponto de montar uma peça por hora para ter trabalho durante a semana inteira...😂

@VS Se o teu problema é arranjar trabalho para uma semana inteira, deixa lá que aqui pelo fórum arranjas isso facilmente, sem teres de investir e ainda ganhar algum com isso...  Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 1f602  Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 1f602  Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 1f602

JPP, VS e ji_heivs gostam desta mensagem

JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 02 Nov 2023, 11:27
Duca749 escreveu:"Duromat" é da DuRoWe, alemã.

Acrescento ser co-originária da Lacher & Company, que deu origem à marca LACO (de LAcher+COmpany ou Co.) entre muitas outras marcas deles.

A Durowe, responsável pelos movimentos, forneceu muitos destes para outras marcas de renome, com movimentos highgrade.

Pode ser que tenhas um destes, VS.

JPP, VS e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 02 Nov 2023, 12:09
@JVeiga é um duromat 580, podia ser algo highgrade mas é coisa pelintraGrade. Pelo que vi do movimento não fica atrás de nenhum suíço médio da altura. Melhor q os movimentos q vinham nos caunys isso sem dúvida q tem melhor aspecto

JVeiga e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 04 Nov 2023, 10:48
Dia de chuva, feira da ladra provavelmente sem vendedores, fiquei em casa a escavacar material. Tinha um relógio com a fronha em obras, ontem pintei-o de amarelo, hoje fiz a montagem. Mais um ovo estrelado.
Este era dos relógios mais estranhos q tinha, todo ele assinado : bracelete, tampa, mostrador, rotor... uma marca japonesa com um movimento suíço 😂😂😂 (AS 2066). Outros tempos, tempos em que relógios com o Made in Swiss tinham dentro movimentos franceses (estive ontem com um na mão).. Ainda não havia protecção da marca (Made in Swiss - hj em dia seria impossível)





Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2592Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2595
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2593

filipe cunha, Duca749, JPP, JVeiga, milhazes e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 19 Nov 2023, 13:23
O último escavacanço. Ontem dei um salto à feira da ladra, só lá fui da parte da tarde, o mesmo é dizer : hora dos monos! Comprei este só para matar o vicio, estava em muito mau estado e sem funcionar, nada que uma lavagem não resolvesse. Para a idade e estado em que estava ficou em condições de ser usado. Nada mau. Gosto da particularidade de apenas ter 2 ponteiros, aumenta a legibilidade (é mesmo assim, não está em falta). Mais um para o fundo da gaveta.

Pensei que já tinha batido tudo o que era movimento do segmento chaço, saiu-me um novo na rifa, calibre 4200 AV (Aurore-Villeret) - um fabricante de movimentos q foi devorado pela ETA

O antes e o Depois
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Gridar10Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Gridar11

m84, Sansoni7, bladerunner68, Duca749 e Domingues gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 21 Nov 2023, 13:16
Ontem lembrei-me de andar a polir parafusos e rodas de corda... A vítima foi o último que comprei e que já tinha metido a funcionar. Fotos de qd o comprei e como está. O aço é mesmo um material fantástico. O trabalhão a que me dei para um relógio que não vale mais de 25€. Quem corre a gosto não cansa, diz o povo e com razão!

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Gridar12

Sansoni7, Duca749, Domingues e milhazes gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 28 Nov 2023, 23:24
Enquanto via o Porto pelo canto do olho fui fazendo a revisão ao último que me chegou da vinted. Chegou sem funcionar, tal a porcaria acumulada (quer por dentro, quer por fora), nas ficou um mimo! O mostrador está impecável. Como está todo original, não vai levar qualquer polimento (geralmente nestes relógios de 20 paus dou-lhe com lixa em cima sem dó nem piedade, não se estraga o valor financeiro pq estes chaços pouco valem, em relógios de algum valor sou team 'afasta lá essa lixa..'). A única coisa q levou polimento e ainda vai levar mais uns toques é o vidro.
Mais um para o fundo de uma gaveta

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2609Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2610Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2611

Sansoni7 e milhazes gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 02 Dez 2023, 09:08
9 da manhã, ainda não tomei banho, mas já dei banho a um seiko. O vicio é f....!

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2615Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2616

Sansoni7 e JVeiga gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 04 Dez 2023, 15:11
Há os amadores menores, aqueles de quem o Camões não escreveria um verso, e os outros...aqueles que têm um torno num apartamento!!!! A última compra para o vicio : um torno! 😂😂😂
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2620
















Vá, agora com um elemento que serve de referência ao tamanho para não pensarem que é o torno de um ferreiro..... 😂😂😂
Minúsculo:)
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2621









m84, Duca749 e JVeiga gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 07 Dez 2023, 18:49
Primeiro movimento de quartz que meti a funcionar. Não sei como, sei que vinha sem funcionar, levou um banho em álcool isopropílico e ficou a bombar como deve ser. Irei desmontar/montar mais só para passar o tempo (no caso de não ter mecânicos)  pq estes movimentos não valem mesmo nada. Que lixo! Os materiais que usam são mesmo do mais reles que há. Não é a montar movimentos destes que se ganha gosto pela relojoaria, começar por este tipo de trastes de plástico só desmotiva quem tem curiosidade na matéria.

Continuo na minha, querem começar? Comprem chaços antigos da seiko, calibres 7005 ou 7009 q são os mais baratos. Trampa de quartz? passar ao lado que isto não satisfaz o ego de ninguém.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2625

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2628

m84, Duca749 e milhazes gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 12 Dez 2023, 19:27
A última peça que comprei para o meu estaminé do escavacanço como hobby : um expositor da Seiko (daqueles que há nalgumas relojoarias)! Isto é de muito boa qualidade, a parte branca é toda de metal, ainda pesa uns quilitos! Aqui vai servir para colar post-its! Estava a precisar disto como da pão para a boca....oh..oh...Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2632

m84 gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 13 Dez 2023, 18:54
É que nem dormia só de pensar que tinha um 2836-2 sem o ter desfeito primeiro.... O Tissot seastar já está neste estado. Amanhã ou depois monta-se e põe-se com 300° de amplitude.

O gajo estava com 242°, ainda aguentava mais um par de anos com bom tempo, mas isto é mais forte do que eu : relógio bom tem primeiro de ser desfeito pelo vs
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2640Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2639

m84, Sansoni7, Duca749, JVeiga e miguelguerra00 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Dom 17 Dez 2023, 16:13
Ferramenta caseira para endireitar cabelos e tirar/abrir molas anti-choque tipo incabloc. Vi num vídeo de um relojoeiro das Américas, (Hamilton) só que o gajo usa um palito para fazer cabo, a minha fica com um visual mto mais profissional. Neste caso, uma chave de fendas para lâminas 0,6mm, uma agulha de costura do mesmo diâmetro, levar a agulha a uma boca do fogão ate ficar em brasa, dobrar enquanto está quente, arrefecer e polir... e fica uma ferramenta fantástica para tarefas sensíveis. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2644

Sansoni7, bladerunner68 e Duca749 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 19 Jan 2024, 21:28
O relógio com q andei hoje e que comprei na Vinted por 15 paus. As pessoas teimam em não querer vender, metem fotografias que não lembram ao careca, até pensei que o relógio era amarelo. Não têm sentido estético nenhum. Ainda bem para quem compra. A fotografia do anúncio e como ficou.



Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2648Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2649

Sansoni7, bladerunner68 e Duca749 gostam desta mensagem

bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 20 Jan 2024, 13:48
Saber vender também é um arte 😁🤣


VS gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 20 Jan 2024, 16:07
Depois há também o reverso, quando nas fotografias o relógio parece imaculado e depois vai-se a ver e está todo lixado.

bladerunner68 e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 24 Jan 2024, 20:26
Segundo chaço de quartz a quem dei banho em álcool isopropílico e começou a funcionar. Estas porcarias de quartz parece-me que ainda são mais sensíveis ao lixo que os mecânicos. Fiquei com 2, um é para spare - se alguém precisar de um movimento Citizen 5500A a funcionar, fale comigo que posso considerar vendê-lo.

Um de titânio com bezel de aço e um de aço com bezel em titânio.... sempre a inventar. Não vou arriscar a tirar o insert e mudá-lo, mais vale ficar assim.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2650Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2651

Sansoni7 gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 25 Jan 2024, 19:48
Para quem ainda não percebeu a razão dos chaços plásticos de quartz serem mais precisos que os mecânico, este bifora tem a solução no mostrador : uma frequência de 32 768Hz. Um movimento mecânico já de topo, tipo um Rolex a 28800, tem uma frequência de 4Hz. Um mecânico se perder 1 ciclo equivale a 25% (1/4) de 1 segundo q sai afectado, um de quartz pode ficar "biruta" em 8000 ciclos que vai dar ao mesmo. Um relógio atómico tem frequências de milhares de milhões, quanto maior a frequência mais estável é a precisão, menos impacto têm as eventuais perdas. Gostava de ter este bifora, mas o gajo está a pedir 75 paus, é mto ppr uma coisa destas. Está castiço, nunca tinha visto um com a frequência no mostrador. Se alguém o quiser comprar está na Vinted.





Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Scree108

Sansoni7 gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 29 Jan 2024, 19:57
Este fds comprei uma sucata dos anos 50 para me entreter, vinha sem funcionar, depois do banho e montagem só funcionava com o mostrador virado para cima, se o virava para baixo o balanço parava... Geralmente este comportamento resulta de um pivot do eixo do balanço partido - não foi o caso, desmanchei o balanço todo, tudo fino, os 2 pivots intactos! Meti-me a inventar, meti um "calço" de papel no balanço (para o subir) e não é q o gajo começou a funcionar devidamente?
Agora estou a pesquisar na net por problemas parecidos e isto parece ser mato em relógios velhos, nomeadamente nos de bolso. Ainda não percebi mto bem de onde vem o desgaste ou o problema que advém com a utilização, mas lá chegarei. Segue foto do meu primeiro relógio "calçado"!.... O calço é o papel azul. (Qd o montar como deve ser meto-lhe tbm um calço como deve ser 😂)

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Scree109

Sansoni7, bladerunner68 e Duca749 gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 30 Jan 2024, 10:35
Na arte do desenrasca não há como os tugas 😁

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 31 Jan 2024, 20:06
Estive a dar banho ao russo que comprei, minha nossa...que banhada de relógio! o tipo ficou com bom ar, mas é cá uma porcaria de dimensão galáctica, o movimento  2614 H SU até não é mau, mas o relógio no seu todo é uma porcaria... Isto deve ser algum relógio publicitário fabricado aquando da queda da URSS, não estou a ver os russos a fazerem isto para utilização das massas. Esta coisa comparada ao Vostok que tenho, é comparar o sol com a lua.

Quando o abri pensei que tinha entrado água, parecia-me ferrugem debaixo do mostrador... qual ferrugem, qual quê..era shellac para colar o mostrador ao movimento!!!! Mas isto não é remendo, é mesmo assim, o mostrador tem os pinos mas não servem para nada q não há forma de os prender ao movimento. 
A caixa que parecia de aço é de latão cromado! Até os ponteiros são péssimos. Que desgraça de relógio. Raketas desta nunca mais. Venham Vostoks!
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2655Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2656
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 06 Fev 2024, 19:34
Comprei um relógio russo para escavacar, que fenómeno de relógio, um gajo está sempre a aprender. Desmontei-o, o gajo tem duas cordas e não tem despertador! São as duas para o sistema de engrenagens! Isto só pode ser desenho 100% russo tal a bizarria do movimento!
O mais absurdo é o número de jóias, o relógio diz no mostrador que tem 27, e tem realmente as 27, só que 9 delas não tem função absolutamente nenhuma, 4 delas estão cravadas na platina só para encher, não fazem contacto com nada, nem por cima nem por baixo!!! Provavelmente era para encher o ego dos russos com a narrativa que tinham relógios com mais rubis que os suiços. Absolutamente ridículo!

o movimento é um Slava 2427 (automático) 27 jóias!!! Mas podiam meter 97 desde que existisse espaço na platina para as cravar!.. que artistas!


Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2660Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2661Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Img_2662

bladerunner68 gosta desta mensagem

bladerunner68
bladerunner68
Mensagens : 1805
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 55
Localização : Portugal

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 06 Fev 2024, 20:03
Esses calibres são de guerra, aguentam tudo..😉

VS gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 07 Fev 2024, 10:28
Não percebes nada @VS as jóias a mais era para o caso de precisares de substituir alguma das outras 😁

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 07 Fev 2024, 12:56
@Duca749 a hehe, na volta, olha que até nem está mal pensado Smile
Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 31 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos