DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 18 Out 2023, 21:22
As pastas que referi funcionam depois dos riscos 'profundos' serem eliminados previamente com uma lixa, as pastas só puxam o brilho e provocam a transparência. Não pensem q o polywatch por si só elimine os riscos... Lixa 400, depois lixa 1000/2000 e só depois as pastas!

JPP gosta desta mensagem

miguelguerra00
miguelguerra00
Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/10/2023
Idade : 33
Localização : Leiria

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 18 Out 2023, 21:31
@VS acho que vou experimentar esse processo em conjunto com o Cif do @filipe cunha a ver o que sai dai

VS gosta desta mensagem

JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 18 Out 2023, 21:36
Este tipo de assunto, polimento de vidro mineral, já foi abordado neste tópico, se quiserem, podem dar uma olhadela sobre o processo e materiais.

https://dezdez.forumeiros.com/t254-polir-vidro-mineral?highlight=mineral

VS, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 18 Out 2023, 21:42
@JVeiga, estive a ler o teu post, a parte da lixa já fiz, os riscos profundos desapareceram, o problema é que está baço, vou espetar-lhe com pasta de diamante (qd a comprar) a ver se fica transparente na plenitude

JVeiga, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2054
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 18 Out 2023, 22:02
VS escreveu:@Duca749, deixa estar, se não funciona q se f... Vou experimentar a pasta de diamante, pode ser q dê resultados mínimos. Obrigado por disponibilizares o produto 👍 até levas com um coração para ficar abichanado I love you. Obg duca
Por mim não há problema em enviar-te, aliás até tenho algures também duas bisnagas da tal pasta de diamante, mas aquilo cá para mim é pó de pedra pomes com um óleo qualquer, não vale nada, também te envio se quiseres.

VS e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 18 Out 2023, 22:13
@Duca749 Hummmmm isso é mau, se calhar vou ter mesmo de trocar o vidro. Deixa estar, vou ver se consigo arranjar alguma coisa no AliExpress. Thanks

Duca749 e ji_heivs gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 19 Out 2023, 08:45
JVeiga escreveu:Este tipo de assunto, polimento de vidro mineral, já foi abordado neste tópico, se quiserem, podem dar uma olhadela sobre o processo e materiais.

https://dezdez.forumeiros.com/t254-polir-vidro-mineral?highlight=mineral

Boa memória João, já nem me lembrava disto!  Very Happy

Curioso ler o que escrevi há dois anos, que não tinha tempo para testar com o dremel ... ora bolas, ainda não testei e continuo sem tempo!  Crying or Very sad

E dava bastante jeito aprofundar a técnica, pois tenho vários a precisar de um trabalhinho destes!

bladerunner68, JVeiga e VS gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2054
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 19 Out 2023, 09:54
Com o Dremel eu parti um vidro, o que vale é que era de um relógio dos chineses de 4/5€ foi só para experimentar, mas comigo não funcionou, talvez falta de jeito ou paciência, com a Dremel tem que se ter cuidado para o vidro não aquecer muito, caso contrário pode estalar.
Á mão tem-se melhor controle acaba por ser melhor.

bladerunner68, JPP, JVeiga e VS gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 19 Out 2023, 11:36
Fica a dica, obrigado!  Wink

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 20 Out 2023, 19:27
A montar o Citizen q comprei há dias. Se alguém estiver a começar do zero no escavacanço e vir um Seiko pelo dobro do preço de um Citizen do mesmo segmento...compre o seiko!

Os Citizen automáticos dos anos 70 são um terror, se começam com um destes perdem logo a pica da relojoaria.

No mínimo deve ter o dobro das peças de um Seiko para fazer o mesmo (a única diferença é q estes tb tem corda manual). Mas o número de peças não é o pior, o pior mesmo é encaixar algumas delas! Isto não são movimentos para os relojoeiros ganharem a vida (a não ser q levem o dobro ou triplo por uma manutencao)!

Já dei esta recomendação várias vezes, mas cá vai mais uma vez, para começar nos automáticos : seiko, seiko, seiko, seiko!

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Img_2576

Duca749, JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

miguelguerra00
miguelguerra00
Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/10/2023
Idade : 33
Localização : Leiria

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 20 Out 2023, 20:07
@VS moral da historia sem querer eu acertei e o meu primeiro automático foi mesmo um Seiko 5  Very Happy
E obrigado pela dica tenho la um Citizen e então nem arrisco em mexer nele

JPP, VS e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 21 Out 2023, 18:11
Estive a acabar o Citizen q comecei ontem, se não tivesse tirado fotografias ao lado das complicações acho que nem no próximo sábado estava a funcionar. Este 7270 tem um desenho/arquitectura medonho! Este relógio tem 50 anos e com zero revisões, absolutamente imaculado por dentro (zero marcas nas cabeças dos parafusos ou em qualquer peça). A nível de movimento está novo, a nível de fronha é só mesmo o vidro, mas vai ficar como está : 100% original! Uma boa compra, um bom trabalho (gaba-te cesta).......... Venha o próximo!


Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Img_2579Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Img_2577Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Img_2578

m84, JPP, JVeiga, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 23 Out 2023, 10:28
E assim se vai consolidando o talento de um excelente recém autoformado Relojoeiro!   Thumbs Up

Tenho inveja sim!  lol!

VS e ji_heivs gostam desta mensagem

miguelguerra00
miguelguerra00
Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/10/2023
Idade : 33
Localização : Leiria

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 23 Out 2023, 10:34
@JPP é bom saber que não sou o único com uma pontinha de inveja de ainda não ter os conhecimentos pra uma empreitada dessas! Para já vou-me contentando com coisas mais básicas mas, quem sabe, um dia chegue lá.
@VS Parabéns pelo serviço feito, já tens planos para o próximo que vais escarafunchar?

JPP, VS e ji_heivs gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 23 Out 2023, 10:42
@JPP é bom saber que não sou o único com uma pontinha de inveja de ainda não ter os conhecimentos pra uma empreitada dessas! Para já vou-me contentando com coisas mais básicas mas, quem sabe, um dia chegue lá.
@VS Parabéns pelo serviço feito, já tens planos para o próximo que vais escarafunchar?

Sim, eu também espero um dia ter condições em casa - que agora ainda não tenho - e tempo para me aventurar da mesma forma e ir conseguindo fazer umas coisas! Mas acho que no caso do @VS acresce um jeitinho de mãos e esperteza para perceber a coisa que poucos terão, não há dúvida!  Wink

@VS, vai buscar um lençol e limpa o teclado, que está a ficar babado!  Razz Razz

Sansoni7, JVeiga, VS, ji_heivs e miguelguerra00 gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sex 27 Out 2023, 18:22
O último relógio a quem fiz a revisão (na semana passada) um Citizen 7270 de 1973, é o relógio mas preciso dos que me passaram pelas mãos. Em 6 dias, com ele no pulso 24h, o gajo atrasou-se 1,8s. teve variações diárias à volta de -2 durante a noite +2 durante o dia o que permite q a diferença diária seja aproximadamente zero (0,3s em média, para ser mais preciso). Isto são tempos de relógio quartz. (Provavelmente) o factor principal que explica isto é o facto do movimento nunca ter sido mexido, estava como novo as peças não apresentavam qq desgaste - quero crer q seja disso. Geralmente os vintage q me vêm parar às mãos já deram 3 voltas ao contador, o desgaste é visível a olho nu, na relojoaria 1 décima de milímetro às vezes equivale a 1 km no mundo dos pés dos homens, qualquer desgaste tem impacto considerável. Não era o caso deste.

Pensei que nunca encontraria um chaço que batesse os ETAs a nível de precisão, saiu-me este na rifa! O gajo é o diabo para se montar, mas que funciona bem, disso não há a mínima dúvida.

É claro que isto foram apenas 6 dias, se calhar daqui a 3 meses está todo mamado, não faço ideia do comportamento do movimento, e tb é nisso que os ETA ganham, tecnologia mais que testada, sabemos que funcionam bem mesmo daqui a 20 anos!

Tenho de comprar mais uns citizens com movimentos marados (diferentes da gama 82XX) a ver se saem como este. Este deixa qualquer seiko (dos muitos a q já fiz revisão) a comer o pó da estrada.

JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 28 Out 2023, 06:55
Olha que os Citizen que tenho, novos ou antigos, portam-se muito bem! Melhor que os Seiko, sem dúvida!  Wink

VS e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 01 Nov 2023, 10:18
Feriado, chuva, maravilha. Vou meter as pinças neste resto de relógio que comprei. Do relógio só se aproveita o movimento. Mais um caunymatic com um movimento q nunca vi à frente, um Felsa 4007N. A sensação é fantástica qd se abre um relógio e se encontra um movimento novo, i.é., num em que nunca mexi.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Img_2585Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Img_2586

Duca749, JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 01 Nov 2023, 10:26
O mostrador e ponteiros parecem bem! E essa caixa, com um bom polimento, é capaz de ficar catita! Força @VS, "dále cum alma"!  Thumbs Up 

E vai metendo fotos! (como te invejo, também gostava de conseguir tempo e condições - e "saber" - para esses belos trabalhinhos Rolling Eyes )

VS e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 01 Nov 2023, 11:08
Quando comecei a mexer em relógios, há coisa de dois anos, quando apanhava um fazia o trabalho todo desde início ao fim, desmontar, lavar, montar, afinar, "alindar" o bicho, às vezes demorava um dia inteiro, agora, é completamente diferente, faço render o peixe pois o processo está cada vez mais rápido, para fazer a revisão faço isto em 3 sessões temporais, a saber:
1) desmontar e lavar o relógio
2) montar e testar a parte das engrenagens - garantir que a coisa funciona
3) montar a parte das complicações e mostrador, fechar o relógio

Primeira etapa feita, peças lavadas e prontas a serem montadas. Logo, se houver tempo e pachorra vão as engrenagens. Assim, mata-se o vício mais vezes 😂 - ainda vou chegar ao ponto de montar uma peça por hora para ter trabalho durante a semana inteira...😂


Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Img_2587

Sansoni7, pfad, JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 01 Nov 2023, 11:17
Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up

ji_heivs gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 01 Nov 2023, 14:32
Fase 2. Feita. Engrenagens e sistema de automático montado. A funcionar. Para quem não sabe, a Felsa foi o primeiro fabricante a ter um sistema bidireccional no automático (Bidynator). O sistema deste 4007 está muito engenhoso, não tão simples como o dos ETA, mas as rodas reversas estão cá! Os ETA's parecem-me ser uma evolução e simplificação deste sistema.

Quanto ao movimento depois de revisto : uma porcaria, não o movimento, mas o estado! Funciona, deve dar para ver as horas, mas não o oferecia ao pior dos inimigos, a amplitude está miserável, problema de corda não é, parece-me ser do estado da âncora, uma pedra sem shellac, provavelmente precisa de ajuste, mas como isto é para peças.e não me apetece andar a meter super-cola (que não conseguiria retirar), fica assim, um dia que precisa da âncora para um relógio viável trata-se disso de forma decente.

Quando apanho um movimento novo costumo guardar fotos da montagem ou desmontagem, se alguém se armar em lavador de relógios e não consiga encontrar na net info para saber como se monta, falem comigo, pode ser que eu já tenha fotos da coisa.
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Img_2588

JPP e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 01 Nov 2023, 17:45
Sucata terminada, apesar de estar a funcionar, agora vai para dentro da gaveta : Peças!

Tinha de lhe meter um vidro + (arranjar um bezel) + arranjar a âncora + bracelete.... .Nã, neste não gasto mais 1 tostão. Só o rotor assinado com Cauny vale mais do que aquilo que paguei por ele.

Já vi chaços a serem vendidos com pior aspecto, mas este vale mais em peças.

Siga, venha o próximo, e que até já está na calha, é um automático com um movimento q tb nunca me passou pelas mãos (no rotor diz Duromat), marca q nunca ouvi falar.



Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Img_2590


Para ficarm com uma ideia de qto tempo gastei à volta disto, desde desmanchar até fechar, à volta de três horas, para menos, no início levava aí umas 8....

Duca749, JPP, JVeiga e ji_heivs gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2054
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 01 Nov 2023, 17:54
"Duromat" é da DuRoWe, alemã.

JPP, VS e ji_heivs gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 01 Nov 2023, 18:03
@Duca749, thanks duca - ainda não pesquisei nada sobre o bicho. Boa, acho que nunca mexi num automático alemão! Cool

ji_heivs gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 30 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos