DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

+11
Pedro Pereira
bladerunner68
m84
japazul
Iloper
outoftime
Sansoni7
Markku
nmfl
the abyss
Tempus fugit
15 participantes
Ir para baixo
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Sáb 15 Set 2018, 14:46
Fake vs Réplica vs Homage… e Original. Quem é quem?


Fake - a contrafação, a cópia ilegal e exacta ao ponto de trair a convicção de quem não está esclarecido e/ou de quem pretende dar continuidade ao acto? O crime!

Homage - a cópia no limite do legal, autorizada ou uma homenagem lucrativa e acessível a todos? Um 'crime'?

Réplica - a cópia legal ou ilegal, inclusive dentro do universo de quem detém os direitos sobre o produto? A pura falta de imaginação/criatividade? Uma incapacidade


Original - o ponto de partida de todos os outros… quem per si e por fim não alcança o "ser original"?


Um testemunho, a ver, em:





+info:

https://www.youtube.com/watch?v=HSR1jJOjs9E [Fake vs Replica vs Homage - Rolex Submariner & Ginault Ocean Rover at Bark and Jack by Adrian]
https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/fake
https://www.priberam.pt/dlpo/contrafac%C3%A7%C3%A3o
https://www.priberam.pt/dlpo/réplica
https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/homage
https://www.priberam.pt/dlpo/original
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Sáb 15 Set 2018, 15:54
Obrigado pela partilha @Antiqvarivm  Thumbs Up

Estou alinhado com a convicção do autor e, aliás, parece-me com a grande maioria de quem comentou o vídeo. Há dois comentários com piada que subscrevo:

fake= no (smash)
replica= no (destroy)
homage = ok if you cant get the real thing for what ever reason

Isn't the submariner a homage of the tudor and the blancpain?
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Sáb 15 Set 2018, 16:30
Tempus fugit escreveu:Estou alinhado com a convicção do autor e, aliás, parece-me com a grande maioria de quem comentou o vídeo. Há dois comentários com piada que subscrevo:

fake= no (smash)
replica= no (destroy)
homage = ok if you cant get the real thing for what ever reason

Isn't the submariner a homage of the tudor and the blancpain?


Isso, exactamente por aí @Tempus fugit... Smile
Iloper
Iloper
Mensagens : 151
Data de inscrição : 08/08/2018

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Sáb 15 Set 2018, 23:10
Isto dá pano para mangas e nem tenho opinião muito formada...

Fakes não.. É roubar propriedade intelectual e ainda por cima por serem feitos à socapa, regra geral a qualidade sofre
Cópia/replica com outro nome também não... No fundo é um Fake com outro nome...

E pode-se fazer tanta coisa com o diver... vejam o Orient Mako por ex.. Os Seiko... não são replicas, nem homenagem...

PS. atenção que também já tive de tudo e percebo, por isso, todos os pontos de vista...
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Sáb 15 Set 2018, 23:17
Iloper escreveu:Cópia/replica com outro nome também não... No fundo é um Fake com outro nome…


Gostei desta passagem!
the abyss
the abyss
Mensagens : 460
Data de inscrição : 26/02/2017

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Dom 16 Set 2018, 00:01
Sou obviamente contra os fakes e também contra cópias descaradas de relógios ainda em produção.

Não me tiram o sono aquelas homenagens de um Omega PO ou Rolex Sub que custam 100 euros. Nem toda a gente pode(ou quer) dar milhares de euros por um relógio...

Bom tópico @Antiqvarivm Thumbs Up
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Dom 16 Set 2018, 00:08
the abyss escreveu:Bom tópico @Antiqvarivm Thumbs Up


Obrigado. Smile
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Dom 16 Set 2018, 12:13
the abyss escreveu:Sou obviamente contra os fakes e também contra cópias descaradas de relógios ainda em produção.

Não me tiram o sono aquelas homenagens de um Omega PO ou Rolex Sub que custam 100 euros. Nem toda a gente pode(ou quer) dar milhares de euros por um relógio...

Bom tópico @Antiqvarivm Thumbs Up


Assino por baixo em tudo. Aquilo que se considera uma "homenagem" não me incomoda (embora também não me apele muito). A homenagem feita com respeito e elegância pode ser vista como uma forma de confirmar o valor do design original - e isto é válido também para outras áreas, como as artes, por exemplo. Alguns chamam-lhe "pós-modernismo".

Quanto a réplicas e falsificações, enfim... tudo para a fogueira.  Twisted Evil
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Dom 16 Set 2018, 16:54
nmfl escreveu:Quanto a réplicas e falsificações, enfim... tudo para a fogueira.  Twisted Evil


Apoiado! Smile
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Dom 16 Set 2018, 18:00
Quanto ao tema em análise digo o seguinte: réplicas/fakes são coisas falsas para gente falsa, como alguém já afirmou.
Compreendo que nem todos têm possibilidade de adquirir um Rolex/Omega/Tudor, etc. e ao adquirirem uma replica/fake sentem-se de algum modo mais próximos do que seria possuir um original dessas marcas. Mas para mim é errado, porque ao adquirir objectos desses estamos a apoiar a contrafacção e a denegrir a marca, vejam o que se passou por exemplo ao nivel da marca Michael Kors, isto para o caso dos acessórios. Também sou da opinião que ao usar uma replica/fake no pulso estamos a fingir que somos outra pessoa e isto para mim não dá.
Em relação às homages, não tenho nada a apontar, qual o mal de ir buscar inspiração aos clássicos que têm um design intemporal? Eu próprio faço isso com os meus Amphibias. E por falar isso vou deixar no tópico do relógio do dia um que terminei recentemente.
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Dom 16 Set 2018, 18:16
Markku escreveu:ao adquirir objectos desses estamos a apoiar a contrafacção e a denegrir a marca

Sim, e o problema ultrapassa em muito essa questão, que por si já é grave. A produção de relógios de contrafação tem vindo a ser atribuída a organizações associadas ao crime organizado e ao terrorismo, e normalmente ocorre em fábricas sem quaisquer condições de trabalho nem cumprimento das leis, o que ainda torna mais grave a questão.

E há ainda outro problema mais prático e imediato: além de não oferecerem garantia nenhuma de qualidade, os relógios de contrafação podem incluir - e já houve casos verificados - materiais perigosos para a saúde, uma vez que não estão sujeitos às regulamentações do material legítimo.

A contrafação, seja de que produto for, é um crime muito mais grave do que parece, e afeta negativamente a vida de muita gente pelo mundo fora - tudo em nome do lucro rápido de uns e da satisfação do desejo consumista de outros. Evil or Very Mad
Iloper
Iloper
Mensagens : 151
Data de inscrição : 08/08/2018

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Dom 16 Set 2018, 23:52
é tudo mau pronto...
E penso mesmo assim. Obrigado por me ajudarem a decidiir

Só os originais contam... O Amphibia é um original...
Eu próprio já comprei relogios hommage, os tais de 100e e copiar peças inteiras de outros relogios para ter um look/feeling mais parecido a outros. Ao comprar este tipo de relógios estamos a perpetuar a vontade e a criar mercado para estas empresas.

Dou um exemplo que se passou comigo.
Comprei há uns anos um Detomaso inspirado no sea dweller. Porreio e tal, movimento Miyota, um bocado cru em certas partes, mas ok. Com o dinheiro angariado eo sucessoi que tiveram os tipos compraram os direitos da Gigandet. Uma marca que foi distribuida ao lado da Breitling e da Wakmann.
Acabei por contribuir para estes senhores agora andarem a criar modelos melhores, com melhores acabamentos e a associarem-se à Breitling... (por razões afetivas à GIgandet, lá tive de comprar mais um.. mais 100e pros meninos...)

Não se deve fazer. É bom porque uma marca pequena está a melhorar processos, mas por outro lado estamos a ajudar que estas hommage, continuem...
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Seg 17 Set 2018, 00:44
A questão dos hommage, pessoalmente, não me aflige. Pegaste na Gigandet e, para mim, é um bom exemplo. Eu tenho este Sea Ground:

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? 818Du6ROFOL._UY500_

Quando o comprei sabia exactamente o que estava a comprar, que tinha um Miyota 8215 lá dentro e em lado nenhum estava sequer referenciado a herança suíça da marca. Que é um hommage, não há dúvida. Agora, quem conhece a Rolex saberá imediatamente que não é um Submariner, quem não conhece, muito provavelmente vai confundir mais depressa o meu Mako com um Rolex do que este Gigandet.

O mais importante para mim, no meio disto tudo, é que tenho um relógio de que gosto muito e que é uma homenagem a um modelo icónico da história da relojoaria sem se querer fazer passar por ele.
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Seg 17 Set 2018, 09:30
Tudo opiniões válidas por aqui e todas mais ou menos no mesmo sentido!  Very Happy

@Markku concordo amplamente contigo e gostei sobretudo do exemplo de experiência pessoal que deste com os Amphibias. Esta tua posição, defendida nesta passagem; "Em relação às homages, não tenho nada a apontar, qual o mal de ir buscar inspiração aos clássicos que têm um design intemporal? Eu próprio faço isso com os meus Amphibias." para mim está correcta. Parabéns pelo novo projecto "russo" concretizado!  Smile

@nmfl obrigado por nos lembrares e alertares para estas duas questões: saúde e criminalidade organizada! Gostamos tanto e tanto de Relógios que por vezes tendemos a ignorar ou a não dar a devida atenção e profundidade a esses e outros aspectos que estão/podem infelizmente estar-lhe associados…

@Iloper desconhecia o percurso e a história (dessa estória) que nos contaste. Sempre um input importante, obrigado! Compreendo o teu sentimento de revolta com todo o agigantamento das marcas que produzem quase exclusivamente homages, mas temos de ser nós (os clientes) a passar a mensagem correcta ao mercado.  Smile

@Tempus fugit, bonito Gigandet! Tem como disseste e bem uma colagem evidente ao icónico 'Sub', mas não é. Todos sabemos disso e quem não o souber, também eventualmente não saberá sequer o que é o Submariner LOL
Novamente… como disseste e bem, o importante é gostares do relógio e não sentires nenhum desconforto em o usares.  Smile
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Seg 17 Set 2018, 11:13
Bom tópico @Antiqvarivm.
Há uns tempos andei a pesquisar sobre réplicas...e fiquei admirado com o graus de sofisticação a que chegam.
pelos vistos há réplicas e Réplicas, chegando mesmo a pesar exactamente o mesmo que o modelo original.
Outra coisa que me admirou foi a sua origem não estar só na China ou India, mas também em Itália e nos próprios USA. Aliás parece até que há um ranking na Qualidade consoante a sua origem.
Enfim, um Mercado paralelo e onde, certamente, aqui e ali se poderá encontrar uma peça de qualidade...o que não deixa de ser crime!
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Seg 17 Set 2018, 14:13
Sansoni7 escreveu:Bom tópico @Antiqvarivm.

Enfim, um Mercado paralelo e onde, certamente, aqui e ali se poderá encontrar uma peça de qualidade...o que não deixa de ser crime!


Obrigado @Sansoni7.

Concordo completamente e convém que nem por momentos nos deixemos de lembrar disso; "É um crime!", independentemente da qualidade do produto e tentação que possa provocar...
No final, o facto mais relevante é estarmos a ser vítimas ou co-autores de um crime.
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Seg 17 Set 2018, 21:50
Andava à procura de uma coisas da Borealis e encontrei este artigo (já não está online, mas o Google Cache ajuda): http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:https%3A%2F%2F28daysearlier.com%2F2017%2F10%2F26%2Fwhen-borealis-watches-found-watches-like-theirs-for-sale-by-a-different-brand%2F

Isto ainda traz mais uma dimensão para a questão das réplicas, fakes e hommages: os ladrões (bem na realidade, o pessoal das réplicas/fakes também é ladrão). Mas leiam lá o artigo para ver onde é que eu quero chegar Very Happy Very Happy
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Seg 17 Set 2018, 23:00
Tempus fugit escreveu:Andava à procura de uma coisas da Borealis e encontrei este artigo (já não está online, mas o Google Cache ajuda): http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:https%3A%2F%2F28daysearlier.com%2F2017%2F10%2F26%2Fwhen-borealis-watches-found-watches-like-theirs-for-sale-by-a-different-brand%2F


Um artigo pertinente e inquietante para leitura.
Obrigado pela partilha.
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 18 Set 2018, 09:38
As «dores do criador»....
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 18 Set 2018, 10:28
A quantidade de réplicas e fakes que se encontram na maioria das plataformas de vendas é assustadora.
Acabam por perder alguma credibilidade com esta isenção de responsabilização. Se por um lado há quem saiba o que está verdadeiramente a comprar, muitos são completamente burlados.

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 18 Set 2018, 10:38
Para os menos conhecedores, no caso retratado no link acima, colocar-se-á sempre a dúvida...« o que apareceu primeiro, o ovo ou a galinha»?
Mesmo assim, neste caso, são relógios de marcas diferentes embora de modelos semelhantes. Creio que, nos casos das réplicas, o problema pode ser ainda mais grave, uma vez que poder-se-á estar a «comer gato por lebre».
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 18 Set 2018, 12:10
Deixo a pergunta:

As brands que mais sofrem com a contrafação e as homages no geral, não ganharam por aí ainda maior publicidade/protagonismo/mediatismo e afins para o seu produto original, aumentando e consolidando o estatuto de ícone?
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 18 Set 2018, 12:15
Sou levado a pensar que sim.
Afinal, só se copia o que é bom, por isso....
___________________
«Isto» é de facto um assunto «tramado».
outoftime
outoftime
Mensagens : 350
Data de inscrição : 09/11/2017

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 18 Set 2018, 12:15
Antiqvarivm escreveu:Deixo a pergunta:

As brands que mais sofrem com a contrafação e as homages no geral, não ganharam por aí ainda maior publicidade/protagonismo/mediatismo e afins para o seu produto original, aumentando e consolidando o estatuto de ícone?

Pode ajudar a divulgar ainda mais a marca, mas a contrafação/falsificação só acontece quando a marca já tem um estatuto e um reconhecimento que justifiquem a aposta no crime.

Penso que a praga dos Seiko 5 indianos não acrescenta nada à Seiko, bem pelo contrário Very Happy

https://www.ebay.com/itm/VINTAGE-SEIKO-5-AUTOMATIC-JAPAN-MENS-DAY-DATE-WATCH-1059-a100994-6/153181596822?hash=item23aa55ac96:g:Xz4AAOSwtFxbnOV2
Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 18 Set 2018, 14:23
@outoftime o que foste fazer. Esse "Seiko"....

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Cannotbeunseen
Conteúdo patrocinado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos