DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

+11
Pedro Pereira
bladerunner68
m84
japazul
Iloper
outoftime
Sansoni7
Markku
nmfl
the abyss
Tempus fugit
15 participantes
Ir para baixo
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 25 Set 2018, 21:36
Iloper escreveu:e vai ter sempre porque há sempre alguem que quer ter o ar sem ter de pagar 3000 ou 10000e por um relógio...


Sim, e o mesmo pode ser dito em relação ao "fato de treino Adidas" da feira, que se rompe passado duas semanas, ou aos óculos de sol "Dolce & Gabbana" daquele vendedor sem nome do OLX, que prejudicam seriamente a visão.

A contrafação é um negócio paralelo cujos efeitos nocivos ultrapassam em muito a fuga ao fisco (que parece ser a única preocupação do estado).

Os relógios são um dos produtos mais contrafeitos.

https://observador.pt/2018/06/23/asae-apreende-no-porto-45-mil-artigos-contrafeitos/

É curioso que muita gente fale mal das lojas dos chineses quando nunca vi um único artigo de contrafação à venda nessas lojas. Já em lojas e mercados de portugueses... vi muitos.

E sInceramente não percebo a falta de ação da ASAE ou das autoridades em geral em relação ao OLX. Deviam impor regras de cumprimento da lei, que claramente não existem, tendo em conta o número absurdo de classificados de contrafação.

Até as redes sociais de maior dimensão já têm vendas de contrafação em grande escala. É curioso que o Facebook proíba uma foto de uma mãe a amamentar o seu bebé mas autorize sem problema a venda de produtos de contrafação. Enfim.
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Sex 28 Set 2018, 20:07
O que compra realmente quem compra uma peça réplica/fake da Rolex?
Um bom vídeo e um bom exemplo, a ver, em:





+info: https://www.youtube.com/watch?v=RGcHGx0aEvQ [Real Vs. Fake Rolex Submariner - Comparing 116610LN to a Noob 3135 Replica at JustBlueFish Watch Reviews]
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Sáb 29 Set 2018, 20:52
Deixo agora a pergunta:

Como categorizar o "Frankenwatch"?
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Seg 01 Out 2018, 14:10
Antiqvarivm escreveu:Deixo agora a pergunta:

Como categorizar o "Frankenwatch"?

Boa pergunta!

Acho que franken se podem caracterizar no mesmo 'bolo' que os Falsos.
Digo isto porque normalmente são montados com peças variadas com o intuito de parecer uma outra coisa que não o é. Logo, há uma intenção de enganar/defraudar um potencial comprador.
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Seg 01 Out 2018, 20:35
Um tema muito intreressante e de certa forma fracturante na sociedade,ou pelo menos na comunidade que tem interesse neste universo...

Os fake são falsos e tentam ser vendidos como os originais,portanto penso que quase todos concordam que é algo que não deveria existir,pelo menos num mundo ideal.

As réplicas já levantam mais discussão por variadas razões.... Entre as muitas questões que se podem levantar ,deixo esta:

Eu posso tentar vender uma réplica de duas formas: Ou como réplica que é,fazendo a descrição do artigo,mas também a posso tentar vender como original....

Podemos dizer então que a réplica é um fake assumido Very Happy

Depois também há sempre a discussão se devemos ter ou não....

Sobre isso não tenho opinião formada,há tantas variantes de motivações para possuir uma réplica...

Assim de repente: Um tipo tem um Rolex Submariner,mas não se sente confortável em algumas situações,porque àparte o valor sentimental,tem um custo elevado.... Vai daí,compra uma réplica do seu Submariner para estar mais à vontade quando vai ao ginásio,praia,ambientes esquisitos,etc,etc....

Se querem a minha opnião,quem o faz,acaba sempre por andar com a réplica,porque nunca se sabe e a qualquer momento algo pode suceder ao relógio.... Laughing


As homages,que dizer.... As marcas fazem-no,as pessoas compram e usam.

Nós até podemos criticar as marcas que o fazem,mas na verdade todos o fazem hoje...

Ou seja,as marcas lançam no mercado homages dos seus própios relógios do passado.

Alto!!! Nesse caso não são homages,dirão alguns....

A isso chama-se reeditar um relogio!

Ah,bom.... já fico mais descansado Laughing


Agora e muito bem lembrado pelo Antiqvarivm....

Os Frankenwatch....

O tema é muito interessante,porque um Frankenwatch,pode ser tudo num só relógio..... fake,répilca,homage e até,original!






Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 02 Out 2018, 07:47
Bom post, @Pedro Pereira
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 02 Out 2018, 13:52
Pedro Pereira escreveu:

Os Frankenwatch....

O tema é muito interessante,porque um Frankenwatch,pode ser tudo num só relógio.....   fake,répilca,homage e até,original!


Obrigado pelo teu input Pedro.

Original só mesmo na medida em que é uma peça 'unica' composta por peças de outros relógios! Razz Mas percebo o que queres dizer .
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 02 Out 2018, 21:34
De facto queria dizer original nesse sentido e também no sentido de original,por ter parte das peças correctas para um determinado modelo e ainda... Original no sentido de parte ou partes de um relógio serem ainda as mesmas...

Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qua 03 Out 2018, 07:52
Aqui chegados, parece-me que todas as escolhas que possamos fazer são legítimas e respeitáveis, desde que não tenham sido feitas através do recurso á mentira e á trafulhice...isso é que não é admissível !
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qua 03 Out 2018, 16:10
Em teoria todo o relógio que chega a nós em segunda mão é um potencial frankenwatch!

O Frankenwatch ao contrário do Fake e da Réplica em que alguma coisa é ou não é o original, acaba por ser um termo,designação ou estado com muitas nuances diferentes.

Um exemplo.... tecnicamente falando a um relógio a que lhe foi substituída a coroa por outra de outro relógio igual,faz dele um frankenwatch.

Se isso é importante? depende de cada um e de caso para caso





Tempus fugit
Tempus fugit
Mensagens : 1357
Data de inscrição : 26/08/2018

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qua 03 Out 2018, 18:56
Sansoni7 escreveu:Aqui chegados, parece-me que todas as escolhas que possamos fazer são legítimas e respeitáveis, desde que não tenham sido feitas através do recurso á mentira e á trafulhice...isso é que não é admissível !

Acho que o @Sansoni7 resumiu a coisa exemplarmente. Thumbs Up

Para a questão que o @Pedro Pereira levanta não há respostas universais e elas vão sempre depender de cada um:

Uma coroa substituída faz de um relógio um franken?
Então e um mod como aquele que o @Markku fez no Amphibia e que nos deixa todos a babar?
E se lá dentro estiver uma peça feita pelo mestre @Girão para substituir uma que já não se encontra?

Reparem que só fiz perguntas. Cada qual terá a sua resposta e todas elas estão certas Very Happy Very Happy

avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qua 03 Out 2018, 19:22
Pedro Pereira escreveu:Os Frankenwatch....

O tema é muito interessante,porque um Frankenwatch,pode ser tudo num só relógio.....   fake,répilca,homage e até,original!


Concordo @Pedro Pereira.

Um Frankenwatch, como disseste e bem, pode ser isso tudo… Até na falsidade/arte de falsear se pode ser particularmente 'original'! O Frankenwatch, a menos que seja adulterado em larga escala, não é mais do que uma peça falsa com uma originalidade muito sui generis LOL
Como o @m84 tinha anteriormente e de forma concisa dito, é um relógio falso… ainda que diferente, isto na minha opinião.

Por fim, tudo boas questões @Tempus fugit! Smile Vamos ver as respostas e/ou opiniões que aparecem entretanto. Estou a gostar!
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qua 03 Out 2018, 22:38
Fico feliz por os meus mods agradarem a tantos. De facto, como disse um dia a um amigo e membro do fórum, os Vostok Amphibia são os meus Legos Very Happy
Em relação aos Frankenwatch, creio que se podem considerar 2 tipos destes relógios e dou 2 exemplos: os relógios de bolso transformados em relógios de pulso, e aqui existe claramente uma invenção destinada a enganar o apaixonado pela relojoaria, ao promover um modelo que nunca existiu e os Franken, que são o resultado dos meus mods com os Vostok, sendo que a diferença abismal é que eu não estou a tentar enganar ninguém e cada relógio que modifico é uma criação minha,, saída da inspiração que vou beber aos grandes clássicos.
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qua 03 Out 2018, 23:00
Markku escreveu:Fico feliz por os meus mods agradarem a tantos.

...e os Franken, que são o resultado dos meus mods com os Vostok, sendo que a diferença abismal é que eu não estou a tentar enganar ninguém e cada relógio que modifico é uma criação minha,, saída da inspiração que vou beber aos grandes clássicos.


Os teus Mods são um confirmado sucesso! Exacta e precisamente também por serem belos, sem seres 'abusivos', por não procurarem ser mais do que respeitosas homages uns e outros não mais do que 'aperfeiçoamentos' com special taste.

Os teus Mods, os que são homage, são no meu entendimento Mods completamente honestos @Markku!
Falo claro, com conhecimento do resultado dos teus Legos e da pessoa que és... mais do que um Amigo, uma pessoa bem formada e um verdadeiro apaixonado por Relógios, que o é mas no autêntico e no saudavelmente consciente.  Smile
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qua 03 Out 2018, 23:33
Tempus fugit escreveu:
Uma coroa substituída  faz de um relógio um franken?
Então e um mod como aquele que o @Markku fez no Amphibia e que nos deixa todos a babar?
E se lá dentro estiver uma peça feita pelo mestre @Girão para substituir uma que já não se encontra?

Reparem que só fiz perguntas. Cada qual terá a sua resposta e todas elas estão certas  Very Happy  Very Happy


Na minha opinião, acho que se deve perceber a etimologia do termo para se chegar a algum lado. O termo franken, frankenwatch etc vem obviamente da palavra frankenstein. E se todos nos lembramos bem, o Frankenstein, ou melhor, o MONSTRO de Frankenstein, foi uma criatura grotesca criada pelo seu inventor (o cientista Victor Frankenstein) usando métodos pouco 'ortodoxos' e tão horrendo que o próprio fugiu e abandonou tal criatura deixando-a à sua mercê...
study

Neste contexto pseudo 'histórico' um relógio franken para mim será um relógio composto por peças que não são originalmente do mesmo mas que 'servem'. Ou seja peças de outros modelos que sejam minimamente compatíveis. Logo, não é o que aparenta e, como tal, é tendencialmente 'criado' com o intuito de enganar.

Portanto, nesse sentido as minhas respostas as tuas (boas) perguntas são:

Uma coroa substituída  faz de um relógio um franken?
- Se for uma coroa original ao modelo, não. Considero uma peça de substituição.

Então e um mod como aquele que o @Markku fez no Amphibia e que nos deixa todos a babar?
- Não. É um mod, uma modificação, como o termo indica, e é feito com o intuito original de personalização e não de enganar.

E se lá dentro estiver uma peça feita pelo mestre @Girão para substituir uma que já não se encontra?
- Também não considero. Já não é 100% original porque teve que levar uma peça refeita de raiz, mas será uma peça igual à original para fazer exactamente o mesmo que a substituiu. Mas se fosse uma peça feita às três pancadas sem qualquer respeito pelo original, só para o efeito, acho que já consideraria um franken.
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qui 04 Out 2018, 19:41
Será?
A ver, em:





+info: https://www.youtube.com/watch?v=7SPuT8ijvfc [As Good As A Rolex Submariner? The Ginault Ocean-Rover at J. ANTHONY]
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qui 04 Out 2018, 19:47
É? Será? A Ginault está a "esticar-se" ou o modelo Ocean Rover é um produto Top?
O que concluir??
A ver, em:





+info: https://www.youtube.com/watch?v=NEety19AopY [Is this the best Alternative to the Rolex Submariner, or best Submariner Replica? - Ginault at Bark and Jack by Adrian]

post scriptum - já no final deste vídeo, uma inteira e respeitável Colecção alternativa a esta réplica que pretende homenagear os "Sub". Todos originais, belos e icónicos, sem ter de recorrer à qualidade, propósito e preço de certo modo duvidoso, pretensioso e até assombroso da Ginault LOL
Lembrei-me de algumas das tuas sábias escolhas @nmfl! Smile
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qui 04 Out 2018, 22:02
Agradecido pelas tuas palavras cheers @Antiqvarivm
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qui 04 Out 2018, 22:53
Isto está a andar muito depressa Smile

O exemplo da coroa que é uma substituição  serve para ilustrar como esta questão do Frankenwatch  não é fácil de definir.

Eu concordo que é uma peça que se substituí em certos casos ou então o relógio fica parado.

Claro que podemos sempre dizer.... Hoje é uma coroa,amanha um ou mais ponteiros,depois um.mostrador e mais a frente uma troca de máquina.

Se for sempre feito com as peças iguais,ou seja de outro  modelo,não é a mesma coisa que o Fran kenwatch  ( apetece quase dizer o puro fra nkenwatch ) feito com peças de modelos diferentes e que no fim resulta no tal original no sentido em que nunca existiu.

No primeiro caso temos um original quem.peças originais pese o facto de não serem as peças originais do relógio.

Este assunto do Frankenwatch surgiu-me e interessou-me muito na altura da minha fase oriental ( Orient ) e em relação ao famoso King Diver e World Diver.

Agora mais recentemente quando fui apanhado nas malhas da Seiko Mania.

Falou-se aqui nos Mods,mas acho que é uma categoria aparte do Frankenwatch.

Também é um assunto interessante mas off topic tal com os Frankenwatch.

Estas coisas era engraçado falar ao vivo num encontro...

avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Sex 05 Out 2018, 08:17
Pedro Pereira escreveu:Isto está a andar muito depressa Smile

Falou-se aqui nos Mods,mas acho que é uma categoria aparte do Frankenwatch.

Também é um assunto interessante mas off topic tal com os Frankenwatch.

Estas coisas era engraçado falar ao vivo num encontro...



Concordo.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Seg 08 Out 2018, 23:31
Epa esse Adrian já está a começar a ser um pouco 'chato', não?

Óh Adri, já se percebeu que és fã da Rolex e que gastaste um dinheirito no Hulk para seres 'aceite' na comunidade (palavras dele) e que apesar de achares bem construído, não gostas do Ginault, ou qualquer outra homage... Preferes algo que seja de marca própria (a Ginault o é) mas que não se assemelhe ao Submariner para não te sentires esquisito (a Ginault não o é). Pronto tá feito. Razz

Porque é disto que se trata no video. A Ginault é uma homage, e dizem que muito bem feita. Eu como nunca vi um, não posso comentar. Não é um fake, não é uma réplica. É uma homage como tantas outras.

Abraços,

E sim, os Franken e Mods são coisas à parte. Agora, vamos aos copos! :drinkingcheers:
avatar
Convidado
Convidado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ter 09 Out 2018, 15:30
m84 escreveu:Epa esse Adrian já está a começar a ser um pouco 'chato', não?

Óh Adri, já se percebeu que és fã da Rolex e que gastaste um dinheirito no Hulk para seres 'aceite' na comunidade (palavras dele) e que apesar de achares bem construído, não gostas do Ginault, ou qualquer outra homage... Preferes algo que seja de marca própria (a Ginault o é) mas que não se assemelhe ao Submariner para não te sentires esquisito (a Ginault não o é). Pronto tá feito. Razz

E sim, os Franken e Mods são coisas à parte. Agora, vamos aos copos! :drinkingcheers:


Gosto muito do Adrian, mas nem por isso deixa de ser um 'Rolex boy'.  Razz
Um boy, como outros… LOL

Concordo com o seguinte; homages e mods que respeitem o design/a assinatura criativa do original, têm o seu lugar e a sua utilidade sem 'ferir'. São porventura o next step natural na Arte de criar. Tudo tem um/vários pontos de partida…

Pergunto agora; Onde acaba um homage ou mod, essa homenagem ou fonte de inspiração e começa um novo/um legítimo original a caminhar pelo seu próprio pé?  Wink
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qua 10 Out 2018, 09:34
Antiqvarivm escreveu:

Pergunto agora; Onde acaba um homage ou mod, essa homenagem ou fonte de inspiração e começa um novo/um legítimo original a caminhar pelo seu próprio pé?  Wink

Hmmm isso é uma boa pergunta @Antiqvarivm, e que merece alguma introspeção ! Smile
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4807
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qua 10 Out 2018, 09:40
Partindo do princípio que um relógio é um objecto de uso pessoal, cada relógio será aquilo que o seu proprietário, num dado momento, quiser que seja....
Pedro Pereira
Pedro Pereira
Mensagens : 563
Data de inscrição : 04/11/2016
Idade : 53

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Qua 10 Out 2018, 15:47
Boas Very Happy

Dou um exemplo com o famoso Orient Mako/Ray que muitas vezes é posto na categoria das homages do Submariner e eu pessoalmente,não acho que tenha nada a ver.

Conteúdo patrocinado

Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem? - Página 3 Empty Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos