Compartilhe
Ir em baixo
Antiqvarivm

Re: Fake vs Réplica vs Homage... e Original. Quem é quem?

em Qua 10 Out 2018, 19:27
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
@Sansoni7 escreveu:Partindo do princípio que um relógio é um objecto de uso pessoal, cada relógio será aquilo que o seu proprietário, num dado momento, quiser que seja....

Será?

Quando uso o Asvil, não sinto que queira parecer usar um Railmaster ou um Ranchero e acredito inclusive que a maioria das pessoas desconheçam esses modelos.
Quando uso o Cauny Tank, não tenho a menor intenção de parecer estar a usar um Cartier, mas acredito que a maioria das pessoas poderão pensá-lo.
Quando usava o Sea-Dweller, sentia que estava a usar um bom relógio mas nada mais do que isso, para além do peso excessivo no pulso (cerca de 200gr). Não sentia que estava a usar uma peça de luxo. Não tinha essa intenção, nem a intenção de querer parecer estar a usar um SKX. Porém, acredito que a maioria das pessoas viam-no como uma forma de afirmação e isso incomodava-me.
Quando usava um dos Speedys, sentia que estava a usar um relógio estranhamente frágil. No entanto, acredito que a maioria das pessoas o(s) viam convencidas de ser um dos relógios mais robustos alguma vez construídos e isso era-me desconfortável.
Quando usava o Poulerouter, sentia e sabia que tinha no pulso algo muito especial e único. Engraçado era que acreditava, porque o constatava frequentemente, que a maioria das pessoas apreciavam extremamente o relógio, mesmo desconhecendo a marca, o modelo e obviamente muito provavelmente toda a história e significado horológico que envolve a peça.
Quando uso um Cortébert, sinto e adoro o que tenho no pulso, mas acredito que a maioria das pessoas desconheçam verdadeiramente o que é! Outros conhecendo, não lhe atribuem ainda o merecido valor…
Quando uso o UN, sinto e adoro o relógio que tenho no pulso, mas acredito que a maioria das pessoas nem sequer o identifica. Porventura é o melhor relógio de todos os relógios que tive e tenho, nos mais diversos aspectos e passa quase completamente despercebido o que muito me satisfaz! Very Happy

O que pretendo transmitir com tudo isto?
Simples… Nem um 'Sub' deixa de o ser porque o queremos, nem um SKX deixa de o ser porque o queremos, nem o que sentimos por um determinado relógio e num determinado momento dita que essa peça seja mais do que realmente é per si. Cada relógio é o que é e o erro está precisamente em querer "esticar" isso…
O significado afectivo, a ligação emocional, o momento ou acontecimento associado por nós a determinado relógio e por aí fora… valem por isso mesmo e não têm cotação válida de Mercado por isso. O relógio/a peça em si e desassociada de tudo isso, tem um valor relativamente exacto. Digo exacto, pois o resto são ditaduras e trapaças de Mercado… Razz
Sansoni7

em Qui 11 Out 2018, 07:41
Amigo @Antiqvarivm se bem percebi o seu post...basicamente estamos de acordo, ou seja, o maior valor de um relógio é-o para o seu proprietário, mesmo que muitas vezes, não tenha conhecimentos para avaliar, comercialmente, a peça que trás no pulso....ou no bolso.
Gosta-se e...ponto. Smile
Antiqvarivm

em Qui 11 Out 2018, 19:15
@Pedro Pereira escreveu:Dou um exemplo com o famoso Orient Mako/Ray  que muitas vezes é posto na categoria das homages do Submariner e eu pessoalmente,não acho que tenha nada a ver.

Um bom exemplo, o Orient Mako ou o Ray. Porque pensas assim @Pedro Pereira?

Estou curioso com a tua resposta. cyclops
Antiqvarivm

em Qui 11 Out 2018, 19:28
@Sansoni7 escreveu:Amigo @Antiqvarivm se bem percebi o seu post...basicamente estamos de acordo, ou seja, o maior valor de um relógio é-o para o seu proprietário, mesmo que muitas vezes, não tenha conhecimentos para avaliar, comercialmente, a peça que trás no pulso....ou no bolso.
Gosta-se e...ponto. Smile

Não tanto… mas também.

Clarificando, vejamos os seguintes casos;

a) o proprietário de um Patek que seja "estragado" e que não tenha respeito pelo relógio, nem qualquer afeição ou simplesmente não lhe ligue nenhuma… Deixa de ter ou o relógio de ser um Patek? O relógio perde valor de Mercado (exceptuando o decorrente da condição apresentada)?
b) o proprietário de um Swatch que seja "cuidadoso" e que tenha uma convivência adequada com o relógio, que lhe tenha carinho por o associar a um qualquer momento especial ou que simplesmente o tenha como o seu predilecto… Deixa de ter ou o relógio de ser um Swatch? O relógio ganha valor de Mercado (que seja válido e não especulativo para terceiros)?

Resumindo melhor:

1- O relógio valerá para todos pelo que é.
2- O valor excepcional que o relógio terá para o seu proprietário, só será muito garantidamente válido para ele.
3- A tentativa de impor valores diferentes ao Ponto 1 ou com fundamento no Ponto 2 é um mero exercício especulativo de Mercado. Será somente adulterar valores… Wink

Há que separar o valor do relógio do 'nosso' valor para o relógio. Parece confuso, mas não é!
Assim, o relógio vale por último pelo que somente per si é! O resto é conversaRazz
Antiqvarivm

em Qui 11 Out 2018, 19:32
Um caso interessante a observar neste vídeo, a ver, em:

O que dizer deste exemplo e como classificar este produto?

+info: https://www.youtube.com/watch?v=4mpnw2Nmlow [Is it bad to customise / modify watches? at Bark and Jack by Adrian]
nmfl

em Qui 11 Out 2018, 22:01
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Apenas uma observação em relação às modificações: tal como o autor do vídeo, nunca compreendi as acusações de "falta de respeito" e "barbárie" de quem odeia modificações de relógios. Afinal, estamos a falar de máquinas, essencialmente ferramentas produzidas em grande número de cópias na maioria dos casos... Qualquer "valor" ou significado que um de nós atribua a um relógio em concreto é sempre subjetivo e pessoal. À exceção de alguns exemplos de alta relojoaria e relojoaria "bespoke", etc., os relógios não são obras de arte, não são um quadro de Picasso. São ferramentas, com um determinado fator de "jóia", claro, mas são essencialmente ferramentas. E cada um sabe como deve ou não tratar aquilo que é seu.

A única coisa que considero efetivamente condenável é tentar vender um relógio que já foi alterado, renovado ou adulterado como se fosse original.
Antiqvarivm

em Qui 11 Out 2018, 22:16
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
@nmfl escreveu:A única coisa que considero efetivamente condenável é tentar vender um relógio que já foi alterado, renovado ou adulterado como se fosse original.

Nem mais. Thumbs Up
Sansoni7

em Sex 12 Out 2018, 08:43
@Antiqvarivm escreveu:....
Há que separar o valor do relógio do 'nosso' valor para o relógio. Parece confuso, mas não é!
....

Concordo e estou agora mais esclarecido.
Creio que em tudo «isto», o importante é mesmo «Conhecimento»...conhecer para saber/poder valorizar.
Obrigado pelo post.
Antiqvarivm

em Seg 15 Out 2018, 09:24
@Antiqvarivm escreveu:
@Pedro Pereira escreveu:Dou um exemplo com o famoso Orient Mako/Ray  que muitas vezes é posto na categoria das homages do Submariner e eu pessoalmente,não acho que tenha nada a ver.

Um bom exemplo, o Orient Mako ou o Ray. Porque pensas assim @Pedro Pereira?

Estou curioso com a tua resposta. cyclops

A ver, em:

+info: https://www.youtube.com/watch?v=T4nxQZcx9n4 [Rolex Submariner VS Orient Ray 2 $200 Watch VS $7500 Watch Have I lost my mind at Watch Addiction Watch Reviews]
Tempus fugit

em Seg 05 Nov 2018, 07:28
Como é que a Steinhart ainda não foi processada pela Rolex?  Question Question Question  

Antiqvarivm

em Seg 05 Nov 2018, 09:07
@Tempus fugit escreveu:Como é que a Steinhart ainda não foi processada pela Rolex?  Question Question Question  

Será que partilham intel @Tempus fugit? Razz
m84

em Seg 05 Nov 2018, 13:17
@Tempus fugit escreveu:Como é que a Steinhart ainda não foi processada pela Rolex?  Question Question Question  

É uma pergunta pertinente mas que se pode aplicar a inúmeras marcas e modelos.
Aqui o caso até nem é dos piores pois a caixa, ponteiros, coroa, bizel e mostrador são diferentes dos da Rolex. Embora parecidos... mas diferentes... Razz
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: