DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O Meu Primeiro NOMOS Empty O Meu Primeiro NOMOS

Dom 21 Jun 2020, 10:21
Bom dia!

Tenho o prazer de vos apresentar o meu primeiro NOMOS cheers .

Podia ser uma partida do dia das mentiras, mas não Very Happy .
É um post para assinalar o Dia Nacional do Relógio de Sol que se comemora hoje, 21 de Junho.

O Meu Primeiro NOMOS 510

E não @ElMuchacho não é o do Catawiki Razz , este é novinho em folha.

Desde que a NOMOS lançou este artigo e o vi pela primeira vez, cresceu em mim um desejo de "tenho que ter um". Porém, o tal "amor à primeira vista" transformou-se quase instantaneamente numa "facada no peito".

O dito cujo encontra-se calibrado e só funciona correctamente em determinadas regiões do globo. Na altura só estavam disponíveis 3 ou 4 cidades (Glashütte, Londres, Chicago, ...) e Lisboa não era uma delas, embora eu preferisse o Porto Razz.

O assunto ficou esquecido até que há 3 ou 4 semanas surgiu um todo rançoso no Catawiki, que veio reavivar o velho desejo de ter um.

Fui outra vez ao site da NOMOS ver se já havia mais cidades disponíveis e p* que os p*, havia mais cidades mas de Lisboa nem sinal :angry-banghead: . Nesse exacto instante de desespero deu-se um momento EUREKA!!!

Todo este tempo tinha estado a pensar mal. Para este relógio o que interessa é a latitude, não a longitude.

A primeira cidade que me veio à cabeça com uma latitude semelhante à do Porto (41°14′) foi Nova York (40°73′) com uma diferença de 0°41′. Mas depois de estudar as coordenadas de todas as cidades disponibilizadas pela NOMOS, constatei que o Porto e Istambul têm praticamente a mesma latitude, havendo uma diferença de apenas 0°14′ entre elas.

E muito feliz com esta minha descoberta encomendei um, calibrado para a cidade de Istambul.


O Meu Primeiro NOMOS 112


O Meu Primeiro NOMOS 210

Nem imagino quão sofisticado seria o embrulho se a minha encomenda tivesse mais um zero  affraid.

O Meu Primeiro NOMOS 310

Reparem na nota de agradecimento escrita à mão. A caligrafia deve ser factor eliminatório no processo de recrutamento... com a minha letra nem vale a pena mandar curriculum para lá Very Happy.

O Meu Primeiro NOMOS 410

Agora quanto ao relógio em si.

  • É necessário um período de adaptação, por exemplo ainda não percebi muito bem como distinguir se são 12 ou 13 horas scratch, pois os marcadores estão ambos ao mesmo nível;
  • É necessário fazer cálculos mentais, por estes dias no Porto a hora solar está 1h e 36 min. atrasada em relação à hora civil;
  • Só é possível dizer com algum rigor as horas e as meias horas. E mesmo assim ajudava se tivessem colocando uns traços marcadores. Mas já sabem como é a NOMOS, mantém tudo o mais minimalista possível;
  • É necessário calibrar o relógio para o mês correcto e se estamos no início, meio ou fim do mês. Esse processo se não for correctamente feito pode fazer com que o relógio fique adiantado ou atrasado vários minutos. Mais uma vez a NOMOS poderia ter colocado mais pontos de referência para ajudar na calibração;
  • O meu encontra-se alguns minutos atrasado, não sei se isso está relacionado com o modo como ele foi feito, se está relacionado com o facto de ter sido calibrado para Istambul e não para o Porto ou se sou eu que o estou a calibrar mal.


É mais uma pequena curiosidade de que um modo prático de ver as horas.
E sempre posso afirmar que tenho um NOMOS lol!


Para obter um tempo solar preciso acabei por instalar uma aplicação no telemóvel e assim vou brincando com os dois relógios.

O Meu Primeiro NOMOS Unname10


FELIZ DIA NACIONAL DO RELÓGIO DE SOL. :drinkingcheers:
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

O Meu Primeiro NOMOS Empty Re: O Meu Primeiro NOMOS

Dom 21 Jun 2020, 21:00
É uma curiosidade engraçada esse anel, não sei como é a nível de cálculo solar mas na topografia uma diferença de 0º14' é enorme.
nmfl
nmfl
Mensagens : 2060
Data de inscrição : 25/04/2017

O Meu Primeiro NOMOS Empty Re: O Meu Primeiro NOMOS

Seg 22 Jun 2020, 09:40
Não sei bem o que dizer sobre o anel/relógio, mas a apresentação da Nomos é claramente de grande nível.
ElMuchacho
ElMuchacho
Mensagens : 157
Data de inscrição : 11/12/2019
Localização : Porto

O Meu Primeiro NOMOS Empty Re: O Meu Primeiro NOMOS

Seg 22 Jun 2020, 14:13
Acho que para quem tem interesse pela horologia está uma ideia para um pendente muito engraçada! 
Não se seria a minha escolha para o meu primeiro NOMOS 🤣
Muitos Parabéns pela compra e por mais um post interessante!
SquareWatch
SquareWatch
Mensagens : 930
Data de inscrição : 27/04/2019

O Meu Primeiro NOMOS Empty Re: O Meu Primeiro NOMOS

Seg 22 Jun 2020, 21:36
Duca749 escreveu:É uma curiosidade engraçada esse anel, não sei como é a nível de cálculo solar mas na topografia uma diferença de 0º14' é enorme.
Por acaso, agora que comecei a usar a aplicação do telemóvel para testar a exactidão, até que é bastante exacto dentro dos possíveis. Com um tamanho tão pequeno e sem marcações intermédias não é possível dizer se são 10.20 ou 10.30.

O pior problema é dizer o tempo entre as 12h e as 13h. O ponto de luz continua a avançar até ao 12.30 e depois começa a recuar em direcção à marca das 13h. Mas se uma pessoa não estiver a olhar para o relógio durante uns minutos nunca sabe se o ponto de luz ainda está a avançar ou se já está a recuar. Rolling Eyes


ElMuchacho escreveu:Acho que para quem tem interesse pela horologia está uma ideia para um pendente muito engraçada! 
Não se seria a minha escolha para o meu primeiro NOMOS 🤣
Muitos Parabéns pela compra e por mais um post interessante!
Estou a pensar em usar mais como porta-chaves.
Também queria outro NOMOS mas são tão caros em relação ao que oferecem... não estou a dizer que são maus, mas são tão simplistas Neutral.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

O Meu Primeiro NOMOS Empty Re: O Meu Primeiro NOMOS

Seg 22 Jun 2020, 22:02
SquareWatch escreveu:

Estou a pensar em usar mais como porta-chaves.
Também queria outro NOMOS mas são tão caros em relação ao que oferecem... não estou a dizer que são maus, mas são tão simplistas Neutral.
Também nunca percebi a loucura à volta desta marca, tem relógios bonitos sem dúvida, mas pelo preço que pedem eu tenho dezenas de alternativas de marcas com pedigree antes de sequer pensar em comprar um NOMOS, mas nisto dos relógios é como em outras tantas coisas na vida, depende dos gostos de cada um.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

O Meu Primeiro NOMOS Empty Re: O Meu Primeiro NOMOS

Dom 28 Jun 2020, 22:27
Boa, parabens pela nova aquisição!  Very Happy É um... relógio... engraçado, não há duvida, e uma coisa diferente do habitual.


Duca749 escreveu:
SquareWatch escreveu:

Estou a pensar em usar mais como porta-chaves.
Também queria outro NOMOS mas são tão caros em relação ao que oferecem... não estou a dizer que são maus, mas são tão simplistas Neutral.
Também nunca percebi a loucura à volta desta marca, tem relógios bonitos sem dúvida, mas pelo preço que pedem eu tenho dezenas de alternativas de marcas com pedigree antes de sequer pensar em comprar um NOMOS, mas nisto dos relógios é como em outras tantas coisas na vida, depende dos gostos de cada um.

Não querendo descarrilar o tópico, e claro que não será para todos (e eu gosto de alguns apenas) mas pela gama de preço, encontras outras marcas com o mesmo nivel de detalhe e acabamento, e que produz todos os seus mecanismos in-house?
Conteúdo patrocinado

O Meu Primeiro NOMOS Empty Re: O Meu Primeiro NOMOS

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos