DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

+26
Francisco Fonseca
bladerunner68
GGaribaldi
ji_heivs
Lucas Petry
relogiospt
Aquiles_PT
Luís Lobo
Miguel
Sansoni7
filipe cunha
pfad
SquareWatch
BELMONDO
Tempus fugit
c0mpu73r
JVeiga
floijdt
JPP
Duca749
Paulo Rijo
Nunogoncalves
thomasferreira98
Nuno Graça
m84
VS
30 participantes
Ir para baixo
Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 23 Jun 2022, 00:35
Aquiles_PT escreveu:
Luís Lobo escreveu:
No lote tem lá uma cravadeira. Já a vendeu?
Luis na primeira foto apenas tem as pontas ( os punções ) e estão completamente comidos pela ferrugem, a maquina que está ao lado não é cravadeira é uma maquina para meter vidros de relogios.
Mas hoje em dia há muitas ferramentas boas linha branca que não precisamos de comprar bergeon...
uma maquina para colocar vidros por exemplo consegue-se praticamento o mesmo resultado ser uma imitação ou ser uma topo de gama swiss de 400euros
Quando vamos para mudança de pivots ou mudar rubis já estamos a falar de micro milimetros e a qualidade influencia
.
Se vieres alguma cravadeira manda MP
abraço e ogd
E na sexta imagem como te falei...
Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 23 Jun 2022, 00:39
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Screen10
Aquiles_PT
Aquiles_PT
Mensagens : 29
Data de inscrição : 08/06/2022
Idade : 51

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 23 Jun 2022, 00:44
anda 4 semanas para me enviar foto detalhada das laminas dessa ferramenta...
E pede uma fortuna, nem mostra o estado...pelas fotos do lote o seu estado...deixa-me preocupado. Não gosto de vendedores que parece que nos estão a fazer um favor vender as coisas. Geralmente fecho os negócios em 2 ou 3 mensagens
Mais que isso...não abona bons ventos para navegar.
Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qui 23 Jun 2022, 00:46
Aquiles_PT escreveu:anda 4 semanas para me enviar foto detalhada das laminas dessa ferramenta...
E pede uma fortuna, nem mostra o estado...pelas fotos do lote o seu estado...deixa-me preocupado. Não gosto de vendedores que parece que nos estão a fazer um favor vender as coisas. Geralmente fecho os negócios em 2 ou 3 mensagens
Mais que isso...não abona bons ventos para navegar.
Ah OK, mas viste. Pensei que te tinha escapado... 
Vá abraço.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 25 Jun 2022, 17:56
Comprei 2 Caunys (5 euros/cada)  a ver se conseguia fazer 1. Pensei: tiro os ponteiros de um, meto no outro e resolvo o problema e além disso fico com peças.... mas, mas.... quase q me ia ferrando, os calibres são diferentes... a sorte foi serem ambos da Unitas  o que safou a coisa, os ponteiros serviam e deu para partilhar o balanço, aquele q eu queria recuperar tinham o pivot do eixo partido.  Vá lá, correu bem e ficou uma maravilha. 

Os dois monos:
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_7711Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_7712


O Resultado final:
Para as 2 sucatas que o pariram ficou muito bom. Ao vivo ficou melhor q nas fotos.

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_7710

Duca749 e Luís Lobo gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 29 Jun 2022, 16:42
Há uns tempos enviaram-me um link (q perdi) com um curso completo de watchmaking (Chicago School of Watchmaking), tem 719 páginas, um calhamaço jeitoso, imprimi-o e ando a ler isto. É, talvez, da década de 40/50, só trata das sucatas q eu gosto... velharias (agora) vintage. Recomendadissimo, não encontram melhor em bibliografia impressa. É procurar por "pdf chicago school of watchmaking" q devem encontrar o dito cujo. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_2184Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_2185Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_2186

relogiospt, Duca749 e Aquiles_PT gostam desta mensagem

JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 29 Jun 2022, 18:37
VS escreveu:Há uns tempos enviaram-me um link (q perdi) com um curso completo de watchmaking (Chicago School of Watchmaking), tem 719 páginas, um calhamaço jeitoso, imprimi-o e ando a ler isto. É, talvez, da década de 40/50, só trata das sucatas q eu gosto... velharias (agora) vintage. Recomendadissimo, não encontram melhor em bibliografia impressa. É procurar por "pdf chicago school of watchmaking" q devem encontrar o dito cujo.

Bem sacado @VS, não é fácil encontrar um link para download completo, eu nunca consegui...  Crying or Very sad
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 29 Jun 2022, 18:42
@JVeiga, se quiseres o doc completo envia-me o teu mail por mensagem q eu envio-te o ficheiro (93Mb)
JVeiga
JVeiga
Mensagens : 278
Data de inscrição : 19/02/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 29 Jun 2022, 18:59
VS escreveu:@JVeiga, se quiseres o doc completo envia-me o teu mail por mensagem q eu envio-te o ficheiro (93Mb)

Muito obrigado  Thumbs Up
relogiospt
relogiospt
Mensagens : 57
Data de inscrição : 06/05/2015
Localização : Loures
http://www.relogiosb3.pt

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Link para download do curso da Chicago school of watchmaking

Sex 01 Jul 2022, 11:18
http://www.mediafire.com/file/c868g98kneaq4b8/

VS gosta desta mensagem

Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 02 Jul 2022, 10:35
Boas tenho este Silgar com o movimento fhf 909. Alguem conhece este movimento? Pelo que tenho investigado deveria ter Quick day set mas o meu nao tem. Tem corda manual e acerto das horas só. 
Terá sido alterado? Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 20220717
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 20220718

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 20220713
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 20220714
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 02 Jul 2022, 11:46
@Luís Lobo, não conheço o movimento, mas só há 2 maneiras de acertar a data de forma rápida:

1) pressionando a coroa contra a caixa - se for esta a forma, podes ter a tige curta, i.é, sem espaço para ser pressionada

2) puxar a coroa para uma posição intermédia entre o dar corda e o acertar as horas - se for este o caso, tens 99,99% de probabilidades da mola da tirette estar partida (é muito frequente)

Para testar a primeira opção podes tirar o movimento da caixa, colocar a tige e ver se dá para pressionar, para testar a segunda só sabendo se a tige tem 2 ou 3 posições (se tiver 3 e só conseguires 2, mola partida)

Tb se pode dar o caso de alguma roda do quick set estar em falta, mas acho muito difícil.


Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 02 Jul 2022, 12:00

@Luís Lobo, não conheço o movimento, mas só há 2 maneiras de acertar a data de forma rápida:

1) pressionando a coroa contra a caixa - se for esta a forma, podes ter a tige curta, i.é, sem espaço para ser pressionada

2) puxar a coroa para uma posição intermédia entre o dar corda e o acertar as horas - se for este o caso, tens 99,99% de probabilidades da mola da tirette estar partida (é muito frequente)

Para testar a primeira opção podes tirar o movimento da caixa, colocar a tige e ver se dá para pressionar, para testar a segunda só sabendo se a tige tem 2 ou 3 posições (se tiver 3 e só conseguires 2, mola partida)

Tb se pode dar o caso de alguma roda do quick set estar em falta, mas acho muito difícil.


Pois é  @VS já testei a primeira opção e não entra mais... Também não me sinto nenhuma posição entremedia entre dar corda e acerto das horas. O que acontece é a tije sair fora do movimento com relativa facilidade. Estive a ver e o sistema é de mola tipo os seiko e não parafuso. Defenitivamente algo está estragado nessa parte mas não me parece que esteja relacionado com o problema do acerto da data...
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 02 Jul 2022, 12:33
Se a tige sai, mola da tirette partida (99% de certeza). É esta haste fina em forma de foice q foi à vida. Qd aprenderes a mexer em movimentos isso é fácil de substituir e a peça não deve ser cara no ebay. Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_2188
Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 04 Jul 2022, 10:26
Bom dia, ao que parece este movimento tem o quickset na última posição da tige  e não na segunda como é habitual.
Esta peça está em falta no meu relógio. Acho que é esse o problema... 
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Screen13

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 04 Jul 2022, 11:22
@"Luís Lobo", que movimento mais estranho, realmente (pelo q estive a ler) parece q o esquema quickset da data nesse relógio é uma invenção sem paralelo. Tens aí um peça realmente estranha. Tão estranha que pode ser daquelas que valorizam.


"The FHF 909 is not really a nice movement and it probably has got a weird date quickset mechanism"


https://17jewels.info/movements/f/fhf/fhf-909/
Luís Lobo
Luís Lobo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 16/06/2022

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Seg 04 Jul 2022, 12:32
Pois é @vs também li esse artigo mas acho que ele não tinha o movimento completo... Deixo aqui um vídeo se quiseres dar uma espreitadela. https://youtu.be/mAc3SKLhnV4.

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Qua 06 Jul 2022, 20:41
Estava com o tartaruga no pulso e sem nada para fazer.... "bora lá fazer-lhe uma autópsia". este já está em peças, amanhã tb é dia, é dia de o por a bombar como a máquina merece. Isto sim, é um relógio, até dá gosto esventrá-lo. A maior vantagem de um gajo aprender a mexer nisto é poupar pasta e não ter de esperar semanas para o ter de volta arranjado/revisto.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_2191

Duca749, Aquiles_PT e Luís Lobo gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 12 Jul 2022, 15:39
Burrices de principiante (alerta aos outros maçaricos). Comprei um micrómetro num leilão (para medir coisas minúsculas - que não vão lá com os paquímetros), esqueci-me foi do sistema de medida dos animais - este é inglês.... Agora sai-me tudo em inches. Tenho de andar com uma app no telele para fazer as conversões. Se comprarem um reparem primeiro qual o sistema métrico. (Fica a nota para não fazerem bosta como eu)Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_2197
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 12 Jul 2022, 18:03
em agosto como vai fazer 1 ano que comprei o primeiro mecânico e que me meti nisto de escafiar relógios, vou comemorar com a revisão a um cronómetro mecânico - vai ser o meu valjoux 7734. vou ter de usufruir dos últimos dias que me restam de um relógio inteiro..... daqui a umas semanas será sucata. há que dar o corpo às balas......................... (ainda bem q não tenho um rolex)

Luís Lobo gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 12 Jul 2022, 19:41
Coragem @VS isso deve ser a mesma coisa só que com mais peças.

VS gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 12 Jul 2022, 19:46
@Duca749, olha que estou com cagaço, aquilo não vale muito mas é uma qtd de peças q não lembra ao careca. qt mais peças, maior a probabilidade de fazer "cocó"

Duca749 gosta desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 16 Jul 2022, 15:53
aqui o vs vai fazer um frankenwatch com os restos que há cá por casa: caixa de um, mostrador de outro pintado com spray (a ver se bato os mumbai special), ponteiros ainda tenho de arranjar, bracelete idem aspas aspas e vou usar um movimento eta 2789 (que são precisos como o raio - isto é máquina para ficar abaixo dos 3 segundos/dia) vou agora começar a montá-lo. vai ficar mais feio que o frankenstein. Siga, o que importa é passar o tempo!
Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_7911Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_7910
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Sáb 16 Jul 2022, 18:38
Trabalho terminado, tarde bem passada, aberração feita. coroa amarela em caixa de aço, ponteiros um de cada cor... Categoria!!!!! Em vez deste azul podia ter comprado spray cor Tiffany, está na moda.... Está um monstro, mas pelo menos está com bom tempo, os ETAs nunca desiludem. A brincadeira vai dar para testar o movimento, qd apanhar um mostrador de jeito num leilão..deito-lhe a mão e faço uma coisa como deve ser.

.Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_2200

Luís Lobo gosta desta mensagem

Lucas Petry
Lucas Petry
Mensagens : 154
Data de inscrição : 20/08/2019

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ter 19 Jul 2022, 15:35
Depois de ler esse tópico criei coragem e também vou me aventurar. Comprei hoje um seiko 6309 para começar a brincar. Sou mecânico automotivo, vamos ver se me bato muito. Kkkkkk


Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Img_2039

VS gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia - Página 17 Empty Re: Hobbystas de Relojoaria na Tugolândia

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos