DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Pedido de informaçao - Manutenção

Ter 05 Abr 2016, 23:42
Saudações.
Venho solicitar a vossa ajuda e aconselhamento no tipo de oleo a utilizar numa normal lubrificação de um "jovem" relogio de 60 anos. E outros que coitados não devem ter sido abertos a decadas, todos de corda manual. Pois tenho visto varios tipos (numeração), mas calculo que o mais sintetico seria o mais indicado (digo eu). E onde posso adquiri aqui na zona de lisboa? E já agora não querendo abusar, para poder revitalizar uns quantos mostradores cá em casa onde posso adquiri uma embalagem de Polywatch? Pois tenho visto mas em sites para profissionais. E não vendem ao cliente final.

Agradeço desde já a vossa ajuda. Porque depois da parte estetica estou a começar a apreciar e atentar entender a parte mecanica.

Cumprimentos a todos.
Shiver
Shiver
Mensagens : 479
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 48
Localização : Portugal

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Qua 06 Abr 2016, 01:21
Na parte do oleo nao posso ajudar, nao percebo do assunto.
Relativamente ao polywatch é facil de encontrar, amazon ou Ebay por exemplo.
Comprei já 2 vezes pelo ebay, tudo normal.
Até no Olx arranja isso se preferir.

Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Qua 06 Abr 2016, 14:11
Shiver escreveu:Na parte do oleo nao posso ajudar, nao percebo do assunto.
Relativamente ao polywatch é facil de encontrar, amazon ou Ebay por exemplo.
Comprei já 2 vezes pelo ebay, tudo normal.
Até no Olx arranja isso se preferir.


Por incrível que possa parecer, estive nos sites específicos, e nada de venda a cliente directo.
Vi umas entradas do produto num site de vendas chinês mas foi tudo. Nos mais normais não vi. Parece Incrível mas é verdade, vou já pesquisar. O óleo é quase a mesma questão, descobrir um bom vendedor e depois qual o mais indicado e generalista.

obrigado pela ajuda.
Shiver
Shiver
Mensagens : 479
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 48
Localização : Portugal

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Qua 06 Abr 2016, 14:20
Tem aqui:

https://olx.pt/anuncio/polywatch-swacth-IDz1Out.html#2f6ee6fe6b

ou aqui:

http://www.ebay.es/itm/PROMO-POLYWATCH-polish-verre-montre-phare-polycarbonate-corps-stylo-/141607623760?hash=item20f878dc50:m:mb6LWTvP_p68jUyJw19_Jgw
Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Qua 06 Abr 2016, 18:33
exactamente, foram mesmo esses que vi. Obrigado.
mesmo assim irei utilizar pela 1º vez. Vi no outro dia um relojoeiro a dar com uma lixa antes, e só depois de tudo bem liso aplicou o PolyW.
Para polir e efectivamente ficou impecável. Que lixa (grama) é utilizada? Sabe? ou é deixar isto da curiosidade para os profissionais? Pois chegar uma lixa perto de um vidro de relógio é como ver um elefante numa loja de cristais? ainda não aconteceu mas sabemos que vai ser feio!
Shiver
Shiver
Mensagens : 479
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 48
Localização : Portugal

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Qua 06 Abr 2016, 20:06
Eu só uso o polywatch e faz milagres.
Uma gotinha do tamanho da cabeça de um alfinete no centro do vidro, um pano de algodao, pode ser uma t shirt velha.
ponho o pano á volta do dedo e vou passando levemente no sentido dos ponteiros durante mais ou menos 2 minutos sempre a rodar.

Já agora se precisar para os metais, tb algo leve e nao muito abrasivo uso este:

http://www.ebay.com/itm/CAPE-COD-Fine-Metal-Polishing-Cloth-1-Pack-of-2-cloths-Watches-Jewellery-/270926031989?hash=item3f14732c75:g:C4IAAOSwjVVVm6RH

Para começar a "brincar" é excelente tambem
Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Qui 07 Abr 2016, 00:31
Impecavel, era mesmo isso que me faltava. Pois tenho aqui um Sorna Alarm 17 jewels, dos anos 70, que parece ter ficado parado desde essa altura e precisa mesmo de uma boa limpeza.
Esses panos não estao relacionados com o que existe nos supermercados, tipo Duraglite?? Ou isto é mais soft? Outra questao, para os dials mais antigos e sujos, vejo que se usa oleo jonhson. Para um limpeza superficial. Já utilizou a tecnica? E seguro?
Shiver
Shiver
Mensagens : 479
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 48
Localização : Portugal

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Qui 07 Abr 2016, 00:49
A sorna tem relogios giros por acaso.
nunca usei duraglite mas estes panos penso serem bem mais softs, nao tem qualquer sensação de serem asperos.
Em relação a interiores,dials, etc não é comigo.
Só faço decoração de exteriores, nao abro os "bichos", nao tenho qualificações para isso Smile
De qualquer forma oleo jonhson nao sei porque nao me soa bem....Sei que muitos das peças sao limpas por ultra sons,ja dei uma vista de olhos nas maquinas que ate nem sao muito caras mas nunca me aventurei.

Tipo Isto:

http://www.heartjoia.com/4623-ultra-sons-limpeza-joias-limpar-prata-ouro-metal

Tambem ha no olx e vai de 30 euros ate mais de mil nas maquinas mais profissionais.
Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Qui 07 Abr 2016, 15:48
Sim a Sorna com aqueles Bullheads e Chronos, eram uma marca de referencia nos anos 70. A mim calhou-me o modelo com alarme.
O Duraglite é mais corrosivo, vou ver melhor essas maquinas, pois servem para várias peças, só a limpar as jóias das mães já vale a pena mandar vir uma, até no olx existe umas que merecem um olhar mais profundo, pois parecem ser verdadeiras, pois existem muitas que não fazem verdadeiro ultra som. No youtube tem vários vídeos sobre essas maquinas e a limpeza de relógios e jóias. vou mesmo pensar nisso, pois já vi que a oferta é grande. O óleo nos dials vi num forum qualquer, era aplicado com um palito para retirar a sujidade. Mas fiquei sem perceber como tirava o óleo dos dials, heheheh Mas os dials também vão lá para dentro da maquina?
Quando escolher a maquina aviso/partilho aqui, pois não é um investimento nada mau, pois as utilizações são muitas, basta ter o liquido adicional correcto para a peça.
Entretanto o que se podia organizar era um Workshop para membros sobre a manutenção das suas preciosidades. Sempre na óptica do utilizador.
Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Seg 18 Abr 2016, 21:44
Ainda sobre a tematica da manutençao, quero agradecer ao Shiver. Pois o meu Komandirskie Classic já merecia um pequeno restauro. Já levou uma boa polidela com Polyw. Mas mesmo assim já cá tenho um novo vidro, pois apesar de muito melhor o poly não faz milagres quando não existe material. Com nova bracelete e depois é só mais uma limpeza da caixa. Com cape cod, mais uma vez obrigado shiver.
Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Seg 18 Abr 2016, 21:51
Ainda pensei em mandar vir nova caixa, que vem completa com tudo novo, bezel,stem, vidro e até orings.
Mas a patina quem tem,fui eu que a fiz, portanto é só limpeza. Segue agora a foto do antes. Quando estiver completo volto a actualizar.
Pedido de informaçao - Manutenção CIMG4008
Shiver
Shiver
Mensagens : 479
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 48
Localização : Portugal

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Ter 19 Abr 2016, 00:12
Ficamos á espera do resultado final Smile
Sampaio
Sampaio
Mensagens : 73
Data de inscrição : 11/12/2015
Idade : 45
Localização : Porto
http://www.watchgarage.tictail.com

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Qui 12 maio 2016, 17:39
O Polywatch já vi à venda nas lojas Swatch em qualquer shopping.
Evita esperar pelas compras via net Wink
Quantos aos polimentos dos vidros, ou deixam para os profissionais ou vão arriscando :-)
Nos vidros mais antigos, que nem são vidro, são aquele plastico plexi, resulta melhor passar uma lixa muito fina, com agua, antes de passarem ao Polywatch. O Polywatch dá brilho e fica lisinho, mas se for para tirar riscos vão passar horas a dar ao braço!!
Uma lixa de água como é mais conhecida, com o grão mais fino que arranjarem, sempre molhada!! e vão passando no vidro todo até sairem os riscos.
Claro que vai ficar completamente fosco. A seguir, polywatch até ficar brilhante de novo. Se tiverem uma Dremel, melhor! Mas cuidado para não darem sempre no mesmo sitio ou "queimam" o vidro!! Na velocidade minima e sempre em movimento e com bastante polywatch sempre.
Espero ter ajudado.
m84
m84
Moderador
Mensagens : 3295
Data de inscrição : 07/04/2015

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Sex 13 maio 2016, 10:09
Sampaio escreveu:O Polywatch já vi à venda nas lojas Swatch em qualquer shopping.
Evita esperar pelas compras via net Wink
Quantos aos polimentos dos vidros, ou deixam para os profissionais ou vão arriscando :-)
Nos vidros mais antigos, que nem são vidro, são aquele plastico plexi, resulta melhor passar uma lixa muito fina, com agua, antes de passarem ao Polywatch. O Polywatch dá brilho e fica lisinho, mas se for para tirar riscos vão passar horas a dar ao braço!!
Uma lixa de água como é mais conhecida, com o grão mais fino que arranjarem, sempre molhada!! e vão passando no vidro todo até sairem os riscos.
Claro que vai ficar completamente fosco. A seguir, polywatch até ficar brilhante de novo. Se tiverem uma Dremel, melhor! Mas cuidado para não darem sempre no mesmo sitio ou "queimam" o vidro!! Na velocidade minima e sempre em movimento e com bastante polywatch sempre.
Espero ter ajudado.

Boa info, Sampaio! Smile

Já usei Polywatch e em riscos não muito profundos funciona às mil maravilhas! Isso da lixa de agua prefiro deixar aos profissionais. Razz
Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Sáb 14 maio 2016, 13:10
m84 escreveu:
Sampaio escreveu:O Polywatch já vi à venda nas lojas Swatch em qualquer shopping.
Evita esperar pelas compras via net Wink
Quantos aos polimentos dos vidros, ou deixam para os profissionais ou vão arriscando :-)
Nos vidros mais antigos, que nem são vidro, são aquele plastico plexi, resulta melhor passar uma lixa muito fina, com agua, antes de passarem ao Polywatch. O Polywatch dá brilho e fica lisinho, mas se for para tirar riscos vão passar horas a dar ao braço!!
Uma lixa de água como é mais conhecida, com o grão mais fino que arranjarem, sempre molhada!! e vão passando no vidro todo até sairem os riscos.
Claro que vai ficar completamente fosco. A seguir, polywatch até ficar brilhante de novo. Se tiverem uma Dremel, melhor! Mas cuidado para não darem sempre no mesmo sitio ou "queimam" o vidro!! Na velocidade minima e sempre em movimento e com bastante polywatch sempre.
Espero ter ajudado.

Boa info, Sampaio!  Smile

Já usei Polywatch e em riscos não muito profundos funciona às mil maravilhas! Isso da lixa de agua prefiro deixar aos profissionais.  Razz

Pois isso da lixa vi precisamente um profissional a fazer-me no meu Rila, e fiquei apreensivo..... depois passou um género de Polywatch e quando me passa para a mão nem queria acreditar, estava quase novo. Mas tenho que tentar, pois entre a recuperação do vidro e a colocação de novo só a procura de um vidro correcto deve de ser mais complicado (depende dos relógios é claro).
Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Sáb 14 maio 2016, 13:24
Sampaio escreveu:O Polywatch já vi à venda nas lojas Swatch em qualquer shopping.
Evita esperar pelas compras via net Wink
Quantos aos polimentos dos vidros, ou deixam para os profissionais ou vão arriscando :-)
Nos vidros mais antigos, que nem são vidro, são aquele plastico plexi, resulta melhor passar uma lixa muito fina, com agua, antes de passarem ao Polywatch. O Polywatch dá brilho e fica lisinho, mas se for para tirar riscos vão passar horas a dar ao braço!!
Uma lixa de água como é mais conhecida, com o grão mais fino que arranjarem, sempre molhada!! e vão passando no vidro todo até sairem os riscos.
Claro que vai ficar completamente fosco. A seguir, polywatch até ficar brilhante de novo. Se tiverem uma Dremel, melhor! Mas cuidado para não darem sempre no mesmo sitio ou "queimam" o vidro!! Na velocidade minima e sempre em movimento e com bastante polywatch sempre.
Espero ter ajudado.

é mesmo uma grande ajuda, pois já tinha visto a ser feito, mas agora tenho renovada confiança para me aventurar.
Portanto Polywatch - Check, Dremel - Check, Vidros Riscados - Double Check, só falta a lixa.

Outra duvida, na colocação do vidro. Adiciona-se alguma cola especifica? Estou a falar em vidros acrílicos colocados sobre pressão. Pois calculo que os dos divers, e sendo minerais (ou safira) encaixam na caixa de uma forma especifica mas também de pressão.
estou a falar dos mais simples, clássicos. Pois estive a limpar um Slava com cal 2427, e o vidro saiu com alguma facilidade e tinha resíduos de algo semelhante a cola seca. Já o coloquei com a prensa de vidros, mas estou apreensivo se irá ficar no sitio.
Não tenho andado com ele pois a stem não está a fazer as 2 posições. quando desmontei para limpar ao voltar a colocar a stem só faz a posição 2. Já tentei introduzir pressionando o botão que a liberta, já tentar várias maneiras mas acho que algo lá dentro do mecanismo deve de ter passado a posição e agora tenho que abrir para verificar. Vai ser uma nova experiência até já mandei vir chaves novas, pois não tinha nada para aquele tamanho.
Mika123
Mika123
Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/02/2017

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Dom 05 Fev 2017, 16:18
Gostaria de saber de este relogio é original da Timberland!
[IMG]https://2img.net/h/oi63.tinypic.com/5p24iw.jpg[/IM
AlexPT
AlexPT
Mensagens : 83
Data de inscrição : 10/01/2016

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Seg 06 Fev 2017, 10:04
Bom dia a todos,

Desculpem meter aqui o nariz, mas polywatch para quê??
Polywatch é um produto abrasivo como muitos outros disponíveis no mercado.
Sempre poli vidros de acrílico de relógio sem nunca recorrer a esse produto pois acho que foi feito para "enganar" a malta :-)
Há muitas soluções e todos nós temos uma dessas soluções em casa.

Pasta dos dentes? Ninguém tem :-) ?
Massa fina/polish que usam para tirar os arranhões dos vossos carros?!
"Coração" limpa pratas?!
Duraglit (limpa pratas) ?!

Esqueçam o polywatch, pois não é necessário.
O bom pano de micro fibras (por exemplo aquele que usam para limpar as lentes dos vossos óculos) vai ajudar-vos nesta equação.
A experiência também vos vai trazer melhores resultados.

O polywatch ou os produtos que referi só tiram arranhões muito leves, portanto, se tiverem arranhões mais profundos terão que usar lixa de água.

Comecem com a 1500, passem para a 1800 e para finalizar 2000. Utilizem a lixa de forma uniforme em toda a superfície do vidro. Para finalizar o processo, usem os produtos que já referi anteriormente.

Boa sorte e qualquer dúvida estou aqui para ajudar!



Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Seg 06 Fev 2017, 13:55
AlexPT escreveu:Bom dia a todos,

Desculpem meter aqui o nariz, mas polywatch para quê??
Polywatch é um produto abrasivo como muitos outros disponíveis no mercado.
Sempre poli vidros de acrílico de relógio sem nunca recorrer a esse produto pois acho que foi feito para "enganar" a malta :-)
Há muitas soluções e todos nós temos uma dessas soluções em casa.

Pasta dos dentes? Ninguém tem :-) ?
Massa fina/polish que usam para tirar os arranhões dos vossos carros?!
"Coração" limpa pratas?!
Duraglit (limpa pratas) ?!

Esqueçam o polywatch, pois não é necessário.
O bom pano de micro fibras (por exemplo aquele que usam para limpar as lentes dos vossos óculos) vai ajudar-vos nesta equação.
A experiência também vos vai trazer melhores resultados.

O polywatch ou os produtos que referi só tiram arranhões muito leves, portanto, se tiverem arranhões mais profundos terão que usar lixa de água.

Comecem com a 1500, passem para a 1800 e para finalizar 2000. Utilizem a lixa de forma uniforme em toda a superfície do vidro. Para finalizar o processo, usem os produtos que já referi anteriormente.

Boa sorte e qualquer dúvida estou aqui para ajudar!




Isto é Mesmo para meter o nariz.......

Por acaso já tinha visto a questão da pasta de dentes, até para ópticas de carros. Mas sinceramente pensei que tivesse de ser uma pasta de destes com aquelas micro esferas.
De resto calculei que polish ou duraglit fosse eficaz.
Com respeito ás lixas, está complicado arranjar acima de 1000, mas agora descobri num site asiático e estou á espera, vai do 2000 ao 5000.

Já agora (o meu calcanhar de Aquiles) e vidros minerais?? O que costuma usar?
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Sex 16 Fev 2018, 08:06
Ressuscitando o tópico para colocar uns links de material interessante que foram publicados num outro tópico:

https://www.ebay.ie/itm/Watchmakers-Screwdriver-Set-of-9-With-Spare-Blades-Boxed-Watch-Repair-Quality/111787186686?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649 CHAVES DE FENDA

https://www.ebay.ie/itm/6-x-Professional-Coated-Precision-Tweezers-Set-Stainless-Steel-Non-Magnetic-UK-/332133116872?hash=item4d54ad2bc8 PINÇAS

https://www.ebay.ie/itm/1-2-demi-20-gr-gomme-RODICO-bergeon-6033-cleaning-pivots-hands-dial-wheels/150955545945?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649 RODICO

Shiver
Shiver
Mensagens : 479
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 48
Localização : Portugal

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Sex 16 Fev 2018, 12:01
Uso este para limpeza e polimento leve das caixas, aconselho.

https://www.amazon.co.uk/Cape-Cod-Polish-Polishing-Cloth/dp/B0017H3PIO
Markku
Markku
Mensagens : 1430
Data de inscrição : 07/08/2017
Idade : 47
Localização : Cartaxo

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Sex 16 Fev 2018, 14:42
Obrigado pela partilha!
E já agora, uma questão: Quantas vezes se deve dar corda aos relógios mecânicos, digamos por exemplo num mês, de modo a poder manter o bom funcionamento das máquinas?
avatar
Convidado
Convidado

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Sex 16 Fev 2018, 14:50
Markku escreveu:Obrigado pela partilha!
E já agora, uma questão: Quantas vezes se deve dar corda aos relógios mecânicos, digamos por exemplo num mês, de modo a poder manter o bom funcionamento das máquinas?

Uiii...

Não tem nada de cientifico, mas o post do @Markku fez-me recordar um episódio que me faz rir sempre que me recordo dele...
Um relojoeiro amigo, já muito velhote quando o conheci e muito malandreco, dizia-me que dar 'corda aos relógios' era/é um exercício de manutenção obrigatória, mas um pouco como dar 'corda às senhoras', nem pouca nem demais e que a gestão (o maneio, segundo o falar dele) dependia do Harém de cada um...

Será que isso tem suporte na base exclusiva da Relojoaria? lol!
Sansoni7
Sansoni7
Mensagens : 4806
Data de inscrição : 08/02/2017
Localização : Porto

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Sex 16 Fev 2018, 14:54
Coitados de nós que já não vamos para novos.... Sleep Sleep
Goodstuff
Goodstuff
Mensagens : 712
Data de inscrição : 06/03/2016
Idade : 46
Localização : Lisboa

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Sáb 17 Fev 2018, 20:16
Cod Polish é útil....mas com cuidado. Pois também "come" material. E se aplicado em demasia, para polir aquilo tudo é tramado.

com respeito á corda, tento fazer uma rotatividade de 1 vez por mes.
Conteúdo patrocinado

Pedido de informaçao - Manutenção Empty Re: Pedido de informaçao - Manutenção

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos