DezDez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Manutenção de porcarias de Quartzo

Qua 20 Abr 2022, 12:21
Como já me sinto bastante à vontade no desmancha/monta de relógios mecânicos, vou complementar o hobby com manutenção àquelas porcarias que dão horas mas q não são relógios. Fica já aberto o tópico, mais tarde começarei a escafiar os bichos. Na feira da ladra compram-se a 1€, sai mais barato o vício.

JPP gosta desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Qua 20 Abr 2022, 15:43
@VS, se custam 1€ os mecanismos devem ser do mais rafeiro possível, o que é o mesmo que dizer que estão feitos para se avariarem deitar ao lixo, agora existem máquinas miyota, seiko, ETA... que essas sim estão feitas e preparadas para poderem ser reparadas e revisionadas.

JPP e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Qua 20 Abr 2022, 15:46
Claro, até no quartz há máquinas fantásticas, mas para perceber como funcionam tenho de começar por baixo, vou começar por aqueles publicitários e outras sucatas, há que começar sem desgraçar o bolso.

Duca749 e JPP gostam desta mensagem

c0mpu73r
c0mpu73r
Mensagens : 300
Data de inscrição : 14/05/2021
Idade : 41
Localização : Funchal
https://www.shutterstreetblog.com

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Qua 20 Abr 2022, 17:30
Quartzo é mais simples, obviamente depende das peças Razz

Coisa que se avariar, adeus:  contador lógico (o integrado) que conta as 32768 vibrações = 1 seg. Estes componente é em regra selado e dura uma vida. Mas se avariar...

O que pode avariar: engrenagens, motor de passos, solenoide, cristal piezoelétrico (XTAL). Estas são substituíveis, em regra.

Vai dando notícias!

JPP e VS gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Qua 20 Abr 2022, 17:37
O que mais se vê a nível de avarias são os efeitos do derrame das baterias, mas existe quem consiga reparar os circuitos com um líquido a base de prata e com microscópio ou lá o que é aquilo.
Mas em regra geral esses arranjos só se justificam em relógios raros e com algum significado já que essas intervenções são normalmente caras.

JPP e VS gostam desta mensagem

VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Qua 20 Abr 2022, 18:31
Primeiro desfeito! Não faço a mínima ideia para que serve cada peça, só consigo perceber qual a função do anel da data. Ou muito me engano, ou este já era ... Comecei logo com um com cronómetro e mais uma tonelada de funções! 16 rodas dentadas e não faço ideia para q são. Estou f... Tenho relógio para 1 mês.

Cal Myota 6W70
Manutenção de porcarias de Quartzo Img_2147

JCF, JPP e miguelguerra00 gostam desta mensagem

Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Qua 20 Abr 2022, 21:11
Para começar esse não deve ser dos fáceis, mas ele funcionava antes de o desmontares ou não e vais tentar arranjar?
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Qua 20 Abr 2022, 21:29
Estava, mas não usava, era de um festina. Este é mto difícil para aprender, vou enfiá-lo num saco e vai daqui a umas semanas/meses. Tenho de começar por 1 sem complicações, este é roda a mais para a minha camioneta. Eu montava-o se seguisse um qq vídeo, ficava era sem aprender nada, sábado já trato do assunto, vou à ladra e trago uma carrada de sucatas daqueles q só dão horas.
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Qui 21 Abr 2022, 10:25
VS escreveu:Estava, mas não usava, era de um festina. Este é mto difícil para aprender, vou enfiá-lo num saco e vai daqui a umas semanas/meses. Tenho de começar por 1 sem complicações, este é roda a mais para a minha camioneta. Eu montava-o se seguisse um qq vídeo, ficava era sem aprender nada, sábado já trato do assunto, vou à ladra e trago uma carrada de sucatas daqueles q só dão horas.
Para além da destreza na parte de desmontagem limpeza e montagem, acho que o desafio maior é pegar num que não funcione e conseguir pôr a funcionar.
Em tempos perdi algum tempo a ver videos de um tipo que se dedica a reparar relógios digitais, e aquilo tem que se lhe diga, destes com ponteiros se calhar poderá ser mais simples, ou então não.
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Qui 21 Abr 2022, 10:48
@Duca749, não me vejo a investir muito tempo nestas sucatas de quartz, os materiais são muito reles, chapas e plástico, não dá pica nenhuma mexer nisto. Vou aprender com meia dúzia deles e a seguir mando-os para o galheiro. As sucatinhas mecânicas de latão e aço é q dão pica.

Tu tens uma máquina de ultrasons, certo? Vale a pena investir numa para lavar as peças dos movimentos? Ou aquilo só é bom para limpar braceletes?
Duca749
Duca749
Mensagens : 2052
Data de inscrição : 23/10/2018
Localização : Gaia

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Qui 21 Abr 2022, 10:58
Tenho, a máquina até funciona bem para o uso que lhe dou, mas noto que quando a peça tem muita sujidade entranhada tenho que repetir, ultimamente o uso maior até é nas pulseiras e anéis da mulher, ficam a brilhar.

VS gosta desta mensagem

JPP
JPP
Mensagens : 4641
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 59
Localização : Lisboa

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Qui 21 Abr 2022, 11:00
Gostei deste tópico @VS, um dia tu vais ficar vidrado em relógios de quartzo! É uma profecia minha! Razz Cool

Eu tenho uma máquina de ultrasons, mas como tudo o resto, nunca a utilizei, aguarda as férias, a minha reforma, ou uns dias sem assuntos que me moam a cabeça!  Embarassed Embarassed

VS gosta desta mensagem

Francisco Fonseca
Francisco Fonseca
Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/05/2023

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Sáb 27 maio 2023, 00:13
Gostaria de saber se já conseguiu aprender alguma coisa ou se já montou o tal festina...
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Sáb 27 maio 2023, 13:23
Não, @Francisco Fonseca, nunca mais peguei nele. Um dia destes vai...

Francisco Fonseca gosta desta mensagem

filipe cunha
filipe cunha
Mensagens : 820
Data de inscrição : 11/11/2017

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Sáb 27 maio 2023, 16:48
Também por cá, ando interessado nuns certos digitais vintages, sem dead pixeis 🤭

Francisco Fonseca gosta desta mensagem

Francisco Fonseca
Francisco Fonseca
Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/05/2023

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Sáb 27 maio 2023, 23:32
VS escreveu:Não, @Francisco Fonseca, nunca mais peguei nele. Um dia destes vai...
Percebo muito pouco disto.
Mas comecei a acompanhar o Manual do relojeiro tal como citou.
Gostaria de saber qual é para si a melhor maneira de aprender através de casa.
Seja a ler artigos ou vídeos,inglês ou português.
Sou auto didata mas infelizmente comecei há pouco tempo,digamos que estou no nível de destruidor maciço.
Desde já obrigado
VS
VS
Mensagens : 1453
Data de inscrição : 08/11/2021

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Dom 28 maio 2023, 07:57
Francisco, há uns tempos criei um tópico para "hobbyistas", dá uma olhadela e vê se encontras o que precisas, se não encontrares, apita que eu dou-te algumas dicas

O link do tópico é este:
https://dezdez.forumeiros.com/t1920-hobbystas-de-relojoaria-na-tugolandia

Bons, escavacanços!

Francisco Fonseca gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

Manutenção de porcarias de Quartzo Empty Re: Manutenção de porcarias de Quartzo

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos